Concurso Anatel tem 50 vagas de nível superior autorizadas

A Agência Nacional de Telecomunicações tem novo concurso Anatel autorizado e edital previsto para este ano, com 50 vagas efetivas de nível superior.

Concursos Previstos
Autor:Juliana Goes
Publicado em:26/07/2023 às 08:11
Atualizado em:31/07/2023 às 04:30

A Agência Nacional de Telecomunicações tem um novo concurso Anatel autorizado. O aval foi publicado nesta quarta-feira, 26, no Diário Oficial da União, após ser anunciado no último dia 18, em coletiva realizada pela ministra da Gestão e Inovação (MGI), Esther Dweck.


Ao todo, a agência poderá preencher 50 vagas na carreira de especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações. Para concorrer, será preciso ter o nível superior completo.


Atualmente, a carreira conta com ganhos iniciais de R$17.071,35, sendo o valor referente ao vencimento inicial mais o auxílio alimentação, ambos reajustados no início do ano pelo Governo Federal.


Conforme o aval publicado no Diário Oficial da União, a Anatel terá até seis meses para publicar o edital, sendo assim, até o dia 22 de janeiro de 2024, com prazo de dois meses após para realizar as provas objetivas.


No entanto, como informado pela ministra Esther Dweck à reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos, o objetivo é de que os editais autorizados nesta segunda leva sejam publicados ainda este ano.


Quer se preparar para concursos? Confira provas passadas da Anatel e inicie seus estudos para essa seleção!

Anatel tem concurso autorizado

(Foto: Agência Brasil/André Luís Pires de Carvalho)


Prepare-se para concursos! Confira as próximas seleções previstas nas regiões:

Veja como foi o último concurso Anatel

O último concurso Anatel foi realizado em 2014, ficando válido até 2017. Ou seja, a agência não pode mais convocar aprovados, sendo necessário realizar uma nova seleção para suprir os cargos vagos.


Em 2014, foram ofertadas 100 vagas. Do total, 20 foram para o cargo de técnico administrativo, nas áreas de Administração e Comunicação, e 12 para o técnico em regulação de serviços de telecomunicação. As funções tinham o nível médio como requisito.


Já no nível superior as vagas foram distribuídas pelos cargos de analista administrativo (20), nas áreas de Arquitetura, Direito e Engenharia Civil, e especialista em regulação de serviços de telecomunicação (48), nas especialidades de Economia e Contabilidade, entre outras.


Com organização do Cebraspe, o concurso foi composto por provas objetiva, discursiva e de títulos.


No exame de múltipla escolha foram cobradas 120 questões, sendo elas de Conhecimentos Básicos (50) e Específicos (70).


Fiquei por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos! Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo.