Araruama-RJ divulga resultado dos testes físicos para guarda civil

A Prefeitura de Araruama, no Rio de Janeiro, divulgou o resultado dos testes de aptidão física para os candidatos às vagas de guarda civil.

Autor:
Publicado em:22/11/2019 às 06:38
Atualizado em:22/11/2019 às 06:38

Foi publicado o resultado do teste de capacidade física do concurso para a Prefeitura de Araruama, na região dos Lagos do Rio de Janeiro. A avaliação foi realizada nos últimos dias 16 e 17 de novembro.

Durante os testes, os candidatos foram submetidos às atividades de resistência abdominal, resistência de membros superiores e teste de corrida de 2.400 metros. Os primeiros 400 aprovados na avaliação objetiva foram convocados para essa fase.

O exame foi realizado no Complexo E. E. E. Q. E. Professor Darcy Ribeiro (Rua Prefeito Afrânio Valladares, S/N, Praia do Hospício, Araruama-RJ). A etapa não tem fase recursal, de modo que os que foram considerados inaptos já foram automaticamente eliminados do concurso.

A próxima etapa será a fase de exames psicológicos, cuja convocação sairá no próximo dia 24 de novembro. A oferta para o cargo de guarda civil da Prefeitura de Araruama-RJ é de 100 vagas. A função exige o nível médio completo. 

+ Concurso Araruama-RJ: sai resultado definitivo para o Magistério

Araruama-RJ
Candidatos às vagas de guarda ainda passarão por avaliação psicológica
(Foto: Reprodução/Facebook)​​​​​

Concurso ofereceu vagas para diversas outras funções

O concurso ainda ofereceu outras 1.818 vagas, para diversos cargos da Administração Pública, em todos os níveis de escolaridade. Ao todo, 60.072 candidaturas no concurso.

As remunerações variam de acordo com a função pretendida, podendo chegar a R$2.194,87. O regime de contratação é o estatutário, que garante estabilidade empregatícia aos servidores.

A prefeitura já publicou duas convocações, a primeira no dia 25 de outubro. Foram chamados 588 aprovados em diferentes funções. 

Foram elas: agente de serviços gerais, artífice especializado – jardineiro, artífice especializado – pedreiro, coveiro, motorista (operador de máquinas), motorista categoria “B”, motorista categoria “D”, vigia, maqueiro, cuidador, instrumentador cirúrgico, oficial administrativo, técnico em Raios X, técnico em Higiene Dental, técnico em Enfermagem, técnico em Laboratório, assistente social, biólogo, dentista, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico e fonoaudiólogo.

E ainda: anestesista, angiologista, cardiologista, cirurgião, médico clínico geral plantonista, dermatologista, endocrinologista, ginecologista, neurologista, obstetra plantonista, oftalmologista, ortopedista, otorrinolaringologista, pediatra plantonista, pneumologista, psiquiatra, reumatologista, urologista, médico veterinário, nutricionista, orientador social, pedagogo, psicólogo e terapeuta ocupacional.

Esses concorrentes foram avaliados, apenas, por meio de provas objetivas, aplicadas em diferentes datas. A prova para as funções de níveis fundamental e médio contaram com 40 questões. Já as avaliações para cargos de nível superior foram compostas por 50 itens. 

Os conteúdos dos exames variaram de acordo com o cargo. Foram abordadas questões das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática (Raciocínio Lógico), Conhecimentos Gerais/locais,  Legislação Municipal, Noções de Saúde Pública e Conhecimentos Básicos de Informática.

Candidatos às vagas do Magistério passaram por duas etapas

O resultado final do concurso Araruama-RJ para os candidatos às vagas do magistério também já está disponível no site do INCP, organizador. No caso desses concorrentes, além da prova objetiva foi realizada uma avaliação de títulos.

A avaliação objetiva foi realizada no dia 6 de outubro. Foram cobradas questões de Língua Portuguesa, Conhecimentos Específicos, Legislação Municipal e Conhecimentos Pedagógicos.

Para ser considerado aprovado, era preciso acertar, no mínimo, 50% do total de pontos. Além de não poder zerar nenhuma disciplina. 

A avaliação de títulos tinha caráter apenas classificatório e valia até 10 pontos. Foram obedecidos os seguintes critérios para chegar à classificação final: 

  • Especialização na área de Educação (carga horária mínima de 360 horas) = três pontos;
  • Mestrado na área da Educação = cinco pontos;
  • Doutorado na área da Educação = 10 pontos;