Como chegar pronto para as provas discursivas do concurso PCDF

Prova discursiva do concurso PCDF para o cargo de escrivão está prevista para o dia 15 de março. Preparação adequada fará a diferença!

Autor:
Publicado em:02/01/2020 às 09:16
Atualizado em:02/01/2020 às 09:16

Mínimo de linhas para Redação da PCDF escrivão


De acordo com o edital, na prova discursiva do concurso PCDF para o cargo de escrivão, os concorrentes terão que elaborar um texto dissertativo de até 30 linhas de extensão.

A avaliação terá o valor de 30 pontos. Para ser aprovado será necessário atingir o mínimo de 18 pontos, cerca de 60% de aproveitamento na prova.

Vivian Barros lembra que não há um limite mínimo de linhas estabelecido no edital, mas ressalta o que a comissão de correção do Cespe/Cebraspe, organizador, espera das Redações dos candidatos.
 

"Para que você desenvolva bem o seu texto, você não deve escrevê-lo sem utilizar, no mínimo, 25 linhas. Essa é a quantidade que a banca espera."


A professora diz que é preciso ter em mente este número mínimo de linhas e ressalta a importância para o desenvolvimento de um bom texto para a banca organizadora do concurso.


Qual o estilo da prova discursiva do Cespe/Cebraspe?


Segundo Vivian Barros, as avaliações discursivas do Cespe/Cebraspe costumam ter uma espécie de texto motivador relacionado ao tema cobrado na Redação. No modelo, a banca expõe o tema proposto e traz aspectos ou itens para serem desenvolvidos no texto.

Para cada um dos aspectos ou itens há uma quantidade de pontos. Por isso, Vivian diz que é muito importante levar em consideração esses itens para elaborar o texto. Desta forma, o candidato poderá ter um bom aproveitamento na prova.
 

"É com base no desenvolvimento desses itens, desses aspectos, que você vai atingir a pontuação máxima na sua prova discursiva."


Além disso, a professora chama a atenção para a correção da prova discursiva. De acordo com Vivian, o Cespe/Cebraspe inovou nesse aspecto.

Agora, a nota da prova discursiva será a nota de conteúdo, com base no desenvolvimento dos itens, menos seis vezes o número de erros dividido pelo total de linhas. Por isso, a professora pede atenção especial com a gramática.
 

"Significa que cada erro de correção gramatical, cada vírgula mal empregada, cada erro de morfossintaxe, cada erro de ortografia, os erros de propriedade vocabular, eles vão ser multiplicados por seis. Isso nos diz, na prática, que a correção gramatical do seu texto vai ter um relevância enorme."


Conforme consta no edital, respeitados os empates na última posição, o concurso prevê a correção de 675 provas discursivas de candidatos às vagas de ampla concorrência, 45 de pessoas com deficiência e 180 de candidatos Negros.
 

Polícia Civil do Distrito Federal
Especialista orienta preparação para a prova discursiva do concurso PCDF
(Foto: PCDF/Gabriel Oresco)


Qual será o tema da Redação?


O tema da Redação do concurso PCDF para o cargo de escrivão vai abordar "Atualidades". Para Vivian Barros, o Cespe/Cebraspe é bem específico nesse quesito e orienta os candidatos a ficarem de olho nas notícias, principalmente, do último semestre.
 

"A ideia fundamental é que você fique de olho nas notícias faça um resumão dos principais assuntos do último semestre porque pode de fato ser o assunto da sua prova."


Entre os temas possíveis, a professora aposta na Internet devido aos 50 anos de existência completados neste ano de 2019. Vivian acredita ser importante avaliar a forma como atualmente a internet molda as relações sociais.
 

"Essa é uma proposta possível porque a gente sabe que hoje os processos, as formas de comunicação, de trabalho, tudo é alterado em razão desse grande fenômeno que é a Internet."


Além da internet, para a professora, outros temas também podem cair na prova discursiva como, por exemplo, a violência contra mulher, em razão do aumento de ocorrências de casos de feminicídio e assuntos relacionados ao crescimento sustentável.
 

"Eu diria o seguinte: você não pode ir para a prova sem estudar esses temas."


Para otimizar os estudos e conseguir um bom desempenho nas discursivas, Vivian recomenda estudar os possíveis temas de acordo com a atuação da Polícia Civil do Distrito Federal. Essas informações podem ser encontradas no site da PCDF.
 

"Trazer para sua redação exemplos de atuação do órgão é uma sacada muito interessante, muito importante, que vai diferenciar o seu texto de outros candidatos. Essa é uma dica muito importante, muito valiosa para você que quer fazer um bom texto."


Vivian também dá dicas para a prova de Língua Inglesa


Quem acompanha as notícias sobre concursos públicos aguardava com muita ansiedade a publicação do edital PCDF escrivão. Por isso, cada detalhe na preparação poderá fazer a diferença na classificação.

O edital do concurso PCDF para o cargo de escrivão foi divulgado neste mês de dezembro e trouxe novidades como, por exemplo, a cobrança de Língua Inglesa entre os conteúdos de Conhecimentos Básicos.

Para Vivian, a forma mais eficiente de se preparar para as questões de Língua Inglesa é fazer simulados trabalhando a ampliação do vocabulário, o domínio do uso das preposições e o valor das conjunções.
 

"O Inglês requerido para essa prova é um Inglês instrumental. Então, essa tríade aqui vai te ajudar a ter um bom desempenho na prova de Língua Inglesa desse concurso", finalizou.


Assista o vídeo da professora Vivian Barros, especialista e, provas discursivas sobre o conteúdo que será cobrado no concurso PCDF para o cargo de escrivão de polícia. [VIDEO id="9097"]