Os aprovados no último concurso PC SP, aberto em 2023, devem ser convocados ainda neste primeiro semestre do ano. O prazo foi passado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, em resposta à reportagem do Qconcursos Folha Dirigida.
O concurso, que contou com 3.500 vagas, está em etapas diferentes, a depender do cargo. Para escrivão, a aplicação da prova oral ocorreu em novembro do ano passado.
Para o investigador, a sessão pública do sorteio da ordem de arguição dos candidatos será realizada no dia 15 de janeiro. Já para delegado, a etapa oral ainda não tem data para ser aplicada.
No caso de perito criminal e médico legista, o concurso está mais avançado, na fase de entrega de títulos e exame psicotécnico.
Aprovados no concurso PC SP 2023 devem ser convocados até junho
(Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP)
Os editais da Polícia Civil de São Paulo foram publicados em setembro de 2023, com 3.500 vagas. Os salários iniciais chegam a R$15 mil.
Veja a divisão das oportunidades por carreiras:
- 1.333 vagas para escrivão;
- 1.250 vagas para investigador;
- 249 vagas para perito criminal;
- 116 vagas para médico legista; e
- 552 vagas para delegado.
Conforme dados da Fundação Vunesp, banca organizadora, os cargos mais procurados foram os de investigador e escrivão de Polícia Civil.
Para esses dois cargos, a seleção registrou 58.350 inscrições. O posto de investigador foi o mais buscado, com 39.293 inscritos. As provas objetivas e discursivas foram aplicadas no final de 2023.
A sua aprovação em concursos começa agora. Garanta a assinatura mais completa do mercado AQUI!
Prova oral está mantida para os concursos PC SP
O Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 7/2024 chegou a tramitar na Assembleia Legislativa, com a proposta de exclusão da prova oral dos concursos PC SP, com exceção de delegado. No entanto, o governador Tarcísio de Freitas vetou o texto.
Segundo o governador, as Secretarias de Governo e Gestão e de Segurança Pública, além da Academia de Polícia (Acadepol), foram contra a proposição por considerarem a prova oral uma etapa essencial para a seleção dos candidatos.
Desta forma, a prova oral está mantida nos concursos da Polícia Civil de São Paulo.
Depois da homologação do resultado final, a seleção ficará válida por dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.
PC SP não tem previsão de novos concursos, por enquanto
Questionada pela reportagem, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse que, por enquanto, não há previsão de novos concursos para a Polícia Civil.
Somente depois da convocação dos aprovados no concurso PC SP 2023 é que a corporação poderá buscar aval para os próximos editais.
Em outubro de 2023, o delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Artur Dian, informou que um novo concurso PC SP poderia ser autorizado para carreiras de nível médio. No entanto, o aval não chegou a ser divulgado.
No ano passado, o Governo de São Paulo nomeou mais de 4 mil aprovados nos concursos da Polícia Civil. Somando com as 3.500 vagas das seleções em andamento, serão cerca de 7 mil novos policiais.
De acordo com o governador Tarcísio de Freitas, esse quantitativo irá recompor o efetivo da PC SP em 30%. Esse, segundo ele, será o maior ingresso de servidores na história da corporação.
"Tem um concurso em andamento para 3.500 profissionais, ou seja, se a gente pensar naquilo que está fazendo na Polícia Civil, no concurso passado foram 4.017 mais os 3.500 em andamento, a gente está falando de um recomplementamento de 30% do efetivo da Polícia Civil. É o maior ingresso na história da Polícia Civil", disse o governador.