Carreiras Administrativas: porta aberta para a carreira pública

As carreiras administrativas podem ser a porta de entrada para os concursos públicos? Veja dicas do professor Luiz Rezende.

Colunistas
Autor:Luiz Rezende
Publicado em:23/08/2023 às 16:21
Atualizado em:28/08/2023 às 16:54


Quando falamos de concursos para Carreiras Administrativas falamos da área que mais apresenta oportunidades no Brasil e da área que mais apresenta diversidade nas oportunidades, indo desde o trabalho no meio da floresta amazônica no IBAMA, FUNAI e ICMBio até o trabalho de “escritório”, seja na Policia Federal com o cargo administrativo, no IBGE com o cargo efetivo de técnico ou até o trabalho em áreas específicas, como no IPHAN, trabalhando com tombamento e conservação do patrimônio histórico brasileiro.


Inclusive existem oportunidades para cargos administrativos dentro de outras carreiras específicas, como Carreiras Policiais, com os cargos administrativos para PF e PRF, possibilitando que os alunos que não tem vocação para a atividade operacional-policial, aproveite as oportunidades internas de trabalho administrativo.


Literalmente toda semana temos algum concurso desta área, indo desde o Governo Federal, com concursos para o IBGE, Ministérios (como o edital aberto em Agosto de 2023 do MEC), passando por várias autarquias, concursos estaduais, como Correios e Detrans e prefeituras, que tem a maior parte de sua atividade no setor administrativo, apresentando diversas oportunidades de concursos.


Algumas destas áreas, como o INSS e IBGE, apresentam milhares de vagas, e existe uma grande variação de bancas organizadoras, porém se destacam a FGV, Vunesp e Cebraspe na área administrativa.


Como começar a estudar para estes concursos?

Existem uma característica particular de concursos da área administrativa que é a abordagem de uma série de matérias especificas, como Seguridade Social para o INSS ou Geografia para o IBGE, porém com vários destes concursos tendo um conjunto de matérias básicas que são abordados na maioria de tais concursos, e não existe possibilidade de sucesso nos estudos se no aluno não dominar o conjunto das matérias, pois lembre que o especialista em uma matéria não tem sucesso e sim o generalista, que tem um no desempenho no conjunto das matérias.


Dentre as matérias básicas para estudos estão Língua Portuguesa, RML ou Matemática, Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Atualidades, esta última podendo ser abordada tanto em provas objetivas quanto redação e discursivas, comuns em concursos da área administrativa.


Fica aqui um destaque para matérias da área de gestão pública, também abordados nestes concursos, como Administração Geral, Pública, Gestão de Pessoas, Gestão de Recursos Materiais e Arquivologia.


Por fim lembre-se que a constância é mais importante do que a quantidade, e ter um ritmo de estudos baseado em um bom cronograma faz toda a diferença na busca pela sua aprovação.


Abraços, força e honra! Estou com vocês até a aprovação.

 

Professor Luiz Rezende - Professor e autor para concursos desde 2018, ex-servidor público e dirigente sindical no serviço público - Proc. de Dados - FATEC/Unesp - Pedagogo - UFSCar