Concurso Aeronáutica: publicado edital com 234 vagas de nível superior
A Aeronáutica publicou o edital com vagas para o Quadro de Oficiais da Reserva de 2° Classe. São 234 vagas para diversas áreas. Confira!
Autor:
Publicado em:15/12/2020 às 15:52
Atualizado em:15/12/2020 às 15:52
O comando da Aeronáutica divulgou o edital do processo seletivo para profissionais de nível superior para prestação de Serviço Militar Voluntário temporário, com ingresso para 2021. A oferta é de 234 vagas, distribuídas por diferentes áreas.
As vagas são para ingresso no Quadro de Oficiais da Reserva de 2° Classe da Aeronáutica (QOCon 1-2021). A maior parte das oportunidades é para atuação no setor de Administração. Neste caso, são oferecidas 105 chances.
Já para Tecnologia, há vagas para diversas especialidades. Entre elas: Banco de Dados (cinco), Business Inteligence (duas), Desenvolvedor PHP (uma), Análise e desenvolvimento Java (23), Segurança da Informação (duas) e Gerência de Projetos (três).
Além de Analista de Teste (uma), Desenvolvimento Ágil (uma), Análise de Requisitos (duas), Administração de Dados (duas), Governança de Dados (uma) e Arquitetura de Software (uma).
Ainda são oferecidas chances para as áreas de Serviços Jurídicos (77) e Veterinária (oito).
Os aprovados no concurso ingressarão nos quadros da Aeronáutica como Aspirantes a Oficial. O soldo para a função é de R$7.315.
Vagas estão distribuídas por diferentes localidades
As oportunidades estão distribuídas por unidades da Aeronáutica em oito Organizações Militares responsáveis. Entre elas:
SEREP – Belém
Alcântara;
Belém;
Novo Progresso;
SEREP – Brasília
Anápolis;
Brasília;
SEREP – Canoas
Canoas;
Curitiba;
Florianópolis;
Santa Maria;
SEREP – Manaus
Boa Vista;
Manaus;
Porto Velho;
SEREP – Recife
Natal;
Recife;
Salvador;
SEREP – Rio de Janeiro
Barbacena;
Lagoa Santa;
Rio de Janeiro;
SEREP São Paulo
Campo Grande;
Guaratinguetá;
Pirassununga;
São José dos Campos ; e
São Paulo.
Os endereços e contatos das Organizações Militares onde há oferta de vagas estão disponíveis no edital de abertura do concurso.
Inscrições do concurso serão abertas no próximo dia 21
Os interessados na seleção poderão se candidatar a partir das 10 horas do dia 21 de dezembro, no site da própria Aeronáutica. Os cadastros poderão ser realizados até as 23h59 do dia 2 de janeiro de 2021.
Para concorrer, é preciso ter diploma de graduação na área desejada, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. Os candidatos também devem ter idade de até 40 anos na data da incorporação na Aeronáutica. Além disso, há outras especificações acerca de cumprimento de serviço militar, dentre outras obrigações.
As vagas podem ser concorridas por candidatos de ambos os sexos. Não será cobrada taxa para participação.
Os candidatos serão avaliados por meio de oito etapas. Sendo elas:
Entrega de Documentos (ED);
Validação Documental (VD);
Avaliação Curricular (AC);
Concentração Inicial (CI);
Inspeção de Saúde (INSPSAU) e Avaliação Psicológica (AP);
Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
Concentração Final (CF); e
Habilitação à Incorporação (HI).
Na etapa de entrega de documentos, os concorrentes deverão apresentar o formulário de solicitação de inscrição, além dos documentos necessários para a avaliação curricular. A data e local de entrega dos comprovantes serão especificados posteriormente em um edital de convocação.
Candidatos passarão por avaliação curricular e teste físico
A avaliação curricular valerá até 100 pontos e levará em consideração a experiência profissional e a formação do candidato. Serão considerados válidos comprovantes de pós graduação, cursos e certificações na área de atuação e documentos que comprovem a experiência profissional.
Os aprovados vão avançar para a etapa de Concentração Inicial, cujo intuito é fornecer aos concorrentes mais informações sobre as fases seguintes da seleção. Entre elas, o Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, onde serão cobradas as atividades de:
Flexão e extensão dos membros superiores com apoio de frente sobre o solo – os homens deverão concluir 13 repetições e as mulheres nove;
Flexão do tronco sobre as coxas – serão 25 repetições para homens e 15 para mulheres; e
Corrida de 12 minutos – a distância será de 1.900m para homens e 1.600m para mulheres.
Os aprovados no concurso para temporários da Aeronáutica ingressarão no Quadro de Oficiais da Reserva de 2° Classe para suprir a necessidade de Oficiais para exercício de funções especializadas, de caráter temporário.
Os selecionados passarão por um período de Estágio Probatório, com duração de 12 meses, contados a partir de sua data de incorporação. Esse período de 12 meses é prorrogável por até 8 anos e respeitando a idade limite de até 45 anos para permanência nos quadros de temporários da Aeronáutica.