Aprovado no concurso PRF 2021, Renan Mateus conta sua história
Conheça a história de Renan Mateus, aprovado no concurso PRF em 2021.
Cada aprovação conta uma história
Autor:Júlia Sestero
Publicado em:31/05/2023 às 16:14
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30
Alcançar a aprovação em um concurso público não é uma empreitada simples. É uma jornada cheia de desafios que exige dedicação, estudo e, acima de tudo, persistência. Esta é a inspiradora história de Renan Mateus, um dos aprovados no concurso PRF 2021, cuja trajetória exemplifica o caminho trilhado por aqueles que se aventuram na busca pelo sucesso profissional.
Entrevistado pelo Qconcursos, Renan Mateus, nasceu em Santa Terezinha de Itaipu, no Paraná, e veio de uma família humilde. Estudou a maior parte de sua vida em escola pública e ingressou na universidade particular por meio de programa social do governo. Apesar dos empecilhos da vida, alimentou o sonho de entrar na PRF e conquistou a aprovação em sua primeira tentativa.
“Para mim era algo intangível, inalcançável, que só um gênio conseguiria. Mas eu segui. Eu só pensei: 'vou fazer a minha parte, se eu for aprovado vejo o que que eu faço'. E eu fui aprovado! A plataforma do Qconcursos foi crucial na minha preparação, garantiu a minha aprovação", compartilhou Renan Mateus.
A proximidade da casa de Renan com a base da PRF era uma grande motivação para que o futuro policial continuasse todos os dias a buscar seu sonho. Mas a virada de chave para dar início aos estudos foi através de um vídeo da própria instituição.
“O vídeo apresentava a visão, em primeira pessoa, de um aprovado, um aluno entrando dentro da academia, passando pela portaria... E, no final, uma cadeira com uma frase assim “de quem é essa vaga?” Na hora eu respondi: “vai ser minha” e eu comecei a estudar. Eu coloquei na minha cabeça que eu faria uma vez, mas muito bem feito, que ia dar todo o meu potencial”, disse Renan.
Renan Mateus, aprovado no concurso PRF 2021, compartilha sua história.
Uma das principais chaves da aprovação é a determinação. E isso não faltou para Renan Mateus. Desde o início da sua preparação, focou em estudar de forma estratégica, organizada e teve apoio dos que estavam à sua volta.
"Antes de começar a estudar me preocupei em como estudar da maneira correta. Organizei minha semana, meus horários, falei pros meus pais ‘preciso de ajuda, vou ter que trabalhar um pouco menos’, conversar com minha namorada que não daria pra dar tanta atenção e eles me deram total apoio. Isso que meu deu coragem pra continuar”, contou Renan.
Muitas das vezes, a parte mais difícil é começar. O medo da incerteza é o que impede muitos de darem o primeiro passo. Uma vez superado este obstáculo, persistir é o que vai determinar o seu sucesso.
Para Renan Mateus não foi diferente, mesmo com os empecilhos que também apareceram no caminho, é recompensador se deparar com a sua trajetória.
“Durante o percurso acontecem reviravoltas. No meu caso aconteceu a suspensão do concurso, adiamento... E o concurso da PRF 2021 eu fiz em meio a pandemia do Covid-19 e consegui aprovação. Depois que passou, eu fico olhando pra trás e penso: ‘como que eu consegui, como que eu fui capaz'", compartilhou.
Lembrando que o concurso da PRF de 2021 ocorreu em meio a pandemia do covid-19 que foi um dos motivos para o adiamento das provas do certame.
Como foi a preparação para o concurso PRF
Renan Mateus escolheu resolver questões como seu principal método de estudo ao longo de sua preparação. Durante todo o processo, ele contou com o apoio fundamental do Qconcursos, disse:
"Eu comecei vendo vídeo aulas, criando meu material de base e fazendo questões desde o primeiro dia. Eu fazia questões até quando não tinha visto a matéria. Eu usava o Qconcursos. Os comentários dos alunos ajudam demais! A gente sente aquela aproximação com a comunidade que tem um objetivo próximo ao seu e isso é excepcional.”
Com uma rotina de estudos bem intensa, o aprovado na PRF se dedicava de segunda a domingo, alternando entre teoria e prática.
