Bombeiros-PE prorroga validade de concurso para soldados, de 2017

O Corpo de Bombeiros de Pernambuco divulgou a prorrogação da validade do concurso para soldados realizado em 2017.

Autor:
Publicado em:15/01/2020 às 14:14
Atualizado em:15/01/2020 às 14:14

O concurso para o Corpo de Bombeiros de Pernambuco, realizado em 2017, foi prorrogado por mais dois anos. Agora, o prazo de validade da seleção encerrará em 2022. A publicação foi feita no Diário Oficial de Pernambuco, na última terça-feira, dia 14.

O Governo de Pernambuco já havia prorrogado a validade de mais dois concursos em dezembro. As seleções para as Polícias Civil e Científica do estado, realizadas em 2016 tiveram suas validades prorrogadas até janeiro de 2022, desta vez sem possibilidade de nova prorrogação.

+ Concursos Polícia Civil e Científica-PE têm comissões alteradas

O edital do último concurso Bombeiros-PE foi publicado em janeiro de 2017. Na época, foram ofertadas no concurso 300 vagas para soldados. O requisito para participação era o nível médio e idade mínima de 18 anos completos até o ingresso no cargo e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso. 

Também era preciso ter habilitação, no mínimo, na Categoria B e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres. 

As atribuições do cargo incluem: aplicar procedimentos de Salvamento, Combate a Incêndio e Atendimento Pré-Hospitalar; realizar vistorias técnicas; e ser capaz de realizar tarefas variadas, reconhecendo as condições de segurança, a cena e a situação da ocorrência.

Candidata fazendo prova
Candidatos foram avaliados em diferentes etapas, incluindo provas objetivas
e discursivas (Foto: Divulgação)

Vagas do concurso Bombeiros-PE foram distribuídas por diversos municípios

As vagas eram para lotação nos seguintes municípios: Abreu e Lima, Belo Jardim, Bezerros, Caruaru, Fernando de Noronha, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Petrolina, Recife, Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada e São Lourenço da Mata.

O concurso foi organizado pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE/CONUPE). Os candidatos foram submetidos a várias etapas de seleção. Entre elas: provas objetiva, discursiva, avaliação física, psicotécnica, médica, investigação e curso de formação.

Tenha acesso a todas as novidades sobre concursos públicos

 As provas objetivas foram aplicadas nas cidades de Recife, Arcoverde, Caruaru e Petrolina. Foram cobradas 80 questões objetivas, mais uma redação dissertativa. 

O exame com questões de Atualidades, Biologia, Conhecimentos de Informática, Direito Constitucional, Física, História de Pernambuco e Língua Portuguesa. 

Os aprovados no concurso ainda passaram por um Curso de Formação e Habilitação de Praças. Enquanto alunos, os candidatos receberam durante seis meses bolsa-auxílio de Formação Profissional no valor de R$ 970,42. Após isso, o salário inicial do soldado era de R$2.319,88. 

Na formação, foram realizadas atividades de acordo com as atribuições exigidas pelos futuros soldados. O curso foi realizado em tempo integral, durante todo o período de formação.