As provas discursivas do Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025 foram aplicadas neste domingo, dia 7, para mais de 40 mil candidatos habilitados na etapa objetiva.
Os exames ocorreram em todo país, em mais de 290 locais distribuídos por 228 cidades.
Com a aplicação das provas discursivas, a expectativa agora dos candidatos é pela divulgação dos resultados.
De acordo com o cronograma oficial do Concurso Nacional Unificado, os resultados serão divulgados no dia 23 de janeiro, com a disponibilização da nota preliminar e do espelho de correção.
O prazo para recursos contra as notas da discursiva do CNU 2025 ficará aberto nos dias 26 e 27 de janeiro, no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora.
O resultado definitivo da etapa está previsto para ser publicado no dia 18 de fevereiro.
Qconcursos realiza análise técnica pós-prova
O time de professores do Qconcursos realiza uma live especial de análise técnica neste pós-provas.
Confira os temas cobrados, as competências avaliadas e os erros fatais que mais derrubaram candidatos.
Se você fez a prova e quer entender onde pode ter ido bem (ou perdido pontos), confira a correção comentada, com explicações técnicas e orientações essenciais para futuras etapas discursivas em concursos
Clique abaixo e confira!
Como foram as provas discursivas do CNU 2025?
A prova discursiva do CNU 2025 foi aplicada para os candidatos habilitados na objetiva, nos cargos de níveis médio e superior.
Para os cargos de nível superior, a prova discursiva consistiu em duas questões, com 22,5 pontos cada, totalizando 45 pontos.
Já para os cargos de nível médio, a prova foi composta por uma redação em formado dissertativo-argumentativo, totalizando 30 pontos.
Veja como os candidatos serão avaliados
A prova discursiva será corrigida com base nos critérios estabelecidos abaixo, que variam conforme o nível de escolaridade.
- Conhecimentos Específicos (50% da nota total para nível superior): será considerada a capacidade de a pessoa candidata mobilizar conceitos, técnicas e práticas próprias das Áreas de Conhecimento contempladas pelo respectivo Bloco Temático. Serão observados aspectos como a compreensão e o desenvolvimento dos temas propostos, a adequação conceitual, a pertinência em relação ao assunto abordado e o atendimento aos tópicos solicitados.
- Domínio da Língua Portuguesa (50% da nota para nível superior e 100% para nível médio): na avaliação do uso da Língua Portuguesa, será analisada a capacidade de a pessoa candidata de empregar a norma culta, demonstrando domínio ortográfico, gramatical e textual. Serão considerados aspectos como a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), além da coerência e coesão na exposição das ideias.
Apenas o texto transcrito na folha definitiva será considerado para correção.
Será atribuída nota zero à prova escrita de forma diversa ao especificado no enunciado, em branco, que apresente letra ilegível ou que fuja ao tema.
Comece a estudar gratuitamente para concursos. Cadastre-se e tenha acesso a videoaula, questões, gabaritos e mais!
Resultado da prova discursiva do CNU 2025 será divulgado em janeiro
(Foto: Divulgação)
Concurso Unificado tem 3 mil vagas de níveis médio e superior
A segunda edição do Concurso Nacional Unificado oferece 3.652 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior, com salários iniciais de até R$18,7 mil.
A primeira etapa, a prova objetiva, foi realizada no dia 5 de outubro em 228 cidades brasileiras.
Mais de 760 mil inscritos eram aguardados, no entanto, de acordo com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, a porcentagem de faltosos foi de 42,8%.
Para os candidatos aos cargos de nível médio, foram cobradas 68 questões de múltipla escolha.
Já para os de nível superior foram 90 perguntas, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 60 de Conhecimentos Específicos.

