“De segunda a sexta estudava, sábado era bateria de questões, de 150 a 200 questões. Domingo de 15 em 15 dias eu fazia simulados. E foi assim durante nove meses! Quando abriu o edital, aumentei um pouquinho mais duas horas de estudo. Eram quatro horas líquidas no pré-edital e seis horas líquidas no pós-edital”, compartilhou Renan.
Além do estudo para a prova objetiva, Renan também precisava conciliar seu tempo se dedicando ao TAF, uma das etapas de seleção do concurso PRF.
Ao todo, o processo de seleção da PRF consiste em duas etapas, sendo a primeira composta por prova objetiva, prova discursiva, avaliação de títulos, TAF, avaliação médica e avaliação psicológica e a segunda do Curso de Formação Profissional.
Os desafios no processo de estudo
O período de preparação não é linear. No meio do percurso aparecem novos desafios, distrações e o candidato se vê diante de uma das maiores disputas: com ele mesmo. Decidir continuar e não desistir é o que determina a aprovação.
Como compartilhou Renan, o estudo é cansativo e manter o ritmo é um desafio constante.
“Olha, se você perguntar se eu tive algum desvio, tive sim. Tentação tem toda hora! É alguém te chamando, pedindo um favor no horário que você reservou pra estudar. Estudar cansa. A ansiedade é muito forte, muito grande, te atrapalha, te tira a concentração. Tem a falta de grana também! Mas eu tinha consciência que quebrar isso seria uma desonra comigo mesmo. Eu sou o meu maior inimigo e todos os dias eu precisava ganhar de mim mesmo.”
A prova objetiva e o resultado
Passado todo o processo de estudo, a prova objetiva é onde começa a aprovação. Esta etapa determina quem está apto para seguir no concurso público e, apesar das outras fases, é o que irá assegurar seu sonho.
Então assim que fez a prova, o futuro policial rodoviário federal estava convicto de sua boa preparação e com a sensação de dever cumprido.
“Saí com uma ótima sensação. Não de aprovação, mas de que eu havia feito uma prova muito boa e eu sabia muito do que tinha caído. Diversas questões eu já havia respondido na plataforma do QC, tanto é que eu gabaritei trânsito. Dias depois saiu o resultado da prova e eu fiz 69.”
Após recurso, a nota do candidato ficou em 74 e a nota de corte do concurso PRF de 2021 foi 73. Por fim, o resultado positivo de Renan foi alcançado.
“Foi a primeira vez que eu vi meu nome no Diário Oficial da União e tive o prazer de tirar um print, mandar no grupo da minha família dizendo 'pai, mãe, irmão, eu estou aprovado no concurso da Polícia Rodoviária Federal”.
A luta pela convocação continua
Ainda que Renan tenha sido aprovado dentro do número de vagas imediatas da PRF, o paranaense ficou como excedente. Na época, o concurso trouxe 1.500 vagas imediatas.
“Eram 1.500 vagas imediatas e embora eu tenha passado de primeira, eu fiquei como excedente. Hoje existem cerca de 1.455 aprovados, aguardando a convocação para ir atrás desse nosso sonho.”
Este grupo de aprovados se uniu e criou uma comissão dos aprovados do concurso PRF 2021. Juntos, os voluntários promovem ações sociais e reforçam os princípios da carreira policial.
“Nós realizamos ações sociais como doação de sangue, doação de alimentos, materiais escolares e prestação de apoio à PRF. Nós queremos mostrar que possuímos desde já o espírito de ser policial, temos prazer em fazer bem à sociedade, queremos mostrar como nós podemos somar a instituição e ao Brasil, mesmo antes de sermos PRF", apontou Renan.
Renan Mateus aconselha os candidatos que desejam ingressar em um cargo público e diz:
“Se eu tenho um conselho para quem possui sonho de ser aprovado num concurso público, é a parte mais importante: começar. A segunda parte é ter constância. Eu acredito que todos são capazes. Depois de tudo que eu passei, eu paro assim, reflito, imagina só se eu tivesse parado.”
Confira a entrevista completa de Renan Mateus, aprovado no concurso PRF 2021, no canal do Youtube do Qconcursos:
Leia a história de outros aprovados em concursos públicos: