Comlurb abre inscrições para garis; veja o passo a passo!
Inscrições do processo seletivo, com 400 vagas temporárias para gari da Comlurb, estão abertas. Confira o passo a passo!
Concursos Abertos
Autor:Bruna Somma
Publicado em:03/06/2025 às 19:09
Atualizado em:04/06/2025 às 09:01
As inscrições para as 400 vagas temporárias de gari da Comlurb foram abertas nesta terça-feira, 3. Pessoas que tenham entre 18 e 50 anos de idade podem se candidatar.
Além disso, é preciso ter concluído, no mínimo, o 5º ano do ensino fundamental completo.
Os aprovados no processo seletivo poderão receber até R$4.119,48 por mês, para uma jornada de trabalho de 44 horas. O contrato será de um ano, podendo ser prorrogado por até cinco vezes.
O sistema de inscrição ficou instável durante todo o dia. Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, a Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro informou que apura a situação.
A Comlurb não revelou se o prazo de inscrição, previsto para encerrar no dia 6, será prorrogado em função das horas em que o site ficou fora do ar.
Pelas redes sociais, candidatos informaram que só conseguiram finalizar a inscrição após muitas tentativas e atualizações da página.
No início da noite desta segunda, 3, a reportagem conseguiu acessar o sistema de inscrição, depois de atualizar o link da página por mais de duas vezes.
Abaixo, confira o passo a passo para se inscrever no processo seletivo.
Em seguida, é necessário preencher o formulário de cadastro com os dados pessoais.
Nesta etapa, o candidato precisa informar o nome completo, o número do CPF, o número de identidade, o órgão emissor da identidade, a data de nascimento e o estado civil.
Além do sexo, raça/cor, escolaridade, nacionalidade, UF e cidade de nascimento, os nomes completos do pai e da mãe e o título eleitoral.
Por fim, é preciso informar o endereço de residência, telefone e e-mail para contato.
O candidato não poderá abreviar o nome, residência e demais campos.
Em caso de preenchimento incompleto, o sistema de inscrição sinalizará ao concorrente e não permitirá a conclusão da inscrição.
3) Preencher dados profissionais
A terceira etapa é para o preenchimento dos dados sobre a vida profissional. É neste momento em que será preciso informar se já trabalhou 12 meses seguidos na mesma empresa, sem interrupção.
O tempo de trabalho será pontuado na avaliação curricular. Segundo a Comlurb, será aceita experiência em qualquer área.
O concorrente deve preencher os requisitos definidos para fins de pontuação, como tempo de serviço e endereço.
Fique atento! A princípio, as inscrições para gari da Comlurb ficarão abertas até as 23h59 de sexta-feira, 6 de junho.
Em caso de empate da pontuação final, o critério de desempate será a ordem de inscrição, considerando a data e o horário de envio do formulário. Portanto, não deixe para última hora!
No Qconcursos, todo mundo pode ir mais longe com o plano que cabe na sua jornada. Acesse e confira o seu!
Comlurb avaliará os currículos dos candidatos
De acordo com o edital do processo seletivo, divulgado nesta terça, 3, os inscritos serão avaliados por pontuação, considerando o tempo de experiência profissional.
Serão concedidos pontos a partir dos seguintes critérios:
residir em uma das comunidades indicadas no edital (2 pontos); e
ter 12 meses completos e ininterruptos de experiência profissional comprovada (1 ponto).
A experiência poderá ser comprovada por apresentação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), podendo ser física ou digital, declaração do empregador ou contrato de prestação de serviço (em nome do candidato), que deverá indicar explicitamente o tempo de serviço.
Segundo a Comlurb, será aceita experiência em qualquer área.
Confira abaixo a lista de comunidades indicadas no edital:
Alemão;
Árvore Seca;
Caixa d'Água;
Catumbi;
Conjunto Residencial de Antares;
Fazenda Botafogo;
Guarabú;
Jacarezinho;
Juscelino Kubitscheck;
Mangueira;
Maré;
Morro do Céu;
Morro do Salgueiro;
Parque João Goulart;
Parque Licurgo;
Parque Vila Isabel;
Pedras Preciosas;
Rocinha;
São Carlos;
São João;
São Sebastião;
Sumaré 818;
Três Pontes;
Tuiutí;
Vidigal;
Vigário Geral;
Vila Castanha; e
Vila Vintém.
Apesar dos pontos na seleção para quem residir em uma das comunidades acima, a companhia afirmou que a lotação será "a critério da Comlurb, de acordo com as necessidades do serviço".
O resultado da análise da inscrição está previsto para o dia 11 de junho, com possibilidade para recurso no dia 12 de junho. Já o resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 16 de junho.
A seleção terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final.
Em entrevista em 2021, o então presidente da companhia, Flávio Lopes, afirmou que o novo concurso Comlurb poderia ofertar cerca de mil vagas.
O número de oportunidades, no entanto, deveria ser estabelecido conforme as novas necessidades da cidade no pós-pandemia.
“Então a gente está começando a fazer essas contas. Pode ser que a gente não precise de tanta gente para varrição. Pode ser que eu precise de mais gente para coleta, porque o número de pessoas trabalhando em home office está maior do que a gente tinha”, explicou.
Lopes também ressaltou que o quantitativo poderia ser até superior às mil vagas, caso a empresa pudesse expandir seu campo de atuação.
Apesar da promessa, o concurso não foi autorizado e realizado, até o momento.