Provas do CNU 2025: veja como foi a aplicação em todo o país

Provas objetivas da segunda edição do CNU 2025 foram aplicadas neste domingo, 5. Veja como foi a aplicação em todo o país e o que candidatos acharam.

Autor:Redação Folha Dirigida
Publicado em:05/10/2025 às 07:00
Atualizado em:05/10/2025 às 20:15

Foram realizadas neste domingo, 5, em todo o país, as provas da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU). A aplicação ocorreu em 228 cidades das cinco regiões brasileiras para mais de 760 mil inscritos.


O número de faltosos foi anunciado em 42,8%, índice menor que o registrado em 2024 (à época, a porcentagem foi de 59,65%).


O dado confirma a expectativa da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que já acreditava em um quantitativo menor de faltas este ano.


Ao anunciar o índice de faltosos, Dweck informou que 33,1% pessoas se inscreveram às vagas de cotas. Na edição de 2025, 60% dos candidatos são mulheres. Além disso, o CNU 2025 teve candidatos de mais de 5 mil municípios brasileiros.


Os dados foram passados pela ministra em entrevista coletiva na noite deste domingo, 5.


+Acesse AQUI o gabarito extraoficial do CNU 2025


Qconcursos Folha Dirigida fez o acompanhamento em tempo real da aplicação. Você pode conferir mais abaixo.


+Calculadora CNU: veja como ficou a sua nota na prova


O que os candidatos acharam da prova do CNU 2025?


No geral, os comentários dos candidatos dão conta de uma prova extensa e cansativa. Em enquete realizada com membros do canal de notícias do Qconcursos Folha Dirigida no WhatsApp, 47% acharam a prova muito difícil.


Em relação ao conteúdo programático, a maioria acredita que as questões estavam de acordo com o previsto no edital.


"Textos enormes, muitas questões com enunciados enormes, bem cansativa", comentou Fernanda Silveira, candidata do bloco 8.


Tempo curto para a quantidade de texto", comentou Rafael Shiine


Precisava 1 hora a mais. Muito texto. Tirando isso, bem ok. Conteúdo que vi no ensino médio", avaliou Thiago.


A prova não teve grandes intercorrências. Entre as registradas está a falta de luz em uma escola em Manaus - que obrigou a organização a dar uma hora e meia a mais de aplicação.


Além disso, alguns candidatos reclamaram de troca de sala, que estaria diferente do informado no cartão. Também houve relatos de salas com ventiladores ou ar-condicionado quebrados.


De acordo com o cronograma do concurso, a publicação preliminar dos gabaritos ocorrerá na segunda-feira, 6 de outubro.


As respostas serão disponibilizadas no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do CNU, mas o horário ainda não foi informado. Ao acessar os gabaritos, o candidato será informado sobre número e modelo de prova que realizou.


A segunda edição do Concurso Nacional Unificado oferece o total de 3.652 vagas para cargos dos níveis médio, técnico e superior, com remunerações de até R$18,7 mil.


Qconcursos lança a calculadora de notas do CNU

No CNU, calcular a nota da prova objetiva não é algo simples e direto. Para os blocos de nível superior, cada cargo tem pesos diferentes para as disciplinas de Conhecimentos Específicos, por exemplo.


Para simplificar esse processo, o Qconcursos lançou a calculadora do CNU. A ferramenta ficará disponível para ajudar os candidatos a calcularem as notas da prova objetiva e saberem se estão habilitados na etapa ou não.



A Fundação Getulio Vargas divulgará os gabaritos oficiais preliminares das provas na segunda, 6.


Antes disso, os professores do Qconcursos realizam a correção extraoficial das provas AO VIVO, no próprio domingo, 5.



ACOMPANHAMENTO EM TEMPO REAL | PROVAS CNU 2025


18h30 - Provas são encerradas em todo o país, exceto em uma escola de Manaus, que, por queda de luz, teve acréscimo de 1h30 de aplicação


18h - Acompanhe a correção da prova do CNU 2025 com o Qconcursos

A cobertura será organizada por blocos, com gabaritos e provas na íntegra:


17h51 - Candidatos comentam provas de outros blocos

Dan Cardoso comentou o alto nível de dificuldade do bloco 7. "Nível diplomata", afirmou.


17h10 - Candidatos já fazem comentários das provas

O candidato Renan avaliou a prova do bloco 9 com nível muito difícil. "A prova estava muito extensa", comentou.


Diego Augusto, que também fez a prova do bloco 9, viu complexidade apenas em Português. "Não estava fácil, mas complexo mesmo para mim só Português", avaliou.


16h30 - Candidatos de nível superior já podem deixar os locais de provas com o caderno de questões


15h30 - Candidatos de nível médio já podem deixar os locais de provas com o caderno de questões


*** Tempo adicional em Manaus

De acordo com MGI, escola em Manaus, no estado do Amazonas, com 436 candidatos inscritos, teve queda de energia e foi dado tempo adicional de 1 hora e 31 minutos para essas pessoas fazerem a prova.


13h45 - Ministra Esther Dweck acredita em menor abstenção

A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, e o secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso Jr., visitaram o Centro Universitário de Brasília (Ceub), um dos maiores locais de aplicação do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025), com 7.068 inscritos.


“A expectativa é muito boa. Acreditamos em um comparecimento alto”, afirmou a ministra.


