Agora, a expectativa fica por conta dos próximos passos para a seleção, como a definição dos órgãos participantes e a escolha da banca organizadora.
Se você tem o nível médio e está interessado em participar do CNU 2025, não espere pelo edital para começar os estudos.
Mesmo com a indefinição ainda dos cargos e escolaridades da seleção, iniciar a preparação pode ser um diferencial no dia da prova.
E a prática com questões pode ser uma das estratégias mais eficientes para garantir um bom desempenho na prova, pois visa ajudar a compreender o estilo das perguntas, identificar os conteúdos mais cobrados e aperfeiçoar a gestão do tempo na hora do exame.
Por isso resolver questões pode ser um diferencial na sua preparação para o Concurso Nacional Unificado 2025.
Quer acelerar sua aprovação? Baixe agora o ebook gratuito sobre Técnicas de Estudos para Concursos e descubra os métodos que realmente funcionam!
O que esperar do CNU 2025?
Com a aprovação do Orçamento de 2025, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) agora pode avançar nos preparativos para o próximo Concurso Nacional Unificado.
O governo prevê a oferta de cerca de 3.000 a 3.500 vagas, número menor que o da primeira edição, mas ainda assim representando uma grande oportunidade para os concurseiros.
Diversos órgãos já demonstraram interesse em participar do CNU 2025, incluindo a Fundação Biblioteca Nacional, Ministério da Fazenda, Fundação Joaquim Nabuco e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Além disso, as novas carreiras transversais do Executivo Federal, como analista técnico de justiça e defesa e analista técnico de desenvolvimento socioeconômico, devem ser incluídas na seleção.
→ Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!
Após a definição dos órgãos participantes e do número de vagas, o próximo passo será a escolha da banca organizadora.
A Fundação Cesgranrio, que foi responsável pelo primeiro CNU, ainda pode ser a escolhida, mas outras bancas poderão concorrer na chamada pública para organizar a nova edição do concurso.

Por que resolver questões do CNU?
A prática com questões de provas anteriores é uma das melhores formas de estudar para qualquer concurso público, e no CNU 2025 não será diferente.
Veja alguns dos benefícios de incluir essa estratégia na sua rotina de estudos:
- Compreender o perfil da banca organizadora: se a Fundação Cesgranrio for novamente escolhida, os candidatos poderão se preparar resolvendo provas anteriores da banca para entender como os conteúdos são cobrados.
- Identificar os temas mais recorrentes: algumas disciplinas e assuntos são cobrados com maior frequência. Ao resolver questões, você perceberá quais tópicos exigem mais atenção.
- Treinar a gestão do tempo: o CNU terá um volume grande de questões a serem resolvidas em um tempo limitado. Praticar com simulados ajudará a melhorar o ritmo de resposta.
- Aprimorar o raciocínio lógico e jurídico: as provas do CNU cobram interpretação, análise de casos e conhecimento aprofundado, especialmente para cargos de nível superior.
- Corrigir erros e reforçar o aprendizado: a correção comentada das questões ajuda a entender onde você está errando e como melhorar seu desempenho.
Tenha em mão um guia para saber mais sobre concursos em 2025. Baixe agora, de forma gratuita, o Guia dos Concursos 2025!
Para se preparar para o CNU 2025 de forma eficiente, é fundamental começar pelas disciplinas básicas. Embora o concurso tenha um formato temático, algumas temáticas são comuns a muitos cargos e merecem atenção especial como:
- Língua Portuguesa;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo; e
- Raciocínio Lógico.
Além disso, fazer simulados personalizados pode ajudar a aprimorar a gestão do tempo e a familiaridade com o estilo da prova.
Para isso, é recomendável resolver provas anteriores da banca, organizando simulados que respeitem o tempo real do exame.
Outra estratégia é utilizar questões comentadas, pois materiais com explicações detalhadas facilitam a assimilação dos conteúdos e ajudam a evitar erros recorrentes.
Estabelecer metas diárias também é uma prática importante: comece resolvendo um número fixo de questões por dia e aumente gradativamente o volume conforme sua evolução.
Por fim, é indispensável acompanhar as novidades sobre o CNU 2025, já que o concurso ainda está em fase de organização, e novas informações podem impactar diretamente sua estratégia de preparação.