Como fazer revisão na véspera das provas de concursos?
Especialista fala sobre conteúdos que devem ter mais atenção dos candidatos e a importância do resumo no processo de preparação. Confira!
Autor:
Publicado em:22/06/2020 às 07:48
Atualizado em:22/06/2020 às 07:48
Uma das primeiras coisas que os candidatos devem ter em mente é que uma boa revisão é aquela que é feita durante todo processo de preparação. Para Deborah, o estudo de véspera deve ser aquele que é feito com o material criado durante o processo de preparação.
Segundo a especialista, quando não se estuda, por muito tempo, um determinado conteúdo fica mais difícil guardá-lo na mente, deixando o conhecimento mais propício ao esquecimento.
Com isso, Deborah Cal indica qual seria a melhor forma de fazer uma boa revisão antes da avaliação. A coach para concursos reforça a importância de o candidato ter constantemente contato com a matéria que foi estudada.
"Durante os estudos você já começa a separar aqueles temas que já caem mais, aqueles temas que são muito importantes para o seu concurso, aqueles temas que você está errando muito. Isso já vai te direcionando para o momento final. O momento de revisão final. Você já viu muita coisa, reviu muita coisa, mas percebe que ainda há pontos que precisam ser detalhados, aprimorados."
Deborah diz que é necessário entender que a revisão não deve ser pensada somente na reta final da prova, até porque a preparação é para um único objetivo e os conteúdos estudados são os mesmos e devem avançar concomitantemente.
Além disso, é preciso estar atento ao tempo que se leva para fazer a revisão e não esperar para o último momento antes da prova. Para a especialista "Isso tem que ser pensando, na verdade, durante todo o seu estudo porque é uma coisa só."
"Na verdade os dois são etapas de um mesmo estudo. Para você saber o que estudar na véspera é muito mais fácil quando você fez um estudo já atento durante o seu período de preparação, com antecedência da prova."
Especialista dá dicas de como fazer e ter um bom material de revisão para os estudos
(Foto: Divulgação)
O que deve ser revisado antes da prova?
Deborah Cal orienta que os pontos que o candidato tiver mais dificuldade são os que possuem maior incidência nas provas.
No caso entre os tópicos de maior incidência e os de maior dificuldade, o candidato dever dar prioridade ao que tem mais dificuldade, de acordo com Deborah Cal. Isso porque esses tópicos acabam estando dentro dos pontos de maior incidência.
"Se você quiser na véspera de prova revisar tudo, de tudo, você vai ficar extremamente ansioso, extremamente nervoso, e o principal, a revisão não deve acontecer na véspera, ela deve acontecer durante todo o seu estudo. A véspera é a cereja do bolo. Aquele momento que você vai refrescar a sua memória sobre aqueles pontos que você ficou um tempinho a mais sem ver."
Deborah atenta para os candidatos que ficam muito tempo sem ter contato com as matérias estudadas. Para a professora, isso aumenta as chances de chegar no dia da prova e não lembrar os conteúdos.
"A forma de você memorizar um conteúdo é com repetição. Se você estudou um conteúdo pela primeira vez há três meses atrás, você precisa vir durante esses três meses de preparação tendo contato constante com ele. Uma periodicidade que você vai encontrar de acordo com a sua dificuldade."
Como ter um material de revisão eficiente?
Conforme a especialista, para que a revisão de véspera seja mais rápida, mais direcionada e mais consciente é preciso manter uma rotina de revisão durante a preparação.
"O que acontece é que a maioria dos concurseiros vão só estudando sem revisar durante todo o transcorrer do tempo de preparação e deixam para revisar só quando chega a prova e aí você tem que revisar tudo. Não dar tempo de revisar tudo porque é muito conteúdo e bate o desespero."
A dica de Deborah para evitar o desespero na véspera da prova é sempre fazer uma estudo consciente e atento. Isso vai fazer com que o estudo de véspera não seja um problema.
O objetivo é fazer com o que o candidato não pense nos pontos importantes do edital somente na véspera e, sim, o tempo inteiro durante o processo entendendo as dificuldades e fixando esse conteúdo continuamente.