Às vésperas do início das inscrições, o concurso Adab 2026 foi suspenso. O comunicado foi divulgado pela banca organizadora, o IDCAP, que informou a necessidade de realizar ajustes no edital, especificamente no quadro de vagas.
De acordo com a nota oficial, o concurso ficará temporariamente suspenso para a adequação das oportunidades ofertadas. Em razão dessas mudanças, todo o cronograma do concurso será reavaliado e republicado juntamente com o novo edital.
A banca destacou ainda que todas as atualizações — incluindo a nova versão do edital e o calendário revisado — serão divulgadas nos canais oficiais do concurso, como os sites do IDCAP, da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) e no Diário Oficial do Estado.
Leia o comunicado do concurso Adab na íntegra:
"Informamos que o certame encontra-se temporariamente suspenso para a realização de adequações no edital no que diz respeito ao quadro de vagas. Em razão dessas adequações, o cronograma do concurso será reavaliado e republicado, juntamente com o novo edital. Ressaltamos que todas as atualizações, incluindo a nova publicação do edital e do cronograma, serão devidamente divulgadas na página oficial do certame, disponível nos sites do IDCAP e Saeb e no Diário Oficial do Estado da Bahia. Recomendamos que os candidatos acompanhem regularmente os canais oficiais para obtenção de informações atualizadas".
Qconcursos Folha Dirigida publicará a nova versão do edital, assim que divulgado.
O Qconcursos coloca você no caminho certo para a aprovação. Acesse e confira!

Edital do concurso Adab sofrerá mudanças no quadro de vagas e será republicado
(Foto: Rafael Martins/GOVBA)
Confira como estava o quadro de vagas do concurso Adab
Antes da suspensão, o edital do concurso Adab previa a oferta de 200 vagas imediatas e efetivas, distribuídas entre cargos de níveis médio/técnico e superior.
Do total de oportunidades, 40 vagas eram destinadas ao cargo de técnico em fiscalização agropecuária, de nível médio/técnico. Já as 160 vagas restantes seriam para o cargo de fiscal estadual agropecuário, de nível superior.
As vagas para fiscal estavam organizadas nas seguintes áreas de atuação:
- Defesa Sanitária Animal;
- Defesa Sanitária Vegetal; e
- Fiscal Estadual Agropecuário.
A remuneração inicial prevista no edital era de R$2.924,39, para o cargo de técnico, e de R$7.445,86, para fiscal, ambos com jornada de trabalho de 40 horas.
Com a suspensão, o quantitativo e a distribuição das vagas poderão sofrer alterações, o que será confirmado apenas com a publicação do novo edital.
→ Tem dúvidas sobre qual área de concurso público tem mais a sua cara? Faça o teste e descubra!
Estrutura de provas não deve mudar, mas datas serão revisadas
Apesar da suspensão do concurso Adab, a expectativa é de que a estrutura das etapas de avaliação seja mantida, conforme previsto no edital originalmente publicado.
No entanto, as datas das provas devem ser alteradas em função da revisão do cronograma.
De acordo com o edital suspenso, os candidatos seriam avaliados inicialmente por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, aplicada a todos os cargos.
A avaliação objetiva deve continuar com a cobrança de 80 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:
- Língua Portuguesa: 15 questões;
- Informática: 15 questões;
- Legislação: 10 questões; e
- Conhecimentos Específicos: 40 questões.
Para ser aprovado nessa etapa, o candidato deveria alcançar, no mínimo, 60% da pontuação total.
Além disso, o concurso previa uma prova discursiva, também eliminatória e classificatória, consistente na elaboração de uma redação dissertativo-argumentativa.
Para o cargo de fiscal estadual agropecuário, haveria ainda uma prova de títulos, de caráter exclusivamente classificatório.
As provas objetiva e discursiva estavam inicialmente marcadas para o dia 26 de abril, data que deverá ser alterada após a republicação do edital e do novo cronograma.
Veja também:
► Prepare-se para os concursos Centro-Oeste 2026; confira os editais abertos e previstos!
► Confira aqui o TOP CONCURSOS 2026 e saiba o que vem por aí























