Concurso Abin ainda tem 500 aprovados que pedem convocações

Trabalhando com apenas cerca de 30% do seu quadro efetivo, concurso Abin ainda tem mais de 500 aprovados aguardando chamada para o curso de

Autor:
Publicado em:04/08/2020 às 05:00
Atualizado em:04/08/2020 às 05:00

O concurso Abin 2018, cujo prazo de validade foi suspenso este ano devido à pandemia do novo Coronavírus, ainda tem 526 candidatos que podem ser convocados para o Curso de Formação em Inteligência (CFI). Essa é a última fase da seleção, que habilita os aprovados para ingressarem no quadro.

[tag_teads]

Apesar de já ter concluído duas turmas do curso contemplando todas as vagas iniciais previstas em edital, a Agência Brasileira de Inteligência estaria atuando com apenas de 30% do seu quadro, enquanto há previsão orçamentária na Lei Orçamentária Anual (LOA) para a convocação de novos servidores.

Ou seja, o órgão poderia fazer mais convocações para suprir o déficit. Os dados são apresentados pela Comissão de Aprovados da Abin, grupo que pede ao órgão que sejam realizadas essas chamadas. 

FOLHA DIRIGIDA questionou a Abin sobre a perspectiva para novas contratações e sobre o déficit, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria. Em julho, o órgão decidiu suspender o prazo de validade do concurso realizado em 2018, tendo como base a Lei Complementar nº 173/2020. 

A LC suspende a vigência dos concursos homologados a partir do dia 20 de março, quando foi decretado o estado de calamidade pública em razão da pandemia. Esses prazos suspensos serão retomados a partir do término do período de calamidade, previsto para o dia 31 de dezembro.

Concurso Abin 2018
Concurso Abin 2018 ainda pode convocar mais de 500 pessoas
(Foto: Agência Brasil)

Abin convocou 334 aprovados para o CFI até agora

Publicado em janeiro de 2018, o edital do concurso Abin previa, a princípio, o preenchimento de 300 vagas, sendo 280 de nível superior e 20 de nível médio. 

Para graduados os cargos eram de oficial técnico de inteligência (60) e oficial de inteligência (220). As outras 20 vagas foram de nível médio, na carreira de agente de inteligência. 

A primeira turma do CFI do concurso foi formada no primeiro semestre de 2019. De acordo com a Abin, 325 candidatos concluíram o curso no período. Em setembro do ano passado uma segunda turma foi concluída, com 19 pessoas.

Sendo assim, o órgão convocou um total de 334 aprovados para o curso de formação, dentre oficiais de Inteligência, oficiais técnicos de Inteligência e agentes de Inteligência. Ou seja, 34 a mais em relação à oferta inicial de vagas. 

Apesar disso, a Comissão de Aprovadas reforça o déficit de pessoal no quadro do órgão. FOLHA DIRIGIDA questionou a Abin sobre o número exato de cargos vagos, mas ainda não houve retorno. 

► FD NOTÍCIAS: tenha acesso ilimitado ao acompanhamento de concursos

Concurso Abin teve três etapas de avaliação

Considerado um dos mais difíceis do Brasil, o concurso Abin foi composto por três etapas. A primeira compreendia as provas objetiva e discursiva, aplicadas em 2018. 

A segunda etapa abrangeu a prova de capacidade física (somente para os cargos de oficial e agente de inteligência), a avaliação médica, a investigação social e funcional, e a avaliação psicológica.

Por fim, há o CFI -  Curso de Formação em Inteligência -, com dois meses de duração. Os aprovados nas demais provas são convocados para esse curso e, concluíndo as aulas dentro dos critérios estabelecidos no edital, são habilitados para começar a trabalhar na Abin. 

É para esta fase do concurso que os 526 aprovados em cadastro de reserva aguardam as convocações. Eles lembram que a seleção é uma das mais difíceis, com carga teórica é intensa, e pedem o reconhecimento da habilitação obtida nos exames.

Para ser ter uma ideia, de 64 mil pessoas se inscreveram no concurso. De acordo com a Comissão de aprovados, cerca de 40 mil fizeram as provas,  mas menos de mil foram aprovados em todas as etapas.

Assine a Folha Dirigida e turbine os estudos