Após receber autorização para preencher 50 vagas, a Agência Nacional de Telecomunicações deu mais um passo para a abertura do concurso Anatel. Nesta sexta-feira, 1º de setembro, foi formada a comissão organizadora da seleção.
A lista de membros foi publicada no Diário Oficial da União. A comissão ficará responsável pela coordenação, estudo, planejamento, acompanhamento e a elaboração dos documentos necessários à instrução processual para a realização do concurso.
A oferta será de 50 vagas na carreira de especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações. Para concorrer, será preciso ter o nível superior completo.
Atualmente, a carreira conta com ganhos iniciais de R$17.071,35, sendo o valor referente ao vencimento inicial mais o auxílio-alimentação, ambos reajustados no início do ano pelo Governo Federal.
Quer garantir a sua vaga em um concurso público? O QConcursos te apresenta o MAIOR COMBO de aprovação já visto! Garanta sua participação na LIVE GRATUITA de setembro e conquiste uma das mais de 100 mil vagas ainda em 2023!
![](https://atreus-prd.qconcursos.com/articles/images/63314027-3292-4720-8549-0c7e3df5b2ec/concurso%20anatel%20(1)%20(1).jpg)
Comissão formada para o concurso Anatel
(Foto: Agência Brasil/André Luís Pires de Carvalho)
Concurso Anatel já está autorizado
O novo concurso da Agência Nacional de Telecomunicações está autorizado desde julho de 2023.
Segundo a autorização, a agência tem até o dia 22 de janeiro de 2024 para realizar a publicação do edital.
As provas deverão acontecer em até dois meses após a publicação documento.
No entanto, como informado pela ministra Esther Dweck à reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos, o objetivo é de que os editais autorizados nesta segunda leva sejam publicados ainda este ano.
Apesar dos prazos definidos na portaria autorizativa, a Anatel ainda pode aderir ao Concurso Nacional Unificado, a ser realizado pelo Governo Federal.
Os órgãos, autarquias e agências, com concursos autorizados, têm até o dia 29 de setembro para confirmar sua participação ou não no processo.
Veja como foi o último concurso Anatel
O último edital do concurso Anatel foi publicado em 2014 e ofertou 100 vagas. Foram 20 vagas para o cargo de técnico administrativo, de nível médio, nas áreas de Administração e Comunicação, e 12 para o técnico em regulação de serviços de telecomunicação.
As outras 68 vagas foram para os cargos de analista administrativo (20) e especialista em regulação de serviços de telecomunicação (48), ambos de nível superior.
O concurso foi organizado pela Cebraspe e foi composto por provas objetivas, discursiva e de títulos.
As provas objetivas foram compostas por 120 questões, divididos entre Conhecimentos Básicos (50) e Específicos (70).