Cemig inscreve para vagas de estágio em níveis técnico e superior

Período de inscrições vai até o dia 25 de março

Autor:
Publicado em:16/03/2020 às 08:15
Atualizado em:16/03/2020 às 08:15

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) abriu inscrições para o seu programa de estágio. Ao todo, são oferecidas 100 vagas, sendo 80 para nível superior e 20 para nível médio técnico.

Confira o regulamento!

Para o nível superior, são aceitos estudantes dos cursos de Administração, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Engenharia Agrimensura, Estatística, Matemática Computacional, Relações Públicas, Serviço Social e Sistemas de Informação.

Além dos cursos das Engenharias: Ambiental, Civil, de Controle e Automação, da Computação, de Produção, Elétrica, Eletrônica, de Energia, Mecânica, Química e de Telecomunicações.

Já para o nível médio técnico, poderão se inscrever estudantes dos cursos de Automação, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrotécnica, Eletrônica, Mecânica, Telecomunicações e Segurança do Trabalho.

Para participar da seleção, o candidato deve ter, no mínimo, 50% do curso concluído, para o nível superior. Para estágio de nível médio técnico, o candidato deve estar no último ano do curso.

O que é networking e qual a sua importância no mercado de trabalho

Como se inscrever?

As inscrições vão até o dia 25 de março e podem ser feitas no site da Agência de Integração Empresa Escola - AGIEL. Durante o processo seletivo, os candidatos vão realizar uma prova online de conhecimentos gerais e atualidades.

Os aprovados na prova online deverão enviar, por meio eletrônico, os documentos comprobatórios. Os mais bem classificados serão convocados para participarem de uma entrevista técnica na Cemig.

A previsão é de que o estágio tenha início em maio e encerramento em dezembro. Os estagiários terão uma carga horária de 4 horas diárias.

 

Cemig abre vagas de estágio
Cemig abre vagas de estágio em níveis técnico e superior
(Foto: Divulgação)

Empresa de tecnologia oferece 270 vagas de emprego e estágio

Por que estágio não é emprego?

O estágio costuma ser a primeira experiência de um indivíduo no mercado de trabalho, que almeja as garantias de um futuro emprego. No entanto, enquanto estiver na fase inicial de estagiário, precisa ser tratado como tal e ter seus próprios direitos e deveres. Você sabia que estágio não é emprego?

Pois sim, há diferenciações entre as funções de funcionários e estagiários e essa pergunta de 'por que estágio não é emprego' é que precisa ser respondida. Talvez, seja pela falta de conhecimento das diferenças entre as categorias que algumas empresas confundem as obrigações.

Em muitos casos, o estagiário faz muito além do que lhe compete e é tratado como um empregado, mas as suas garantias lhe dão direitos e deveres bem diferentes. Esse é um período de aprendizado, experiências e início de uma carreira profissional, devendo ter o maior tempo dedicado para estudos.

Enquanto, o empregado é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, mais conhecido como regime celetista, o estagiário possui legislação própria, por meio da Lei nº 11.788/2008.

+ Leia mais