Especialista orienta como iniciar uma carreira de sucesso
Especialista em carreiras da UniCarioca, Mariana Alcantara, recomenda como escolher a carreira e iniciar uma trajetória de sucesso. Confira!
Autor:
Publicado em:11/08/2020 às 15:09
Atualizado em:11/08/2020 às 15:09
Ter uma carreira de sucesso é fruto de muita dedicação, perseverança, estudo e determinação. É um processo gradativo, com um passo de cada vez. Mas, nem sempre é fácil escolher um caminho a seguir e investir os esforços.
Por isso, FOLHA DIRIGIDA conversou com Mariana Alcantara, especialista de carreiras da UniCarioca, para saber como iniciar uma carreira de sucesso.
O primeiro passo, segundo a especialista, é se conhecer. A pessoa deve praticar o autoconhecimento, analisar os pontos fortes e fracos. Além de identificar quais são suas prioridades: se estão relacionadas com a segurança e estabilidade, com desafios e assumir riscos, com flexibilidade, entre outras.
Em seguida, a orientação é pensar nas profissões e carreiras que estão alinhadas com o seu perfil e elencar as oportunidades e ameaças dessas profissões atualmente e para o futuro.
“Quando tiver mais clareza sobre sua escolha, procure conversar com profissionais que já atuam na área almejada. Tire suas dúvidas, se possível, vivencie o dia-a-dia daquela profissão e vá a eventos da área. Procure conhecer também as grades dos cursos e os conteúdos que você precisará aprender para desempenhar bem essa função”, recomenda Mariana.
De acordo com a profissional da UniCarioca, é importante observar se as escolhas não estão atreladas a vontade dos familiares ou com a profissão deles. É comum que jovens escolham carreiras pelas expectativas imputadas pelos pais, ao invés de seguir o que realmente querem.
Outra dica é avaliar se a escolha está atrelada a sua personalidade, gostos, interesses e expectativas. Não deixe de observar também como está o mercado de trabalho para essa profissão.
“Conhecer as empresas que contratam mais para a área desejada, onde há mais vagas de emprego para essa profissão e o que é necessário para atuar na área também são perguntas relevantes nesta escolha”, afirma Mariana.
Transições e novas escolhas são naturais, aponta especialista
Diante de tantas possíveis escolhas, Mariana Alcantara ressalta que a transição de carreira é normal. ”Não se sinta mal caso não se adapte a esta escolha no futuro”.
Segundo a especialista, existem carreiras que requerem maior conhecimento teórico, outras que exigem mais tempo para se chegar a uma posição de lideraça. Há ainda as profissões que são mais perigosas ou que têm as maiores faixas salariais.
“Porém, é importante ressaltar que não existem carreiras melhores ou piores, cada carreira está atrelada aos interesses, expectativas e ambições de quem a percorre. O que motiva uns não motiva os outros e por isso essa escolha deve ser individual e quem deve estar feliz com a decisão é você”, aponta Mariana.
“Independente da empresa e área de atuação, a confiança no que se faz, vontade de aprender e compartilhar conhecimento, bom relacionamento interpessoal e motivação são o segredo para uma trajetória de sucesso”, assegura.
Para a especialista, apesar de estar no início da carreira, você não deve parar de buscar por conhecimento e se atualizar dentro da sua área de atuação. “A resiliência e adaptabilidade são essenciais nos dias de hoje”.
Remunerações são variáveis a depender da carreira escolhida
No mercado de trabalho, existem áreas que são mais valorizadas do que outras e que independem dos altos e baixos da economia. Também há carreiras que têm uma demanda crescente por profissionais qualificados.
Há ainda profissões em que quanto mais for a sua especialização e titulação, maior será o seu salário. Na maioria dos casos, quanto maior o tempo de carreira e maior a especialização, mais chances de ter uma melhor remuneração.
“Para quem está começando a carreira, existem diversos processos de trainee que remuneram muito bem e normalmente terminam com promoções para cargos de liderança. As carreiras voltadas para tecnologia estão com alta demanda atualmente, portanto, tendem a remunerar melhor do que outras profissões”, identifica Mariana Alcantara.
Segundo a especialista, as carreiras que possuem um mercado com maior empregabilidade, hoje, são as atreladas à tecnologia.
Porém, o mercado está em constante mudança, assim como as demandas por profissionais capacitados em áreas distintas.
“Portanto, é importante estar atualizado das necessidades de mercado e das tendências futuras, pois uma área que hoje tem um maior mercado, com maior empregabilidade, pode não ter mais essa demanda em alguns anos”, afirma.
Especialização é o caminho diante da alta concorrência
Depois de escolher uma carreira é fundamental procurar uma especialização e estudos. Isso porque a concorrência está cada vez maior. Com a atual crise econômica e política, os critérios de seleção nas empresas ficaram ainda mais rígidos.
Por isso, Mariana Alcantara define que a especialização se torna um diferencial para ingresso no mercado de trabalho. Assim como uma maneira de se atualizar na área de atuação e fazer networking.
“Muitos cursos de graduação tendem a ser generalistas e a especialização pode trazer um conhecimento mais direcionado para a área que se deseja atuar ou que se atua”.
Para escolher um curso de aperfeiçoamento, na visão da especialista, é preciso saber o que se espera com a capacitação. Isto é, quais são os passos que busca em sua trajetória profissional e qual área requer qualificação.
“Você pode estar buscando um conhecimento técnico na área, que é exigido para exercer tal função, ou um conhecimento atrelado a habilidades socioemocionais”, ressalta.
A dica de Mariana é identificar como outros profissionais que estão no seu cargo almejado se capacitaram. Avalie também quais são os cursos e instituições mais reconhecidas na sua área de atuação.
“Verifique se o curso ou instituição de escolha são reconhecidos e bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC). Seguir este caminho pode ser mais assertivo”, conclui Mariana.
A UniCarioca, por exemplo, oferece cursos de pós-graduação, MBA, mestrado e extensão. É possível se especializar em Gerência de Projetos; Controladoria e Tributos; Mídias Sociais; Marketing.
Conheça todos os cursos do centro universitário, que foi destaque no Índice Geral de Cursos (IGC), levantamento anual do Ministério da Educação, que funciona como principal indicador de qualidade do ensino superior brasileiro.
Além de ser reconhecido como o melhor centro universitário privado do Rio de Janeiro pelo sétimo ano consecutivo.