Canoas RS suspende concurso para níveis médio e superior
Após recomendação do Ministério Público do RS, a Prefeitura de Canoas suspendeu o concurso para diversos cargos.
Autor:
Publicado em:12/03/2020 às 11:50
Atualizado em:12/03/2020 às 11:50
A Prefeitura de Canoas, localizada no Rio Grande do Sul, suspendeu temporariamente o concurso para níveis médio e superior.
Os editais de abertura foram publicados em janeiro deste ano, com ganhos que chegam a R$4,8 mil. O anúncio foi publicado na quarta-feira, 11, por meio do site da Fundação La Salle, banca organizadora.
De acordo com o documento, a suspensão foi uma recomendação do Ministério Público do RS. Isso porque os editais não mencionavam a possibilidade de isenção de taxa, sendo necessária a retificação para incluí-la.
A seleção para a Prefeitura de Canoas RJ encerrou no dia 13 de fevereiro. Os interessados puderam se cadastrar pelo site da banca. Os editais não mencionam a possibilidade de isenção da taxa.
Todos os cargos do concurso Canoas-RS passariam por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.
A etapa estava dividida entre dois dias, sendo a primeira para este domingo, dia 15 de março (nível superior). Já o nível médio teria as avaliações aplicadas no dia 22.
Os exames teriam 80 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira:
40 questões de Conhecimentos Específicos;
10 questões de Língua Portuguesa;
10 questões de Legislação;
10 questões de Raciocínio Lógico;
10 questões de Informática.
Conforme os editais, para a classificação era preciso atingir, ao menos, 60 pontos gerais. Além da pontuação específica em cada disciplina.
Quando o concurso for retomado, os habilitados a técnico em condução e operação de veículos e máquinas ainda passarão por provas práticas. Já os participantes a nível superior serão submetidos a provas de títulos.
No decorrer do prazo de validade, a Prefeitura de Canoas poderá convocar os aprovados para suprir as demandas de servidores por aposentadorias, mortes, exonerações e desligamentos em geral. Isso será feito de acordo com o orçamento disponível para novas contratações.
Os salários, na época, foram de R$2.864,40 para jornada de trabalho de 40 horas semanais. Houve vagas destinadas a pessoas com deficiência. A Fundação La Salle também foi a banca organizadora.
A seleção foi composta por duas etapas. A primeira foi uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Já na segunda, os concorrentes foram submetidos a teste de aptidão física, de caráter eliminatório.
O concurso teve validade de dois anos, cabendo prorrogação por igual período. Após Porto Alegre, Canoas é o município mais populoso da Região Metropolitana.
Tem 323.827 habitantes, em uma área de 131,1 km², segundo a projeção mais recente do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010.
A cidade também tem o terceiro maior colégio eleitoral gaúcho com 246.986 eleitores. Assim como o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho, com 16.244.021 bilhões de reais, representando 4,3% de participação no Estado.