Downloads da Carteira de Trabalho Digital aumentam durante pandemia

CTPS Digital já pode substituir documento físico. Saiba como baixar!

Autor:
Publicado em:26/05/2020 às 15:30
Atualizado em:26/05/2020 às 15:30

Durante a pandemia, a procura por canais digitais aumentou. Seja para compras, transações bancárias ou até mesmo atendimentos, a internet se tornou a solução para evitar contaminação e disseminação do vírus. 

E não foi diferente com a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O documento que é essencial para os trabalhadores que estão em busca de emprego também tem sua versão online: a CTPS Digital

➤ Confira o passo a passo para baixar sua CTPS Digital

Através do aplicativo, o cidadão pode acessar as informações da carteira física e, para aqueles que ainda não possui o documento, é possível emitir a carteira de forma digital. No início deste mês, a Dataprev notou um aumento de 109% no número de downloads do app - em comparação aos últimos 30 dias.

Até o dia 12 de maio, o aplicativo já havia sido baixado por 7,4 milhões de pessoas. Duas semanas depois, as informações disponibilizadas pela Play Store, loja de aplicativos do sistema operacional Android, mostram que o app já passou de 10 milhões de downloads.

+ 7 sites seguros para procurar emprego e estágio durante a pandemia

Isso sem contar a App Store, loja oficial de aplicativos da Apple, que não disponibilizou a quantidade de downloads. Além disso, o presidente da Dataprev, Gustavo Canuto, explica que a digitalização do serviço facilita que as pessoas tenham acesso aos seus direitos.

“Como parceira tecnológica do Governo Federal e empresa especializada em soluções digitais, a Dataprev contribui para viabilizar as ações de enfrentamento à pandemia e assim facilitar o acesso do cidadão aos seus direitos, especialmente neste momento em que os canais digitais são ainda mais demandados”, ressalta.

Por conta do aumento no número de acessos, a Dataprev disse que reforçou sua infraestrutura de TI para garantir a estabilidade da plataforma, que também atende ao Portal Emprega Brasil. 

 

CTPS Digital
Durante pandemia, aumenta procura pela CTPS Digital
(Foto: Dataprev)

 

Aumentam solicitações de seguro-desemprego feitas pela internet

De acordo o Ministério da Economia, 504,3 mil brasileiros pediram o seguro-desemprego só nos primeiros 15 dias do mês de maio. O número é 76% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

A pasta também informou que houve aumento no número de pedidos realizados pela internet. Das solicitações realizadas na primeira quinzena deste mês, cerca de 77,5% foram feitas de forma virtual.

Existem diferentes formas de solicitar o benefício sem precisar se dirigir a uma agência física. Além do aplicativo da CTPS Digital, os cidadãos podem fazer contato telefônico pelo número 158 ou acessar o portal de serviços do governo federal.

Notícias de empregos

Além disso, as Superintendências Regionais do Trabalho estão prestando auxílio por e-mail. Em São Paulo o e-mail é trabalho.sp@mte.gov.br, no Rio de Janeiro é trabalho.rj@mte.gov.br e assim por diante - apenas trocando a sigla do estado.

O ano de 2020 já marca 2,84 milhões de brasileiros desempregados que precisaram recorrer ao seguro-desemprego. Segundo o Ministério da Economia, 52% destes pedidos foram feitos a partir da segunda quinzena de março.

Mas o número de pessoas que perderam o emprego pode ser maior. "Como o trabalhador tem até 120 dias para requerer o seguro-desemprego, é possível estimar que até 250 mil pedidos ainda possam ser realizados", afirmou o Ministério da Economia na última quinta-feira, 21.