O presidente da Casa, Roberto Cidade, afirmou que a equipe responsável por estruturar e supervisionar o concurso está em fase final de organização.
Ele não especificou prazos para os próximos passos, porém prometeu que vai detalhar o cronograma em breve.
“Nosso Grupo de Trabalho tem se reunido e está dando andamento aos trâmites para o concurso desta Casa, que vai sair até dezembro. Estamos tramitando todo o processo e, em breve, vou voltar a esta tribuna para apresentar o cronograma do concurso público, com todas as datas”, afirmou.
Ainda não há uma previsão exata para a posse dos novos servidores, uma vez que o edital pode ser publicado até dezembro. No entanto, a presidência da Aleam espera conduzir todo o processo com agilidade.
O presidente Roberto Cidade destacou que pretende realizar as convocações de forma imediata, ou seja, assim que o concurso for homologado, os aprovados já deverão assumir seus cargos na Assembleia.
"No pós-concurso, vamos convocar os aprovados de imediato. Estamos tendo todo o cuidado para fazer tudo da forma mais transparente e dando o enfoque para os cargos que apresentam maior necessidade. Nosso intuito é ter pessoas preparadas e que possam fortalecer o Poder Legislativo”, disse o presidente.
É importante destacar que esta não é a primeira vez que o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas anuncia o lançamento do novo concurso.
Na última oportunidade, em abril de 2022, ele afirmou que o edital seria publicado ainda naquele ano ou, no máximo, em 2023 – o que não ocorreu.
Na ocasião, ele ressaltou que a realização do certame era necessária devido ao número de aposentadorias e cargos vagos.
Inicie seus estudos no Qconcursos sem pagar nada. Acesse e comece agora!

Presidente Roberto Cidade confirma novo concurso Aleam e confirma convocações imediatas
(Foto: Herick Pereira/Aleam)
A possibilidade de um novo concurso para a Assembleia Legislativa do Amazonas começou a ganhar destaque em 2021, quando o deputado Dermilson Chagas (Podemos) solicitou a revisão do plano de cargos, carreiras e remuneração (PCCR) dos servidores da Casa.
Na visão do parlamentar, a implementação desse plano permitiria que muitos funcionários se aposentassem, abrindo espaço para a renovação do quadro por meio de um novo concurso público.
"Isso vai oxigenar mais a Assembleia e isso ficará no seu marco. Todos irão ficar agradecidos e esse é o pedido que faço a vossa excelência", indicou o deputado ao presidente da Aleam.
Se você quer conquistar a sua vaga no serviço público, precisa estar por dentro de todas as datas importantes – e a gente vai te ajudar com isso. Baixe agora o Calendário do Concurseiro de março!
Última concurso Aleam foi há mais de uma década
A Assembleia Legislativa do Amazonas realizou seu último concurso público em 2011, somando mais de uma década desde a última seleção.
Na ocasião, foram disponibilizadas 132 vagas, além da formação de um cadastro de reserva.
As oportunidades contemplaram cargos de níveis médio e superior, com remuneração podendo alcançar R$11.603,90. O processo seletivo foi conduzido pelo Instituto Superior de Administração e Economia (Isae Amazônia).
Os candidatos passaram por provas objetivas, além de avaliações discursivas e de títulos – estas últimas aplicadas exclusivamente para os cargos de procurador, analista de controle e redator.
Além disso, os concorrentes à especialidade de Educação Física e aos cargos de cinegrafista, radialista, técnico de TV e motorista também foram submetidos a uma prova prática.
