IGTI oferece vagas em 22 formações online na área tecnológica

Bootcamps podem alavancar a sua carreira

Autor:
Publicado em:14/08/2020 às 06:00
Atualizado em:14/08/2020 às 06:00

Com a tecnologia cada vez mais presente nos meios e processos de produção, cresce a demanda por profissionais que estejam capacitados a acompanhar essa evolução. Por isso, as carreiras da área tecnológica estão em alta no mercado.

Segundo Guilherme Cavalieri, diretor acadêmico do Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI), a pandemia do novo Coronavírus fez com que acontecesse um processo de aceleração digital das empresas, o que fez o mercado de tecnologia ganhar ainda mais relevância. 

No entanto, apesar da crescente no mercado, Cavalieri explica que o setor de tecnologia ainda "sofre com a escassez de mão de obra qualificada". Com o objetivo de mudar esse cenário, a IGTI realiza um programa de bootcamps (campos de treinamento, em tradução literal do Inglês).

"O bootcamp é um curso online intensivo e prático, que visa habilitar o profissional para atuar rapidamente, em nível profissional, em uma determinada área de tecnologia", explica o diretor.

Ao todo, são 22 cursos inteiramente online, cada um com duração de 2 meses e carga horária de 148 horas. Os custos da formação são bancados pelo próprio IGTI e os interessados só pagam uma taxa de inscrição de R$100. 

Veja também: Quais habilidades o profissional do futuro deve ter?

O programa está na terceira edição e atraiu mais de de 20 mil alunos nas três primeiras. Um deles foi o Dauler Palhares, que realizou bootcamp de desenvolvimento Fullstack e conseguiu ingressar no mercado. 

"O curso abriu as portas para o mercado de trabalho pois minha formação acadêmica foi em uma área muito específica. Com alguns meses eu consegui um emprego na área", conta o aluno.

 

Bootcamps IGTI
IGTI oferece formações na área tecnológica
(Foto: Pixabay)

 

Como funcionam os bootcamps?

Para o diretor acadêmico, a "interatividade é um ponto forte dos bootcamps do IGTI. Os alunos interagem entre si e com os professores em aulas ao vivo semanais, em fóruns de debates e grupos para solução de trabalhos práticos". 

"O modelo de aprendizado do bootcamp, além de contribuir na rápida formação de habilidades técnicas, favorece ao aluno continuar seu ciclo de aprendizado após a conclusão do curso, uma vez que o mercado de tecnologia exige uma contínua atualização para a solução dos novos desafios que se apresentam a cada momento", complementa.

Além disso, Cavalieri explica que, de forma resumida, o projeto "abriu um novo caminho para a democratização de uma educação de qualidade". Segundo ele, a iniciativa conseguiu desenhar uma melhor distribuição geográfica dos alunos da instituição, que antes eram concentrados nas regiões Sul e Sudeste.

"Isso significa que oportunidades na área de tecnologia estão agora acessíveis para pessoas que antes não tinham essa possibilidade, por residirem em regiões mais pobres ou distantes dos principais polos de tecnologia do país", comenta. 

A modalidade educacional do bootcamps não se restringe apenas à área de tecnologia. Inclusive, um dos cursos do IGTI é para Educador Digital, que tem foco em professores e gestores da Educação. 

O diretor explica que diferentes áreas e públicos demandam adaptações, porém o processo educacional intensivo possui um espectro amplo de aplicação. Segundo ele, a formação de habilidades práticas permite que o profissional comece a atuar de forma mais rápida.

Notícias de cursos e capacitação profissional

 

IGTI oferece mais de 10 mil bolsas em bootcamps

Para essa terceira edição, a IGTI tem mais de 10 mil bolsas em bootcamps na área tecnológica. Ao todo, são 500 vagas em cada um dos 22 cursos, entre eles desenvolvedor full stack, cientista de dados e analista de marketing digital.

"Nossos bootcamps estão alinhados ao nosso propósito de formar mais profissionais em carreiras de base tecnológica, de forma muito acessível. Para se ter uma ideia, para esta edição estamos prevendo atingir a marca de 50 mil candidatos às bolsas", avalia Vinícius Bozzi, CEO do IGTI.

Os cursos promovem encontros semanais que abordam práticas do cotidiano, além de desafios que visam preparar o aluno para o mercado de trabalho. Para participar, é necessário ser maior de 18 anos e obter qualificação em uma prova online de lógica e fundamentos de programação.

As inscrições podem ser feitas pelo site do instituto até o dia 4 de setembro. As vagas serão preenchidas pelos candidatos aprovados na prova qualificatória, por ordem de matrícula. A previsão é que as aulas tenham início no dia 10 de setembro.