Como elaborar uma boa prova discursiva no CNU e controlar tempo

As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) acontecem neste domingo, 18, em dois turnos. Afinal, como fazer uma boa prova discursiva?

Dicas para concursos
Autor:Júlia Sestero
Publicado em:16/08/2024 às 12:13
Atualizado em:16/08/2024 às 12:14

As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) acontecem neste domingo, 18, em dois turnos. Para ajudar os candidatos a redigir uma boa prova discursiva e a controlar o tempo, a professora Giancarla Bombonato compartilha dicas.


No dia 18 de agosto, todos os candidatos enfrentarão provas objetivas e discursivas, com a etapa discursiva sendo aplicada no turno da manhã.


Para os candidatos de nível superior (blocos 1 a 7), essa etapa consiste em uma questão dissertativa de Conhecimento Específico, enquanto os candidatos de nível médio (bloco 8) redigirão uma redação.


Como gerenciar o tempo nas provas do CNU

Pela manhã, as provas terão 2h30 de duração. Além da prova discursiva, os candidatos de nível superior responderão a 20 questões objetivas de Conhecimentos Gerais, enquanto os de nível médio farão 20 questões de múltipla escolha.


A professora Giancarla Bombonato recomenda que tanto a redação quanto a questão dissertativa sejam completadas em até 1h30, incluindo a leitura da proposta, organização das ideias, rascunho e a versão final.


" O candidato pode treinar com marcação de tempo (cronômetro)", aconselha.


Ela também destaca que, no dia da prova, os candidatos não devem deixar a elaboração do texto para o final, pois isso pode comprometer a qualidade do resultado.


“No dia da prova, é bom não deixar a elaboração do texto para o final porque pode faltar tempo para a versão final”, alerta Giancarla.


Veja os horários do CNU, a seguir: 

Turno da manhã

  • Abertura dos portões: 7h30  
  • Fechamento dos portões: 8h30  
  • Início da aplicação: 9h  
  • Duração da prova: 2h30  
  • Término da aplicação: 11h30
  • Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 12h30


Turno da tarde

  • Abertura dos portões: 13h 
  • Fechamento dos portões: 14h 
  • Início da aplicação: 14h30 
  • Duração da prova: 3h30
  • Término da aplicação: 18h
  • Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 19h.


+ Confira aqui os horários de aplicação das provas


Dicas para fazer uma boa redação no CNU

Para aqueles que farão uma redação, a professora Giancarla aconselha que durante a prova, o candidato elabore uma lista de ideias sobre o tema proposto e, em seguida, selecione as mais relevantes.


"É importante não mudar o texto quando for escrever a versão final", orienta a professora, que também lembra da necessidade de atenção às orientações dos fiscais de sala.


Com o "Manual das Provas CNU", você tem acesso a informações compiladas e a um checklist para as provas. BAIXE GRATUITAMENTE AQUI!

Provas do CNU acontecem neste domingo, 18

(Imagem: Agência Brasil)


Prova discursiva para nível médio 

Para os candidatos de nível médio (bloco 8), a prova discursiva consistirá em uma redação com valor de 100 pontos. O tema será revelado apenas no momento da prova.


Em entrevista à Folha Dirigida por Qconcursos, a secretária adjunta de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e coordenadora da Comissão de Governança do CPNU, Regina Camargos, revelou que devem ser cobrados temas de Atualidades


“São provas de redação que vão trazer ao candidato temas da realidade brasileira contemporânea, seja na Economia, na Política, Meio Ambiente, Povos Indígenas, questões relacionadas à desigualdade. Então, se mantenha bem informado, leia os noticiários e não leiam fake news”, afirmou Regina Camargos.

 

De acordo com o edital, será eliminado o candidato que:

  • obtiver nota zero na Redação;
  • elaborar um texto que for assinado e/ou apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a sua identificação. 


A redação, cujo número de linhas esperado será determinado em seu enunciado, será avaliada conforme os critérios a seguir:

  • adequação ao tema proposto;
  • adequação ao tipo de texto solicitado;
  • emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto);
  • capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto; 
  • pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação).


Será atribuída nota zero à redação de quem fugir ao tipo de texto em prosa dissertativo-argumentativo; fugir ao tema proposto.


Ou ainda apresentar texto sob forma não articulada verbalmente em língua portuguesa (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em forma de verso); apresentar redação assinada e/ou apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do(a) candidato(a); ou for escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade.


Prova discursiva para cargos de nível superior

No caso dos cargos de nível superior, será elaborada uma prova discursiva por bloco temático contendo uma questão dissertativa que abordará o conteúdo programático do bloco. O valor será de 100 pontos. 


Será eliminado o candidato que:

  • obtiver nota zero na Prova discursiva;
  • elaborar uma resposta que for assinada e/ou apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a sua identificação.


A avaliação da questão dissertativa, cujo número de linhas esperado será determinado em seu enunciado, considerará:

  • quanto aos Conhecimentos Específicos, atribuindo-se 50% do valor total da questão, a capacidade de lidar com os conceitos, as técnicas e as atividades próprias das Áreas de Conhecimento abrangidas pelo bloco temático, aferindo a compreensão, o conhecimento, o desenvolvimento e a adequação desses conceitos, a conexão e a pertinência ao assunto abordado e o atendimento aos tópicos solicitados;
  • quanto ao uso do idioma, atribuindo-se 50% do valor total da questão, a proficiência na instrumentalização de conhecimentos ortográficos, gramaticais adequados à norma-padrão e textuais (introdução, desenvolvimento, conclusão, observando-se coerência e coesão). Caso a questão receba nota zero quanto aos Conhecimentos Específicos, não será avaliada quanto ao uso do idioma.


Obterá nota zero na questão o participante que:

  • der a resposta a lápis, em parte ou na sua totalidade;
  • der resposta com número de linhas inferior ao mínimo estabelecido ou fugir ao tema proposto.


+ Leia mais: O que precisa para ser aprovado nas provas do CNU?


Logo Qconcursos
Conteúdo Qconcursos

Salário

Até R$ 22.921,71

Cargos

9

Vagas

13280
AO VIVOVer todas
Imagem do vídeo principal

Concurso PCDF | Administrativo - Revisão para consolidar os estudos

Equipe Qconcursos