Concurso Agepen-DF forma comissão para retomar seleção de 2014

Candidatos remanescentes do concurso Agepen 2014 serão convocados para realizar a última fase da seleção.

Autor:
Publicado em:11/03/2020 às 09:17
Atualizado em:11/03/2020 às 09:17

Saiu no Diário Oficial do Distrito Federal desta quarta-feira,11, a comissão que dará prosseguimento ao concurso Agepen 2014. O documento é uma continuidade da publicação feita em fevereiro, que autoriza a retomada do concurso para Agentes de Execução Penal.

A autorização divulgada no mês passado é respaldada por uma decisão do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), publicada ano passado – a Decisão Nº 3720 –, dando aval ao Governo do Distrito Federal (GDF) para a convocação dos candidatos remanescentes do concurso. 

Sendo assim, todos os 2.123 candidatos, que alcançaram a nota de corte mínima prevista no edital, poderão ser convocados para a realização das etapas do concurso. O quantitativo foi confirmado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal

Agora, a comissão criada será constituída por dois membros, titular e suplente, das seguintes unidades internas da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal:

I - Subsecretaria de Administração Geral - SUAG/SSP;
II - Subsecretaria do Sistema Penitenciário - SESIPE/SSP;
III - Subsecretaria de Ensino e Valorização Profissional - SEVAP/SSP;
IV - Coordenação de Gestão de Pessoas - COGEP/SSP; e
V - Escola Penitenciária do Distrito Federal - EPEN/DF

O andamento do concurso, contando com a homologação e o resultado final, será concluído em cinco meses. Dessa forma, não irá demorar muito para os candidatos assumirem o cargo. 
 

 

Concurso Agepen: candidatos passarão por quatro testes
 

Todos os candidatos remanescentes do concurso Agepen 2014, que ainda serão convocados, passarão por quatro etapas de avaliação. Confira:
 

  • Teste físico;
  • Teste psicológico;
  • Investigação social; e
  • Curso de formação.
     

A última fase, composta pelo Curso de Formação, terá duração de 60 dias. Após aprovação nesta fase, o candidato estará apto para assumir o cargo.

De acordo com publicação feita no site da SSP-DF, o secretário de segurança do Distrito Federal, delegado Anderson Torres, afirmou que o reforço de novos agentes é uma prioridade do órgão desde o último ano, e é importante para o funcionamento do presídios que serão inaugurados.
 

“Os aprovados em todas as fases poderão atuar nos quatro novos Centros de Detenção Provisória (CDPs), que serão inaugurados ainda neste ano”.

 

Concurso Agepen forma comissão para retomada da seleção de 2014
(Foto: Ariel Gomes/Governo do Ceará)


Relembre como foi o último concurso para Agepen DF
 

No edital do concurso Agepen 2014, os candidatos passaram por duas fases de avaliação. A primeira foi composta por quatro etapas. Foram elas:

  • Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Teste de aptidão física, de caráter eliminatório;
  • Avaliação psicológica, de caráter eliminatório;
  • Sindicância de vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório.

Os aprovados em todas as etapas foram convocados para a segunda fase que consistia em um curso de formação. Esta também tinha caráter eliminatório.

A prova objetiva do concurso foi composta por 150 questões, do tipo certo ou errado. Os itens foram distribuídos pelas disciplinas de Conhecimentos Básicos (50) e Conhecimentos Específicos (100).

O exame de Conhecimentos Básicos abordou conteúdos de Língua Portuguesa, Atualidades, Noções de Informática e Raciocínio Lógico. Já os itens de Conhecimentos Específicos cobravam conteúdos de noções de Direito: Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal e de Direitos Humanos.

Para ser considerado aprovado na avaliação, os candidatos deveriam atender aos seguintes critérios:

  • Obter pontuação maior ou igual que 10 pontos em Conhecimentos Básicos;
  • Obter pontuação maior ou igual que 40 pontos em Conhecimentos Específicos;
  • Obter pontuação maior ou igual que  60 pontos na prova objetiva.

Os aprovados foram convocados para a etapa de teste físico. O objetivo do exame era avaliar a capacidade mínima do candidato para suportar as exigências da prática de atividades físicas e demais exigências próprias do cargo. A prova contou com as seguintes atividades: 
 

Masculino Feminino
Flexão dinâmica de braço na barra fixa: cinco repetições Flexão estática de braço na barra fixa: 10 segundos
Flexão Abdominal: 35 repetições, realizadas de forma ininterrupta Flexão Abdominal: 28 repetições, realizadas de forma ininterrupta
Corrida de 12 minutos: 2.300 metros Corrida de 12  minutos: 1.900 metros

 

Agepen tem novo concurso previsto com 1.179 vagas

 

autorização do concurso foi publicada no dia 10 de fevereiro. Foram autorizadas 1.179 vagas, sendo 400 imediatas e 779 para formação de um cadastro de reserva. Segundo consta na portaria autorizativa, o provimento das vagas ficará condicionado a: 

  • Existência de vagas na data de publicação do edital de abertura das inscrições para o concurso público; e
  • Declaração do ordenador de despesa da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal, quando do provimento dos cargos, sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos.

De acordo com o órgão, a realização do concurso dependerá de disponibilidade financeira e orçamentária na Agepen DF. A previsão é de que o provimento das vagas imediatas ocorra em julho de 2021.

Botão com link de assinatura

Já as oportunidades destinadas à formação do cadastro de reserva serão preenchidas da seguinte forma: 400 vagas no ano de 2022 e 379 vagas em 2023.

Para o secretário de Segurança Pública do DF, delegado Anderson Torres, os novos agentes vão garantir melhores condições de trabalho e de segurança aos atuais profissionais.  

“Ter expectativa de reforço no quadro de profissionais da Segurança Pública é sempre animador. Estamos sempre pensando à frente quanto a estratégia de melhora e otimização do Sistema Penitenciário do DF. Próximo passo é encaminhar o edital para apreciação da Procuradoria-Geral do Distrito Federal”, disse o delegado.