Aprovados no concurso AGU tomam posse na próxima segunda, 11
Os 100 candidatos aprovados no concurso AGU serão nomeados na próxima segunda feira, 11, em solenidade.
Autor:
Publicado em:01/11/2019 às 12:23
Atualizado em:01/11/2019 às 12:23
No dia 11 de novembro, a Advocacia-Geral da União vai nomear, em solenidade de posse, 100 novos servidores aprovados em concurso AGU. A publicação foi feita nesta quinta-feira, 31, no Diário Oficial da União.
A solenidade de posse será realizada na sede II da AGU em Brasília. Foram aprovados candidatos nos seguintes cargos:
Administrador (48 aprovados);
Analista Técnico-Administrativo (10);
Arquivista (2);
Bibliotecário (1);
Contador (32);
Técnico em Assuntos Educacionais (2);
Técnico em Comunicação Social (5).
As listas com os documentos e exames médicos necessários para a posse serão disponibilizadas no site da AGU. Os candidatos aprovados passarão por um curso de ambientação entre os dias 11 e 14 de novembro
A lotação da vagas será em Brasília e em outras unidades da AGU espalhadas pelo país. Os candidatos lotados fora de Brasília e que não comparecerem à solenidade deverão tomar posse nas respectivas unidades de lotação.
Lotação da vaga foi escolhida pelos candidatos
Os candidatos aprovados do concurso AGU nos cargos efetivos de administrador, analista técnico-administrativo e contador, puderam escolhar a lotação das vagas, por meio de um requerimento.
90 concorrentes puderam escolher a lotação. No entanto, os dez candidatos aprovados nos cargos de técnico em Comunicação Social, técnico em Assuntos Educacionais, arquivista e bibliotecário não tiveram a opção de escolha.
Isso ocorre porque para esses cargos só contam com uma opção de lotação que é em Brasília, no Distrito Federal.
No mês de maio, a Advocacia-Geral da União informou à FOLHA DIRIGIDA que possui 601 cargos vagos na área de Apoio Administrativo. Já os ocupados chegam a 1.376.
Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, em julho de 2018, a AGU informou que faltavam 547 servidoresem seu quadro de pessoal. Como o concurso ofertou apenas 100 vagas e há um crescimento do número de cargos vagos, as convocações podem chegar ao cadastro de reserva.
Diferentemente do que ocorreu no concurso anterior, em que o número de vagas oferecidas foi maior que o número de convocados, a seleção de 2019 teve autorização para chamar todos os 100 aprovados nas vagas imediatas. No entanto, estas chamadas não devem suprir o atual déficit no órgão.
Com isso, além das 100 vagas ofertadas, é possível que mais 50 oportunidades sejam solicitadas para a formação de cadastro de reserva. Isso ocorreria caso o Ministério da Economia autorizasse o adicional de vagas, tradicional em concursos públicos federais.
Os aprovados no concurso receberão uma remuneração de R$6.661,34, para uma jornada de 40 horas. Os servidores serão contratados de acordo com o regime estatutário, que assegura a estabilidade empregatícia.
A validade do concurso vai até o dia 6 de agosto de 2020, podendo ser prorrogado por mais um ano. Caso isso ocorra, mais aprovados poderão ser chamados até 2021.