Mas como trabalhar no Banco do Brasil?
→ O edital do concurso Banco do Brasil está previsto para 2024 e agora é a hora de dar o primeiro passo rumo à sua aprovação!
É isso mesmo! O processo de seleção para trabalhar no Banco do Brasil é realizado por meio de concursos públicos.
As seleções seguem um rigoroso padrão de avaliação e são organizadas por instituições ou bancas organizadoras contratadas, como, por exemplo, a Fundação Cesgranrio, que ainda tem contrato vigente com o Banco do Brasil para novos concursos.
Os editais são amplamente divulgados nos canais oficiais e no Diário Oficial da União, oferecendo uma chance justa e democrática para candidatos de todo o país.
Embora o Banco do Brasil seja uma empresa de economia mista e não dependa de autorização do Governo Federal para a realização de concursos, as novas seleções geralmente ocorrem com base nas necessidades de pessoal e na estratégia de expansão da instituição.
Isso permite que o banco mantenha as operações em todas as regiões do Brasil, reforçando a atuação como uma das principais instituições financeiras do país.
→ Prepare-se para o concurso Banco do Brasil com Qconcursos!
Quais os cargos do concurso banco do Brasil?
As oportunidades abertas por meio do concurso Banco do Brasil são voltadas para a carreira de escriturário, que exige nível médio. A função tem foco nas áreas de atendimento ao cliente e administração bancária.
O cargo é a porta de entrada para quem deseja crescer na carreira dentro da instituição, já que o banco oferece várias oportunidades de progressão interna e desenvolvimento de habilidades.
Nos últimos concursos, o banco ofereceu vagas também para a área de Tecnologia da Informação (TI), no cargo de escriturário de TI.
Com uma ampla rede de agências e escritórios espalhados pelo Brasil, a instituição oferece vagas em diferentes regiões, o que atrai candidatos de todos os estados.
O Banco do Brasil se destaca como uma excelente escolha para quem deseja construir uma carreira sólida, com possibilidade de crescimento profissional.
Salários e benefícios do cargo de escriturário
A remuneração é atrativa para a função de escriturário, além de o contratado contar com uma série de benefícios, como plano de saúde, previdência privada e participação nos lucros.
Os salários iniciais no Banco do Brasil são atrativos, principalmente para o cargo de Escriturário, que oferece uma remuneração inicial de R$4.508,40, incluindo benefícios como vale-alimentação e auxílio-refeição.
Além disso, os funcionários do BB têm direito a diversos benefícios, como:
- Participação nos lucros (PLR);
- Plano de saúde e odontológico;
- Previdência privada;
- Auxílio creche;
- Auxílio transporte.
A jornada de trabalho do Escriturário é de 30 horas semanais, o que proporciona um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Banco do Brasil faz estudo das vagas
Atualmente, o Banco do Brasil realiza o levantamento das vagas que serão ofertadas no próximo concurso Banco do Brasil. A expectativa é que a seleção dessa vez traga diversas oportunidades, com possibilidades para os níveis médio e superior.
A instituição não descarta abrir vagas também de nível superior. Conforme apuração do Qconcursos Folha Dirigida, o Banco do Brasil já está traçando o quantitativo de vagas, mas ainda não estabeleceu um prazo para a publicação do edital.
Outra informação apurada pela reportagem é que o BB quer aproveitar o contrato válido com a Fundação Cesgranrio. Portanto, o edital certamente será publicado até o término da vigência com a banca.
→ Comece sua preparação para o concurso Banco do Brasil. Tenha acesso a videoaulas, PDFs, questões e muito mais. Clique aqui e confira!
Nos últimos dias, funcionários do Banco do Brasil avançaram na proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Após várias rodadas de negociações, a empresa apresentou uma proposta que aborda diversos pontos.
Um deles é sobre a "Rede de Negócios" do banco, que estabelece revisão em diversos cargos e prevê a abertura de 7.200 vagas.
Esse quantitativo, no entanto, não será ofertado em um novo concurso público externo para o Banco do Brasil, que segue previsto, mas sem esta oferta de vagas confirmada.
Em resposta ao Qconcursos Folha Dirigida, o BB esclareceu que:
"O Banco do Brasil informa que não se trata de vagas externas, e sim de funções que serão preenchidas com o atual quadro de funcionários do banco".
A proposta com a categoria prevê a abertura de 4 mil vagas para novas funções, com jornadas de 6h, e 2.700 para a jornada de 8h, além de 500 postos para gerente de relacionamento.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique por dentro das principais informações de concursos públicos. Acesse aqui!
Como foi o último concurso do Banco do Brasil?
O último concurso do Banco do Brasil, realizado em 2021, ofereceu 4.480 vagas para o cargo de Escriturário, distribuídas entre vagas imediatas e formação de cadastro de reserva.
O processo seletivo contou com provas objetivas e redação, avaliando conhecimentos em disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, Atualidades do Mercado Financeiro, Conhecimentos Bancários e Informática.
O concurso atraiu milhares de candidatos, evidenciando a popularidade da carreira no Banco do Brasil.
Para quem deseja trabalhar no BB, é importante estar atento aos editais futuros, preparar-se com antecedência e focar em uma estratégia de estudo eficiente.