- 68.317 mulheres (62,77%); e
- 40.511 homens (37,22%).
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o bloco mais concorrido no Rio de Janeiro é o de nível intermediário na área de Regulação com 26.173 participantes.
Ao todo, serão 181 locais de prova no Estado do Rio de Janeiro. A aplicação será nos municípios de Belford Roxo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Volta Redonda.
No Rio de Janeiro, o polo de aplicação com mais candidatos será a Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campus Gragoatá, em Niterói, com 7.418 inscritos.
A logística, segundo o MGI, contará com fiscais, aplicadores e equipes de apoio, além do monitoramento nacional coordenado pelo MGI e pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que acompanharão em tempo real a aplicação em todas as regiões do país.
Assim como em todo país, as forças de Segurança do Estado estão apoiando a realização do CNU, tanto no transporte das provas, como nos locais de sua realização.
CNU 2025: veja número de inscritos no RJ por cota
A segunda edição do Concurso Unificado estabelece políticas afirmativas que asseguram reserva de vagas e tratamento equitativo para grupos historicamente excluídos.
Confira os números no Estado do Rio de Janeiro:
- Pessoas negras: 33.625 inscritos, o que corresponde a 15,94% do total nacional nesta categoria;
- Pessoas indígenas: 587 inscritos, o que corresponde a 8,82% do total nacional nesta categoria;
- Pessoas quilombolas: 392 inscritos, o que corresponde a 7,83% do total nacional nesta categoria;
- Pessoas com deficiência inscritas: 3.692 inscritos, o que corresponde a 12,28% do total nacional nesta categoria.
Em entrevista ao programa "Bom dia, ministra", na quarta-feira, 1º, a ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, falou sobre a liderança do RJ em número de inscritos, passando, inclusive, o Distrito Federal.
"O Rio tem uma tradição, por ter sido a antiga capital, de atuar no serviço público. As pessoas no Rio, assim como em Brasília, almejam isso como carreira. Pela lógica de ter sido capital durante muitos anos, a gente tem muitos órgãos públicos federais ainda e tem vagas para o Rio de Janeiro também, né?", disse a ministra.
No gráfico abaixo, confira a comparação entre o número de inscritos no Rio de Janeiro e no restante do país:

(Reprodução MGI)
Provas serão no turno da tarde; saiba horários e o que levar!
As provas do CNU 2025, para os cargos de nível médio, terão duração de três horas e meia, ocorrendo das 13h às 16h30. Já os exames de nível superior terão cinco horas de duração, sendo aplicados das 13h às 18h, seguindo o horário oficial de Brasília.
Será necessário chegar ao local de prova com documento de identificação com foto, caneta de tinta preta ou azul em material transparente, além do cartão impresso (opcional), de modo a evitar imprevistos.
Os locais de prova já estão disponíveis para consulta pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV). Os candidatos devem acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI).
O documento reúne endereço completo do local de aplicação, horário de apresentação, número de inscrição e informações adicionais, como atendimento especializado ou uso de nome social, quando solicitado.
O candidato poderá levar o caderno de questões do Concurso Nacional Unificado. A saída com o caderno só poderá ocorrer durante a última hora do horário determinado para o término das provas.
Ou seja, os inscritos nos cargos de nível médio poderão sair com os cadernos a partir das 15h30, enquanto os candidatos de nível superior somente poderão levar os cadernos a partir das 17h.
Confira o que será cobrado nas provas do Concurso Unificado
Para cargos de nível médio, as provas objetivas contarão com 68 questões. Enquanto para os de nível superior serão 90 perguntas, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 60 de Conhecimentos Específicos.
Somente os classificados, em até nove vezes o número de vagas por cargo, serão convocados para a prova discursiva.
Diferentemente da primeira edição, desta vez os candidatos farão a prova discursiva em um segundo momento, no dia 7 de dezembro.
A etapa discursiva dos cargos de nível superior será composta por duas questões discursivas. Para os cargos de nível médio, o exame consistirá em uma redação dissertativa-argumentativa.
A segunda edição do Concurso Nacional Unificado oferece, no total, 3.652 vagas para cargos dos níveis médio, técnico e superior, com remunerações de até R$18,7 mil.
Pratique questões para as provas do CNU abaixo: