Ótima notícia para os aprovados no concurso Agepen CE, realizado em 2017. O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou nesta sexta-feira, 8, a autorização imediata de todos os últimos classificados na seleção para policial penal (antigo agente penitenciário).
A informação foi divulgada durante transmissão feita pelo Instagram oficial do governador, em conjunto com o secretário Mário Albuquerque (secretário de Administração Penitenciária do Ceará).
"Essas equipes vão reforçar a equipe que já está sendo treinada para iniciar o trabalho na nova unidade prisional, a CPPL 6 (Casa de Privação Provisória de Liberdade), que já está pronta, com capacidade para mil presos, na Região Metropolitana", destacou Camilo.
A primeira turma do Curso de Formação Profissional (CFP) tomou posse em julho de 2018, com mais de mil policiais assumindo o cargo. Na época, outros 695 candidatos seguiram para formação de cadastro reserva.
Já em setembro de 2019, Camilo anunciou a convocação da última turma de agentes. Com a nova convocação e futura posse dos últimos aprovados, serão mais de mil profissionais reforçando a segurança penitenciária do estado.
Quer saber como foi o último concurso para Secretaria Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará - a Sejus CE? Acompanhe o menu abaixo e fique por dentro da seleção!
O que você precisa saber sobre o concurso Agepen CE:
concurso Agepen CE (Foto: site do Governo do Ceará)
Concurso Agepen 2017 reuniu mais de 76 mil inscritos
Publicado em julho de 2017, o edital de abertura do concurso para a Secretaria Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus CE) ofertou mil vagas para a carreira de agente penitenciário (atual policial penal).
► Concurso PM PI: Assessoria explica atraso e prevê edital até dia 30
Na época, a remuneração oferecida foi de R$3.747,29, mas vale lembrar que esse valor pode ter sofrido reajustes ao longo dos anos.
As vagas do concurso Agepen CE estão distribuídas pelas seguintes regiões metropolitanas:
- Fortaleza;
- Litoral Oeste;
- Sobral/Ibiapaba;
- Sertão dos Inhamus;
- Sertão Central;
- Baturité;
- Litoral Leste/Jaguaribe; e
- Cariri/Centro Sul.
Para concorrer ao cargo, era necessário ter ensino médio completo. De acordo com o Governo do Ceará, a Sejus por meio do Instituto AOCP - instituição responsável pelo concurso - registrou 76.906 candidatos inscritos.
Concurso Agepen CE contou com cinco etapas
A seleção foi composto por duas fases, sendo a primeira constituída por prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.
Na prova objetiva, os candidatos responderam 60 questões sobre Língua Portuguesa, Noções de Informática, Noções de Direito, Direitos Humanos e Cidadania, Legislação Especial e Conhecimentos Específicos.
Já a segunda fase foi composta por cinco etapas, todas eliminatórias: inspeção de saúde, avaliação de capacidade física, teste psicológico, investigação social e funcional, e o curso de formação pessoal.
Resumo do concurso Agepen
- Órgão: Secretaria Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará - a Sejus CE
- Banca: Instituto AOCP
- Cargos: policial penal (antigo agente penitenciário)
- Requisitos: ensino médio completo
- Vagas: 1.000
- Salários: R$3.747,29 (referente a 2017)
- Link para o edital

















