Concurso Agepar: após 17 anos de criação, governo convoca aprovados

O Governo do Paraná anunciou a convocação dos aprovados no concurso Agepar 2018. Serão 46 convocações somente neste ano.

Autor:
Publicado em:03/10/2019 às 06:30
Atualizado em:03/10/2019 às 06:30

Criada há 17 anos, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná ganhou os seus primeiros servidores. Na quarta-feira, 2, o governador do estado, Carlos Massa Ratinho Junior, assinou o decreto de nomeação dos 20 primeiros aprovados no concurso Agepar 2018.

Foram chamados oito profissionais para o cargo de auxiliar de regulação, de nível médio, e 12 para especialista em regulação, de nível superior. Além destes, o governo anunciou que, nos próximos meses, o quadro será ampliado com a convocação de mais 26 servidores aprovados no concurso Agepar.

A Agepar funcionava até agora com um quadro de cargos comissionados, sem um corpo técnico efetivo. Entre as funções da agência está a regulação e fiscalização dos serviços públicos de infraestrutura de responsabilidade do Governo do Paraná, que são operados por empresas públicas ou privadas. 

"Este grupo técnico dá independência a agência e amplia as garantias ao cidadão de que o serviço prestado está sendo regulado de forma séria, com um cálculo técnico do valor cobrado", afirmou Ratinho Junior.

Governador anuncia convocações no concurso Agepar (Foto: Arnaldo Alves/AEN-PR)
Candidatos do concurso Agepar tomam posse
(Foto: Arnaldo Alves/AEN-PR)

 

O governador explicou ainda que o Paraná dará um salto nos próximos anos em serviços concedidos à iniciativa privada, o que torna imprescindível a atuação da Agepar. "O Paraná sai na frente, se modernizando para que o cidadão tenha o maior respaldo possível. Tudo o que for sair de concessões no estado precisa do aval da regulação da Agepar", destacou.

A engenheira civil, Mariana Ribeiro Facundo de Souza, foi uma das profissionais aprovadas por concurso público e tomou posse nesta quarta-feira, 2, na Agepar. Ela exercerá o cargo de especialista em regulação.

"Estamos todos aqui bem motivados para ajudar na modernização do estado. A Agepar pode ser uma agência muito forte, unindo independência com tecnicidade", afirmou.

Veja também:

Concurso Agepar ofereceu 20 vagas mais reserva

Em janeiro de 2018, a Agência Reguladora do Paraná (Agepar-PR) divulgou o edital do seu primeiro concurso público. Ao todo, foram oferecidas 20 vagas imediatas mais formação para cadastro reserva, que será usado nos próximos meses, segundo o Estado do Paraná. 

As oportunidades foram distribuídas por cargos dos níveis médio e superior, sendo eles auxiliar de regulação (oito vagas) e especialista em regulação (12), respectivamente. O vencimento inicial era de R$2.289,79 e R$6.869,29, respectivamente.

Inicie seus estudos para concursos

As vagas de especialista em regulação foram distribuídas pelos seguintes cargos: advogado (duas vagas); contador (uma); economista (uma); engenheiro civil (duas); engenheiro ambietal sanitarista (uma); analista de informática (uma); administração (uma); e outra formação (três).

O concurso Agepar 2018 foi organizado pela Fundação de Apoio do Desevolvimento da Universidade Estadual de Londrina (Fauel). Os candidatos foram avaliados por provas objetivas (todos os cargos), discursivas (advogado), de títulos e curso de formação (superior).