Segundo Dweck, mais de 600 mil candidatos acessaram o cartão de confirmação, o que indica um percentual de presença superior à média dos concursos anteriores.


”Apesar de ter tido menos inscrições, a gente tem uma expectativa que o comparecimento proporcional será maior. A gente teve mais de 600 mil pessoas dessas 761 mil [inscritas] que acessaram seu cartão de confirmação, portanto olharam seu local de prova [...], portanto é um percentual alto, bem mais alto do que a média dos concursos em geral", justificou a ministra.


13h - Início das provas


12h30 - Portões dos locais de prova são fechados. Aplicação inicia às 13h


12h18 - Candidatos relatam dificuldade em encontrar numeração da sala para provas do CNU 2025.

Uma bagunça, salas trocadas e pouca informação. Candidatos indo de porta em porta procurar o número — Kamila (@carlotacaldeir0) October 5, 2025


MUDARAM A MINHA SALA DO CNU DO NADA VEYR já tava chorando aqq — Samy estressada (@carlasamar4) October 5, 2025


11h53 - Ministra Esther Dweck realizará entrevista para falar da aplicação às 19h30

AVISO DE PAUTA Ministra @edweck_rj apresentará balanço do 1º dia de provas do CPNU 2 | Coletiva do CPNU no domingo, dia 5 de outubro, às 19h30. Saiba mais https://t.co/LRV8kY1jXD — Ministério da Gestão e da Inovação (@gestaogovbr) October 3, 2025


11h30 - Portôes começam a ser abertos em todo o país


11h20 - Segurança no CNU 2025

O Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, em Brasília, acompanha em tempo real a aplicação do CNU em todo o país. A megaoperação mobiliza mais de 11 mil agentes de segurança e representantes de todos os estados. A logística envolve 93 voos e 94 caminhões para transportar as provas até 228 cidades, incluindo locais de difícil acesso, como São Gabriel da Cachoeira (AM). O objetivo é assegurar segurança, transparência e igualdade para os 760 mil candidatos. As provas têm início às 13h.


11h10 - IMPORTANTE! Cartão de inscrição foi atualizado

Em cumprimento a um protocolo adicional de segurança, a FGV informou que o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) CNU foi atualizado no sábado, 4, passando a apresentar a numeração da sala física dos candidatos. A mensagem enviada aos candidatos do CNU é oficial e foi encaminhada pela FGV, banca organizadora do concurso.


O MGI e FGV reforçam que não houve qualquer alteração de local de prova. O endereço, o andar e até mesmo a sala permanecem rigorosamente os mesmos. A única modificação consiste em que, anteriormente, por razões de segurança, o número da sala aparecia apenas de forma codificada; agora, está disponível de forma explícita no CCI.


11h - Meia-hora para a abertura dos portões

Portões serão abertos às 11h30 e fechados às 12h30. As provas começam às 13h e a duração varia conforme o nível do cargo:

  • Nível superior: 5 horas (13h às 18h)
  • Nível intermediário: 3h30 (13h às 16h30)


10h55 - Presidente Lula deseja boa prova aos candidatos

Lula reposta vídeo da ministra Esther Dweck e deseja uma “excelente prova” a todos os inscritos no 2° CNU

Um bom dia e uma excelente prova para todos os inscritos no 2º Concurso Público Nacional Unificado https://t.co/GASBMFY10g — Lula (@LulaOficial) October 5, 2025


10h48 - Já há candidatos nos locais de prova

Fazendo hora aqui até o portão do CNU abrir, com o brega estourando de um lado, os Tios tomando a cervejinha e batendo um papo do outro, o solzinho abrindo pra fazer calor na sala na hora da prova … é sobre isso Salvador pic.twitter.com/9Gli09TUxk — clara (?) (@clarafalandu) October 5, 2025


10h30 - Candidatos já relatam nas redes suas expectativas para as provas.

Meu pai indo me levar p fazer o cnu todo orgulhoso, falando pros amigos dele KKKKKKKKKKKKK ele é muito engraçado... o dia que eu acertar a boa, ele está feito comigo! — Emilly ✠ (@crvg_em) October 5, 2025


Indo fazer o CNU sabendo que não vou passar em nada pic.twitter.com/JQBQIVjHQt — Matheus (@smathher) October 5, 2025


galera num momento de fraqueza me inscrevi no cnu e agora irei né pq não faz parte da minha estética faltar, então preciso de muitos votos de boa sorte — lucid (@jaenosejobs) October 5, 2025


Provas do CNU 2025 foram aplicadas em todo o país

(Foto: Mateus Melis/Qconcursos Folha Dirigida)


Veja o que será cobrado na prova do CNU

Os candidatos do Concurso Nacional Unificado foram avaliados apenas por provas objetivas neste domingo, 5.


Para cargos de nível médio, foram cobradas 68 questões, enquanto os blocos de nível superior tiveram 90 perguntas, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 60 de Conhecimentos Específicos.


Apenas os classificados, em até nove vezes o número de vagas por cargo, serão convocados para a prova discursiva.


Diferente da primeira edição, desta vez os candidatos farão a prova discursiva em um segundo momento, no dia 7 de dezembro.


A etapa discursiva dos cargos de nível superior será composta por duas questões discursivas. Para os cargos de nível médio, o exame consistirá em uma redação dissertativa-argumentativa.


*Colaborou com este conteúdo a jornalista Bruna Somma.

Clique para se preparar

Carregando...