O resultado das provas discursivas da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) será publicado nesta sexta-feira, 23. Os candidatos terão acesso às notas preliminares ao espalho de correção.
Também ficará disponível o espelho da prova de cada candidato, em PDF, com a imagem digitalizada da prova discursiva, para os blocos de 1 a 7, e da redação, para os blocos 8 e 9, de acordo com o que foi entregue pela pessoa no dia da avaliação.
A lista com o resultado das provas discursivas, com o número de inscrição e nota preliminar será divulgada em edição extra do Diário Oficial da União.
O candidato também conseguirá acessar as informações, de forma detalhada, a partir das 18h pela área do candidato, no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do concurso.

CNU divulga notas preliminares das provas discursivas
(Foto: Divulgação)
A área do resultado mostra como a banca corrigiu, seguindo os critérios do edital. A correção aparecerá separada por itens, como: conteúdo, argumentação, clareza, organização do texto e domínio do tema. Em cada item, será incluída a nota que a pessoa recebeu.
O ano do aprovado começa com método. Clique aqui e saiba como!
CNU 2025: entenda os critérios de avaliação das discursivas
A prova discursiva foi corrigida com base nos critérios estabelecidos abaixo, que variam conforme o nível de escolaridade.
- Conhecimentos Específicos (50% da nota total para nível superior): considerada a capacidade de a pessoa candidata mobilizar conceitos, técnicas e práticas próprias das Áreas de Conhecimento contempladas pelo respectivo Bloco Temático. Foram observados aspectos como a compreensão e o desenvolvimento dos temas propostos, a adequação conceitual, a pertinência em relação ao assunto abordado e o atendimento aos tópicos solicitados.
- Domínio da Língua Portuguesa (50% da nota para nível superior e 100% para nível médio): na avaliação do uso da Língua Portuguesa foi analisada a capacidade de a pessoa candidata de empregar a norma culta, demonstrando domínio ortográfico, gramatical e textual. Foram considerados aspectos como a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), além da coerência e coesão na exposição das ideias.
Apenas o texto transcrito na folha definitiva foi considerado para correção.
Foi atribuída nota zero à prova escrita de forma diversa ao especificado no enunciado, à prova em branco e à prova que apresentou letra ilegível ou fugiu do tema.
Provas discursivas foram aplicadas em dezembro
As provas discursivas da segunda edição do Concurso Nacional Unificado foram aplicadas no dia 7 de dezembro do ano passado, em 228 cidades espalhadas pelo país.
Dos 42 mil convocados para a etapa, 8.500 não compareceram, representando 20% de abstenção.
Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o número de faltosos ficou dentro do esperado para concursos com duas etapas.
Para os cargos de nível médio, a prova discursiva consistiu em uma redação dissertativo-argumentativa, no valor total de 30 pontos.
Já para cargos de nível superior, a prova foi composta por duas questões, valendo 22,5 pontos cada, totalizando 45 pontos. Os textos tiveram que ter até 30 linhas.
CNU 2025 tem oferta superior a 3 mil vagas
A segunda edição do Concurso Nacional Unificado oferece o total de 3.652 vagas. As oportunidades são para cargos de níveis médio, técnico e superior, com salários iniciais de até R$18,7 mil.
A primeira fase do concurso, a prova objetiva, foi realizada no dia 5 de outubro em 288 cidades brasileiras.
Mais de 760 mil inscritos eram esperados, no entanto, de acordo com a ministra Esther Dweck, a porcentagem de faltosos foi de 42,8%.
Para os candidatos aos cargos de nível médio, foram cobradas 68 questões de múltipla escolha.
Enquanto para os de nível superior foram 90 perguntas, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 60 de Conhecimentos Específicos.

















