CNU 2025: confira questões passíveis de recurso

Professores do Qconcursos analisam o CNU 2025 e indicam questões passíveis de recurso. Prazo vai de 7 a 8 de outubro!

E-books
Autor:Júlia Sestero
Publicado em:06/10/2025 às 17:53
Atualizado em:06/10/2025 às 18:14

As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025, aplicadas no domingo (5), reuniram milhares de candidatos em todo o país. Agora, é hora de atenção redobrada com um detalhe que pode mudar sua nota final: as questões passíveis de recurso.


Os pedidos poderão ser enviados entre os dias 7 e 8, diretamente pelo portal da Fundação Getulio Vargas (FGV). O prazo é curto, e cada ponto pode ser decisivo para a sua classificação.


Para ajudar nessa etapa, o Qconcursos preparou o material gratuito “Questões passíveis de recursos do CNU 2025”, com análise técnica dos professores especialistas.


O conteúdo traz as questões com margem para recurso nos Blocos 1 e 5, acompanhadas de explicações e argumentos fundamentados para embasar o seu pedido.


>>> Baixe agora o material gratuito com as questões passíveis de recurso do CNU 2025 <<<


É importante lembrar que se uma questão for anulada, todos os candidatos recebem os pontos, mesmo àqueles que não entrarem com recurso. Isso pode alterar o resultado e aproximar você da aprovação.

Candidatos poderão entrar com recurso no CNU 2025 entre os dias 7 e 8 de outubro

(Foto: MGI)


Veja a análise sobre os recursos



Banca libera gabaritos do CNU 2025

A Fundação Getulio Vargas liberou o acesso aos gabaritos preliminares das provas objetivas do Concurso Nacional Unificado.


Os candidatos que desejarem entrar com recursos contra as questões e/ou os gabaritos deverão acessar o portal da banca entre os dias 7 e 8 de outubro.


Qconcursos realizou a correção do gabarito extraoficial do CNU 2025 e apontou quais questões cabem recurso. Confira abaixo!

Como foram as provas do CNU 2025

As provas objetivas do CNU foram aplicadas no último domingo, 5 de outubro, em 288 cidades brasileiras no último domingo, 5 de outubro. O certame registrou mais de 760 mil inscritos, mas 42,8% dos candidatos não compareceram, segundo a minstra da Gestão e Inovação, Esther Dweck.


Os candidatos de nível médio responderam a 68 questões objetivas, enquanto os de nível superior enfrentaram 90 perguntas, divididas entre 30 de Conhecimentos Gerais e 60 de Conhecimentos Específicos.


Serão considerados habilitados na prova objetiva aqueles que alcançarem pelo menos 28 acertos para os cargos de nível médio, e 36 acertos para os cargos de nível superior.


Para avançar à prova discursiva, a segunda etapa, o candidato precisa estar classificado em até nove vezes o número de vagas por cargo.


Diferente da edição anterior, a prova discursiva será aplicada em um segundo momento, no dia 7 de dezembro.


Essa etapa terá duas questões discursivas para os cargos de nível superior e uma redação dissertativa-argumentativa para os cargos de nível médio.


Quer acompanhar notícias sobre concursos públicos? Entre no grupo do WhatsApp e fique por dentro. Acesse aqui!

Calculadora CNU: veja como ficou a sua nota na prova

O cálculo da nota da prova objetiva do CNU não é algo simples e direto. Para os blocos de nível superior, cada cargo tem pesos diferentes para as disciplinas de Conhecimentos Específicos, por exemplo.


Para simplificar esse processo, o Qconcursos lança a calculadora do CNU.


A ferramenta está disponível para ajudar os candidatos a calcularem as notas da prova objetiva e saberem se estão habilitados na etapa ou não.


>>>ACESSE A CALCULADORA AQUI!

CNU adota medida inédita para equiparar chamada de mulheres na 2ª fase

O concurso unificado de 2025 traz uma novidade importante nas ações afirmativas voltadas à promoção da igualdade de gênero no acesso ao serviço público.


De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), será garantido o equilíbrio de participação entre homens e mulheres na etapa discursiva do certame.


Na prática, se o percentual de mulheres classificadas for inferior a 50%, serão convocadas candidatas adicionais até atingir esse número.


A regra será aplicada de forma proporcional em todos os cargos, especialidades e cotas previstas no edital.


A segunda edição do Concurso Nacional Unificado oferece 3.652 vagas para cargos dos níveis médio, técnico e superior, com remunerações de até R$18,7 mil.

Clique para saber mais

Carregando...