Na mesma data, sairão as convocações para a avaliação de títulos (com envio por upload) e para os procedimentos de verificação das cotas.
Entenda porque você pode estar “aprovado e não classificado”
O edital estabelece dois parâmetros de avaliação: mínimo de acertos na prova objetiva e nota mínima necessária para a classificação.
Segundo o governo federal, aprovado é quem atingiu o mínimo de acertos na prova objetiva. Isso, porém, não significa que atingiu a nota mínima necessária para ser convocado para a segunda fase.
Para ser classificado e seguir para a prova discursiva, é preciso cumprir ambos: o mínimo de acertos e a nota mínima de classificação do seu cargo e da sua modalidade de concorrência. Quem alcançou esses dois patamares aparece como “aprovado e classificado”.
Por sua vez, quem não alcançou os acertos mínimos definidos no edital está eliminado do concurso.
Cabe destacar que as notas mínimas necessárias para a classificação foram diferentes por cargo e bloco.
Confira número de acertos de aprovados dos blocos 8 e 9, de nível médio do CNU. Acesse aqui!

Lista de classificação na prova objetiva do CNU foi divulgada na última quarta-feira, 13
(Foto: Ramiro Lucena)
Quantos foram convocados para a prova discursiva do CNU 2025
Na quarta-feira, 12, foram divulgados os resultados da objetiva e a lista de classificados para a discursiva, marcada para 7 de dezembro.
Ao todo, 42.499 candidatos estão convocados, sendo 24.275 mulheres (57,12%) e 18.217 homens (42,86%). Há convocados de todos os estados e do Distrito Federal e também em todas as modalidades de cotas (pessoas negras, com deficiência, indígenas e quilombolas).
O CNU, em sua segunda edição, adotou ações afirmativas de equidade de gênero para equilibrar a participação na prova discursiva. Quando o percentual de mulheres classificadas em um cargo ficou abaixo de 50%, candidatas com nota mínima foram convocadas até atingir a paridade.
Sem a medida, a proporção total seria de 50,6% de homens e 49,4% de mulheres, com maior desequilíbrio em cargos historicamente ocupados por homens.
Como será a prova discursiva do Concurso Unificado
A prova discursiva será aplicada no dia 7 de dezembro (domingo), em todo o país.
Os candidatos de nível médio irão realizar uma redação dissertativa-argumentativa. Enquanto os de nível superior responderão duas questões discursivas.
O CNU de 2025 traz 3.652 vagas para cargos dos níveis médio, técnico e superior, com remunerações de até R$18,7 mil. A primeira etapa, de prova objetiva, foi aplicada no dia 5 de outubro em 288 cidades brasileiras.
Baixe o e-book com dicas de como fazer uma redação nota 10 no CNU, segundo o professor Décio Terror. Confira aqui!
Retificação é publicada após divulgação do resultado final
Uma nova retificação do edital do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 foi publicada nesta quinta-feira, 13 de novembro, um dia após a divulgação dos resultados da prova objetiva. O documento traz ajustes pontuais na avaliação de títulos, nos critérios de desempate e no cronograma.
Confira como ficaram as próximas datas:
- Convocação para a prova discursiva: 14/11/2025
- Convocação para a avaliação de títulos (via upload): 14/11/2025
- Envio de títulos: 14 a 19/11/2025
- Convocação para verificação da condição declarada para vagas reservadas (pessoas negras, quilombolas, indígenas e com deficiência): 14/11/2025
A retificação também alterou a Fase 6 (defesa de memorial e prova oral), que passa a ter caráter eliminatório e classificatório. Para os cargos de nível médio, foram revistos os critérios de desempate: deixa de valer a maior pontuação em Conhecimentos Específicos.
