CNU dos professores: 14 estados e 1.041 municípios já aderiram

Ministério da Educação confirma adesão de 14 estados e 1.041 municípios ao CNU dos professores. Prazo vai até junho!

Concursos Previstos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:22/04/2025 às 17:02
Atualizado em:22/04/2025 às 17:10

O Ministério da Educação (MEC) confirmou nesta terça-feira, 22, que 14 estados e 1.041 municípios já aderiram ao Concurso Nacional Unificado (CNU) dos professores, por meio da Prova Nacional Docente (PND).


O prazo para adesão das redes estaduais e municipais seria encerrado no último dia 17 de abril, mas foi prorrogado até 15 de junho. Desta forma, mais entes federativos poderão participar.


Apesar de revelar o número de redes que já confirmaram a adesão, o Ministério da Educação não informou a lista com todos os estados e municípios.


Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, o MEC disse que "o balanço completo será divulgado após o período de adesão".


A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME SP) foi a primeira a confirmar, publicamente, a participação na PND.

MEC prepara prova unificada para professores

(Foto: Luis Fortes/MEC)


A proposta do Governo Federal é disponibilizar uma prova única, que poderá ser usada pelos entes federativos para o recrutamento de professores.


As redes que aderirem ao projeto poderão optar por usar a Prova Nacional Docente como etapa única ou complementar em seus concursos públicos ou processos seletivos.


Há a chance de usar apenas a nota da PND, como também aplicar etapas adicionais, como a prova prática e avaliação de títulos.


A Vitalícia do Qconcursos voltou! Mude agora o seu futuro e nunca mais invista em outro preparatório.

Adesão ao CNU dos professores é voluntária

A adesão ao CNU dos professores é voluntária e deve ser feita pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).


Depois dessa etapa, as redes devem publicar seus editais de concurso, com a indicação do uso da nota da PND ou ato normativo que regulamente a sua utilização.


Além disso, o ente federativo deverá cadastrar o edital de seleção ou ato normativo no Simec, até 25 de junho deste ano.  


Em seguida, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abrirá as inscrições para a PND e divulgará a lista de redes que com processos seletivos abertos. 


A PND foi criada para melhorar a qualidade da formação, estimular a realização de concursos e induzir o aumento de professores nas redes públicas de ensino.


A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, do MEC, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.  


O resultado da PND terá validade de três anos, período em que o professor estará apto a participar de diferentes concursos.

Prova do CNU dos professores será em outubro

Já está confirmado que a prova do CNU dos professores será em outubro. O prazo foi confirmado, no dia 13 de março, pelo presidente do Inep, Manuel Palacios.


Ele participou de um painel durante o "Encontro Anual Educação Já 2025", organizado pela ONG Todos Pela Educação.

"A prova está prevista para acontecer em outubro e os resultados serão entregues a estados e municípios em dezembro", afirmou Palacios.

Inicialmente, segundo o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação, a prova seria realizada em novembro. Porém, seguindo a declaração do presidente do Inep, o prazo foi adiantado.


O Ministério da Educação já confirmou que as provas serão realizadas para mais de dez licenciaturas diferentes. Confira a lista:

  • Artes Visuais;
  • Biologia;
  • Ciências Sociais;
  • Computação;
  • Educação Física;
  • Filosofia;
  • Física;
  • Geografia;
  • História;
  • Letras (Português);
  • Letras (Português e Espanhol);
  • Letras (Inglês);
  • Matemática;
  • Pedagogia; e
  • Química.

A estimativa do Ministério da Educação é para que as provas sejam realizadas em cerca de 700 municípios brasileiros.


O e-book gratuito "Como começar a estudar para concursos públicos" é o guia essencial para quem deseja dar os primeiros passos rumo à aprovação. BAIXE AQUI!

Veja como será a estrutura da Prova Nacional Docente

A Prova Nacional Docente ocorrerá pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) licenciaturas, que passou a ser anual, desde 2024.

"Nós vamos ter uma prova que terá um terço lidando com questões pedagógicas de alcance geral, transversais a todas as Licenciaturas, e dois terços com cada área específica de conhecimento", disse o presidente do Inep.

Em 2024, a prova do Enade licenciaturas teve a seguinte estrutura:

  • Componente de Formação Geral, comum a todas as licenciaturas: 27 questões de múltipla escolha, com objetivo de evidenciar a compreensão de temas essenciais à prática pedagógica, contextualizados a partir da legislação educacional e da realidade cultural brasileira.
  • Componente Específico, para cada área de licenciatura: 37 questões, sendo 36 de múltipla escolha e uma discursiva.

O Inep é o organizador da prova do Enade e, agora, também da Prova Nacional Docente.


Mais de 250 mil concluintes de licenciatura são esperados para a prova deste ano e estarão elegíveis também para os concursos de estados e municípios. Além dos demais professores que queiram participar do processo.

Clique e saiba mais