Não é de hoje que as empresas descobriram a importância do marketing e, por isso, investem pesado nessa área. Um marketing bem estruturado gera valor de marca, o que, por sua vez, traz inúmeros retornos para a empresa, inclusive vendas.
Muitas empresas chegam a investir cerca de 30% da receita em publicidade e propaganda, mas há casos de até 70%. E, com a forte digitalização do mercado, surge a demanda por profissionais que consigam traçar estratégias de marketing em plataformas digitais.
Você tem interesse em trabalhar com marketing digital? Em conversa com a Folha+, nova editoria da Folha Dirigida, o empreendedor Rapha Avellar, CEO da agência de publicidade Avellar, deu dicas para se destacar no mercado.
Para ingressar na área é preciso de "estudo, mão na massa e relação", aponta. Segundo ele, para se ter resultados, a dedicação é extremamente necessário e o segredo é saber a teoria e conseguir colocá-la em prática.
"Como em qualquer outra área se a pessoa se dedicar 1000% ela vai ter os resultados que deseja alcançar. É entender a teoria e colocar em prática pra saber o que realmente dá certo e o que não", explica.

(Foto: Freepik)
É preciso de graduação para trabalhar com marketing digital?
A primeira questão é em relação a formação acadêmica: é preciso ter faculdade para começar a trabalhar na área? Para Avellar, algumas áreas não necessitam de diploma e o marketing é uma delas.
"O mercado de publicidade, propaganda e marketing muda tão rápido que, no momento que o aluno sai da faculdade, 70% do que ele aprendeu lá no início já não serve mais", afirma.
Isso não quer dizer que não há necessidade de estudar, mas ele acredita ser mais importante acompanhar o mercado do que aprender "teoria de 10 anos atrás". Rapha também defende que o "conceito de faculdade se tornou obsoleto".
"Precisamos de uma educação mais moderna, que se adapta rápido e é passada de forma mais dinâmica, mais mão na massa", explica. Ele conta que, a partir desse pensamento, nasceu a Cria School - formação em Marketing e Publicidade "para realmente preparar o jovem para esse mercado".
+ Quer se manter atualizado? Saiba quais habilidades o profissional do futuro deve ter!
O que o mercado espera do profissional?
Primeiramente, Avellar conta que "o mercado, de maneira geral, ainda não sabe muito bem o que de fato a área de marketing produz". Ele explica que "existe uma concepção errada de que marketing é vendas".
"Inclusive esse paradigma é algo que sempre tentamos mudar nos clientes da Avellar: marketing é branding. Vendas é com a empresa. Marketing é apenas uma das pontas por trás disso. E por isso, os resultados muitas vezes não vão ser imediatos. Alguns trabalhos podem demorar meses até".
Em relação aos profissionais de marketing, que compõem "a galera por trás das estratégias", o CEO compartilha que o "esperado é que eles sejam antenados, precisam saber o que está rolando no mundo o tempo todo". Também é preciso entender de ser humano, além de serem:
- Engajados;
- Proativos; e
- Heavy users de internet;
Como se destacar no mercado?
Em um mercado tão competitivo, é preciso se destacar e, para isso, a dica que o CEO dá é "ter velocidade". Segundo ele, "é preciso inovar, ser o primeiro, aprender rápido, executar rápido".
Já em relação ao futuro do marketing digital, ele conta que não o define como promissor. "Eu diria que ele já se provou a melhor e maior maneira de alavancar resultados. Mais da metade da população mundial já tem acesso a internet. Hoje em dia, nós somos quase como cyborgs, o nosso smartphone já virou uma extensão nossa".
"Lógico que ainda existe muito espaço para [o mercado] crescer ainda, mas o mundo já percebeu que esse é o caminho", complementa. Por fim, Avellar deixa três dicas para quem vai começar a trabalhar na área:
#1. Estudar - "Tem tanto conteúdo online animal que você pode usar pra estudar, comece por aí", aconselha.
#2. Praticar - "Estude, mas coloque em prática também, faz uma arte, escreve um post, cria um instagram, um blog, um tiktok, seja criativo pra testar seu estudo de alguma forma", frisa.
#3. Trabalhar - "Trabalhe de graça, pega cliente de graça, pede trabalho numa empresa que você admira, porque no final do dia, experiência é o que faz um profissional ser foda", finaliza.