CNU 2025: veja o que dizem os candidatos após as provas

As provas do CNU 2025 foram aplicadas para milhares de candidatos, que deixaram suas percepções sobre o exame. Veja!

Autor:Mateus Melis
Publicado em:06/10/2025 às 12:00
Atualizado em:06/10/2025 às 11:17


Os relatos foram registrados em uma pesquisa feita pelo Qconcursos Folha Dirigida, após a aplicação das provas do CNU 2025.


Entre os participantes, há unanimidade de que a prova aplicada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) não foi fácil.


Ao todo, 49,2% dos candidatos que responderam à pesquisa acharam a prova muito difícil, enquanto 44,9% a consideraram mediana.


Do total de respostas, apenas 5,9% avaliaram a prova como fácil e indicaram que poderão estar na fase discursiva, cuja aplicação ocorrerá em dezembro.


Outro ponto muito comentado entre os candidatos do CNU 2025 foram os longos enunciados das questões.

"Achei dificílima. Até entender o comando da questão já era complicado! Enfim, FGV sendo FGV!", relatou um dos candidatos
"Sentimento de incapacidade mesmo tendo estudado tanto, por dias, horas e noites, estou me sentindo uma analfabeta apesar de ter curso superior, me arrasou essa prova. Os enunciados muito confusos e extensos, fora do normal, se alguém conseguiu, meus parabéns. Pois de tantos concursos que já vi nunca havia me deparado com uma prova dessa, não sei se foi proposital para uma filtragem mais fácil. Mas me sinto como se estivesse de luto", relatou uma candidata.

Apesar dos relatos sobre os textos longos, mais da metade dos que responderam à pesquisa deram notas acima de 3 (em uma escala de 1 a 5) para a organização da FGV.

Candidatos relatam problemas na aplicação do CNU 2025

Pelo fato do CNU 2025 ter sido aplicado em 228 cidades de todo o país, havia uma grande possibilidade de problemas durante a aplicação, o que, de fato, aconteceu em alguns locais.


Dos candidatos que responderam à pesquisa, 8% informaram ter enfrentado problemas durante a aplicação das provas objetivas.


Entre os relatos, muitas dificuldades devido à mudança de sala ocorrida de última hora.

"Mudaram a sala de última hora. Conferi novamente pela manhã se houve alguma alteração no local, mas não havia, constava a mesma informação desde o início. Porém, quando cheguei ao local, a sala estava trocada. Isso não foi só comigo, aconteceu com vários outros candidatos. Um absurdo, porque eu tinha conferido no mesmo dia, horas antes da prova e não havia mudanças. Cheguei lá e todo mundo perdido", relatou um dos candidatos.

Outros comentaram sobre a pontualidade para a aplicação da prova.

"Atraso de 21 minutos para o início, a prova demorou a chegar", informou um candidato.
"Na hora que seria para começar a prova (13h), o fiscal começou a coletar digital e não liberou o início da prova. A sala teve atraso de 8 minutos. Após reunião com a coordenação, eles acrescentaram 8 minutos para a sala onde eu fiz a prova. Eu saí da sala dentro desses 8 minutos de acréscimo (era ± 16h35) e ainda tinham muitos candidatos em outras salas da unidade também", relatou um candidato que fez a prova em Fortaleza CE.

Para cargos de nível médio, a prova do CNU cobrou 68 questões objetivas. Já para os de nível superior foram 90 perguntas, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 60 de Conhecimentos Específicos.


Somente os classificados, em até nove vezes o número de vagas por cargo, serão convocados para a prova discursiva.


Diferentemente da primeira edição, dessa vez os candidatos farão a prova discursiva em um segundo momento. Apenas os habilitados serão chamados para as avaliações, no dia 7 de dezembro.


A etapa discursiva dos cargos de nível superior será composta por duas questões discursivas. Para os cargos de nível médio, o exame consistirá em uma redação dissertativa-argumentativa.


O Qconcursos coloca você no caminho certo para a aprovação. Acesse e confira!

Provas do CNU 2025 foram aplicadas no domingo, 5

(Foto: Ana Carolina Fernandes)

Banca libera gabaritos do CNU 2025

A Fundação Getulio Vargas liberou o acesso aos gabaritos preliminares das provas objetivas do Concurso Nacional Unificado.


Os candidatos que desejarem entrar com recursos contra as questões e/ou os gabaritos deverão acessar o portal da banca entre os dias 7 e 8 de outubro.


O Qconcursos realizou a correção do gabarito extraoficial do CNU 2025 e apontou quais questões cabem recurso. Confira abaixo!

Calculadora CNU: saiba sua nota no pós prova

O Qconcursos lança a calculadora CNU 2025. A ferramenta possibilitará ao candidato calcular sua nota logo depois das provas do CNU e descobrir se foi ou não habilitado para a próxima etapa.

Confira o passo a passo para usar a Calculadora do CNU do Qconcursos:

  1. Selecione o seu nível/bloco temático: escolha entre os blocos 1 a 7 (nível superior) ou 8 e 9 (nível médio);
  2. Indique o número do bloco temático correspondente à prova que realizou;
  3. Escolha o cargo para o qual prestou o concurso;
  4. Informe o número de acertos em Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos (por eixo temático);
  5. Pronto! A calculadora exibirá sua pontuação e mostrará se você alcançou a nota mínima para ser habilitado.

A ferramenta utiliza a mesma fórmula oficial do Concurso Nacional Unificado, garantindo resultados precisos e confiáveis.

Concurso Unificado oferece mais de 3 mil vagas

O CNU 2025 oferece, ao todo, 3.652 vagas para cargos dos níveis médio, técnico e superior, com remunerações de até R$18,7 mil.


Clique nos links abaixo e vá direto para a listagem de cargos e vagas do respectivo bloco:

Assim como na edição anterior, o CNU 2025 permitiu a candidatura em apenas um dos blocos temáticos e seus respectivos cargos, tendo um ranking para preferência.

Clique para saber mais

Carregando...