App James contrata mototaxis de comunidades do Rio como entregadores

Iniciativa visa diminuir impactos da crise provocada pela pandemia de Coronavírus a esses trabalhadores

Autor:
Publicado em:27/04/2020 às 13:30
Atualizado em:27/04/2020 às 13:30

Os impactos socioeconômicos provocados pela pandemia do novo Coronavírus podem ser sentidos em diversos setores, especialmente por aqueles em que os profissionais precisam se deslocar para manter as atividades em funcionamento. Esse é o caso, por exemplo, dos mototaxis que atuam nas comunidades cariocas.

Os profissionais ajudam os moradores a se locomoverem no dia a dia. Mas, com o isolamento social, a demanda por esse tipo de serviço e, consequentemente, o rendimento desses trabalhadores caiu.

Diante desse cenário, o aplicativo de entrega James, em parceria com o projeto “Favela sem Corona”, iniciou um trabalho de cadastramento de mototaxis das comunidades da cidade do Rio de Janeiro para trabalhar como entregadores no app. O app promete entregas em menos de uma hora e atua em 18 cidades brasileiras, incluindo o Rio de Janeiro.

+ Assaí Atacadista abre 1 mil vagas de emprego em todo o país

A medida é benéfica tanto para os mototaxis, quanto para o James. Isso porque além de oferecer uma oportunidade de emprego e ampliar a geração de renda a esses profissionais, o aplicativo consegue ampliar sua capacidade de entrega. 

Além disso, garantem sua principal promessa: de que os clientes recebam em suas casas, em até uma hora, os produtos adquiridos. O objetivo é manter a premissa, mesmo com o aumento da demanda pelos apps de delivery. 

+ Coronavírus: empreendedores se reinventam para superar a crise

Celular
Com o app, consumidores podem fazer suas compras sem sair de casa
(Foto: Divulgação)

 

App James pretende ampliar número de cadastros até o fim de maio

Só em março deste ano, por exemplo, o James identificou um crescimento de 50% no número de pedidos. A quantidade de downloads do aplicativo cresceu em mais de 80% em comparação com o mês anterior. 

A parceria atraiu a atenção dos mototaxis que buscam formas de manter sua renda. Já na primeira semana, a parceria entre os mototaxis e o James registrou um acréscimo de 10% nos novos cadastros para entregadores da plataforma na cidade do Rio de Janeiro. A expectativa do aplicativo é dobrar a quantidade de entregadores autônomos no município até o fim de maio.

+ XP Inc oferece vagas de emprego para diversas áreas no RJ e SP

A plataforma procura, ainda, apoiar os entregadores autônomos que trabalham para realizar as entregas dos pedidos feitos no aplicativo. Na ferramenta existe o mecanismo de gorjeta em dobro para o entregador do pedido. O James também faz o pagamento do mesmo valor da gorjeta ao colaborador.

A iniciativa também será válida para os mototaxis cadastrados no app. Segundo a empresa, esta é uma forma de reconhecimento pela atuação dos entregadores autônomos em um momento que as pessoas precisam ficar em casa, mas não podem deixar de fazer compras de itens essenciais.