Concurso Abin 2018: Guedes autoriza chamar mais 75 aprovados
O ministro da Economia, Paulo Guedes, autorizou a chamada de mais aprovados do concurso Abin 2018. O aval já foi publicado oficialmente!
Autor:
Publicado em:01/09/2021 às 11:07
Atualizado em:01/09/2021 às 11:07
O concurso Abin 2018 segue convocando e poderá contar com mais aprovados em breve. O ministro da Economia, Paulo Guedes, concedeu aval para a chamada de mais 75 concorrentes que aguardam nomeação.
A portaria autorizativa com o aval do chefe da pasta econômica foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 1º de setembro.
"Art. 1º Fica autorizada, a título de provimento adicional, a nomeação de setenta e cinco candidatos aprovados e não convocados no concurso público autorizado pela Portaria nº 227, de 14 de julho de 2017, do extinto Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, para o quadro de pessoal da Agência Brasileira de Inteligência."
De acordo com a portaria autorizativa, o provimento dos cargos somente poderia ocorrer após a publicação da portaria. E, como ela já está em vigor, a Abin já pode dar início às providências para chamar os aprovados.
Além disso, os cargos não podem ser providos após o prazo de validade, estando ainda condicionados à:
Iexistência de vagas na data da nomeação dos candidatos; e
Ideclaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira das novas despesas com a Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.
O documento ainda informa que "a responsabilidade pela verificação prévia das condições para a nomeação dos candidatos aprovados no concurso público de que trata o art. 1º será do Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência, a quem caberá editar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários".
Mais de 500 candidatos do concurso Abin esperam convocação
Ao todo, eram 526 candidatos que podem ser convocados para o Curso de Formação em Inteligência (CFI). O curso é a última etapa do concurso que antecede a posse no cargo.
Publicado em janeiro de 2018, o edital do concurso Abin previa, a princípio, o preenchimento de 300 vagas, sendo 280 de nível superior e 20 de nível médio. Para graduados os cargos eram de oficial técnico de inteligência (60) e oficial de inteligência (220).
As demais 20 vagas foram de nível médio, na carreira de agente de inteligência. A primeira turma do CFI do concurso foiformada no primeiro semestre de 2019.
Como ocorreu o concurso Abin?
Um dos mais concorridos e com alto nível, o concurso Abin foi realizado através de três etapas. A primeira contou com provas objetiva e discursiva, aplicadas ainda em 2018.
Já a segunda etapa, contou com prova de capacidade física (somente para os cargos de oficial e agente de inteligência), avaliação médica, investigação social e funcional, e avaliação psicológica.
A seleção reuniu 64 mil pessoas. De acordo com a Comissão de aprovados, cerca de 40 mil fizeram as provas, mas menos de mil foram aprovados em todas as etapas.