A partir das 14h desta sexta-feira, 21, os convocados para a avaliação de títulos do Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025 poderão enviar os documentos.
O prazo ficará aberto até as 23h59 de 25 de novembro, pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do concurso.
A documentação precisará ser anexada em campo específico, nos formatos JPG, JPEG, PNG ou PDF, com tamanho máximo de 5 MB do documento original ou de cópia autenticada, frente e verso.
Nesta sexta-feira, 21, também foi publicada uma nova retificação do edital do CNU. O documento traz mudanças nas tabelas de pontos dos títulos para diferentes cargos.

Concurso Nacional Unificado abre prazo para envio dos títulos
(Foto: Divulgação)
A avaliação de títulos do CNU é aplicada somente aos classificados na prova objetiva que concorrem aos cargos e especialidades com previsão de títulos nos anexos dos blocos temáticos do edital. A lista completa de convocados está disponível aqui!
Os concorrentes que não enviarem os títulos dentro do prazo não serão eliminados do concurso, mas receberão nota zero na avaliação de títulos.
Black Friday Qconcursos: até 46% OFF para você começar a estudar hoje.
CNU: veja quantos pontos dá para fazer na avaliação de títulos
A avaliação de títulos tem caráter somente classificatório. Os candidatos poderão ganhar pontos adicionais ao comprovarem especializações acadêmicas.
A nota máxima na etapa será de 2 pontos para cargos de nível médio e de 5 pontos para os de nível superior, mesmo que a soma dos títulos apresentados ultrapasse esses valores.
Serão aceitos como documentos comprobatórios diplomas, certificados e declarações de conclusão emitidos em papel timbrado da instituição, com indicação da data de conclusão, da carga horária e com assinatura e carimbo da instituição.
Não serão computados como título os diplomas, certificados ou declarações de conclusão do curso exigido como requisito básico para o cargo.
O participante também poderá apresentar títulos relativos a livros, capítulos de livros, artigos científicos e cursos técnicos ou de idiomas, observadas as regras e limites de pontuação definidos para cada cargo.
O edital do concurso indica quais páginas e informações devem ser apresentadas, como capa, contracapa, índice, página de rosto, ficha catalográfica e primeira página do texto ou capítulo, além de históricos quando exigidos.
O resultado preliminar da avaliação de títulos está previsto para ser divulgado no dia 8 de janeiro de 2026, pela FGV. Será aberto um prazo para interposição de recursos de 9 a 12 de janeiro.
Após a análise dos recursos, o resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos será publicado no dia 18 de fevereiro.
Prova discursiva do CNU 2025 será em dezembro
A prova discursiva do CNU 2025 será realizada no dia 7 de dezembro. Os locais de aplicação serão divulgados em 1º de dezembro, pelo site da banca organizadora do concurso.
No total, 42.499 candidatos foram classificados na prova objetiva e convocados para a discursiva. Veja a lista completa aqui!
Os horários de aplicação da discursiva serão diferentes a depender da escolaridade dos cargos em disputa. Confira:
- nível médio: das 13h às 15h;
- nível superior: das 13 às 16h.
Para os cargos de nível médio, a prova discursiva cobrará a elaboração de uma redação dissertativo-argumentativa, no valor total de 30 pontos.
Já para cargos de nível superior, a prova consistirá em duas questões, valendo 22,5 pontos cada, totalizando 45 pontos.
Os textos deverão ter até 30 linhas e serão avaliados a partir de dois critérios:
- Conhecimentos Específicos (50% da nota total para nível superior): será considerada a capacidade de a pessoa candidata mobilizar conceitos, técnicas e práticas próprias das Áreas de Conhecimento contempladas pelo respectivo Bloco Temático. Serão observados aspectos como a compreensão e o desenvolvimento dos temas propostos, a adequação conceitual, a pertinência em relação ao assunto abordado e o atendimento aos tópicos solicitados.
- Domínio da Língua Portuguesa (50% da nota para nível superior e 100% para nível médio): na avaliação do uso da Língua Portuguesa, será analisada a capacidade de a pessoa candidata de empregar a norma culta, demonstrando domínio ortográfico, gramatical e textual. Serão considerados aspectos como a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), além da coerência e coesão na exposição das ideias.
O resultado preliminar da etapa discursiva e a disponibilização do espelho de correção estão previstos para janeiro.
Baixe o e-book com dicas de como fazer uma redação nota 10 no CNU, segundo o professor Décio Terror. Confira aqui!
Concurso Unificado tem 3 mil vagas de níveis médio e superior
A segunda edição do Concurso Nacional Unificado oferece o total de 3.652 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior, com salários iniciais de até R$18,7 mil.
A primeira etapa, a prova objetiva, foi realizada no dia 5 de outubro em 288 cidades brasileiras.
Mais de 760 mil inscritos eram aguardados, no entanto, de acordo com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, a porcentagem de faltosos foi de 42,8%.
Para os candidatos aos cargos de nível médio, foram cobradas 68 questões de múltipla escolha.
Já para os de nível superior foram 90 perguntas, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 60 de Conhecimentos Específicos.

















