Benefícios inovadores em 2021: 4 startups que oferecem esses recursos
Startups oferecem soluções inovadoras para a área de Recursos Humanos das empresas.
Autor:
Publicado em:07/12/2020 às 14:00
Atualizado em:07/12/2020 às 14:00
Se é que se pode destacar um lado proveitoso da pandemia de Covid-19, o destaque certamente fica com o avanço na área de Tecnologia. A nova realidade, marcada pelo distanciamento social, exigiu uma adaptação rápida que não seria possível sem a tecnologia.
Um dos aspectos dessa transformação é que as empresas precisaram se adaptar para auxiliar de forma mais assertiva seus funcionários. É aí que entram as startups que oferecem benefícios inovadores ao RH.
Acontece que o futuro do trabalho chegou e as empresas que não oferecem benefícios flexíveis aos seus funcionários se colocam atrás no mercado e correm o risco de ter um turnover muito maior.
Um estudo da companhia britânica de serviços empresariais Aon, mostrou que apenas 3% das empresas brasileiras têm pensamentos inovadores e mais flexíveis na hora de escolher os benefícios.
Mas as startups entram para atender essa demanda do mercado. Confira a seguir quatro exemplos de algumas dessas empresas que cresceram na pandemia, oferecendo soluções de RH.
Xerpa
A forma como fomos obrigados a lidar com o dinheiro e os gastos emergenciais foi colocado em pauta. O recurso oferecido pela Xerpa, startup brasileira criadora do aplicativo Xerpay, dá aos colaboradores acesso imediato ao salário e ao 13º.
O acesso é em qualquer momento do mês ou do ano, o que permite evitar recursos bancários abusivos. Gustavo Molina, CRO da startup, explica como funciona.
"Com a alternativa do salário sob demanda, que já é uma tendência internacional, queremos dar às pessoas autonomia para que possam otimizar o próprio dinheiro, direcionando-o da melhor forma possível e evitando os juros altos, como do cheque especial, por exemplo."
O App teve um recorde de saques de setembro para outubro: um crescimento de 80% e aumento de 530% dos saques desde o primeiro mês do ano. A Xerpa atende cerca de 30 empresas com 65 mil funcionários endereçáveis.
Pipo Saúde
Os benefícios de saúde representam o segundo maior custo de uma empresa, mas elas ainda têm se preocupado com isso. De acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), desde o início da pandemia, o Brasil registrou a adesão de 100 mil novos planos de saúde empresariais.
Este número é quatro vezes maior do que em 2019. Neste cenário é que a Pipo Saúde , startup de gestão de benefícios, vem com o objetivo de otimizar e facilitar a relação do RH de empresas com planos e serviços de saúde.
A Pipo teve um crescimento notável, chegando a atender 7 mil vidas em mais de 60 clientes. A CEO, Manoela Mitchell, acredita que este período de crise funcionou para o aprendizado das empresas, que perceberam a necessidade de colaborar e se preocupar com a saúde de seus funcionários.
"Desde que começamos, tínhamos a crença de que saúde é a coisa mais importante na vida das pessoas, além de que este é um daqueles setores que pede transformação."
Vittude
Também na área da Saúde, a Vittude conecta os colaboradores a uma rede de psicólogos online, oferecendo um apoio para funcionários que estão em casa precisando de um conforto emocional.
Desde o início da pandemia, a empresa informa que teve um aumento de 800% no número de vidas cobertas. A startup já está presente em mais de 50 países, com mais de 150 mil usuários e cerca de 6 mil psicólogos cadastrados.
Startups oferecem soluções de RH
(Foto: Reprodução)
"Falar sobre as dores emocionais, ainda mais em uma fase de comoção geral, realmente não é fácil. Dados de uma pesquisa recente publicada por nós, mostra que apenas 33% dos trabalhadores brasileiros se sentem à vontade para falar com seu líder direto, e só 28% estão confortáveis em falar com o RH da empresa sobre saúde mental."
A declaração é de Tatiana Pimenta, CEO e fundadora da Vittude.
Flash
Já a startup de benefícios Flash dá a oportunidade dos profissionais de Recursos Humanos das empresas concentrarem todos os benefícios dos colaboradores (alimentação, refeição, mobilidade, entre outros) em uma única solução.
É um cartão com bandeira Mastercard®, aceito em mais de 2 milhões de estabelecimentos e aplicativos de consumo, com controle de gastos e parceiros com descontos exclusivos. Ricardo Salem, um dos fundadores da startup, explica:
"Seja em restaurantes, mercados, com mobilidade (combustíveis, Uber e afins), saúde (desconto em farmácias e terapia), educação e cultura, oferecemos os benefícios de forma flexível, tudo dentro de um mesmo aplicativo, com um só cartão que permite que o funcionário gaste o valor incluído pela empresa, da melhor maneira possível, sem precisar vender seus tickets para usar o dinheiro em outra conta, por exemplo."
Além dos benefícios corporativos do dia a dia, a Flash também criou o Auxílio Home Office: uma solução para as empresas ajudarem os colaboradores a adequarem o espaço residencial para o trabalho remoto e ainda obter descontos nas compras com parceiros.
A Flash atende 70 mil funcionários em mais de 1.800 empresas em mais de 180 cidades brasileiras.