O nome do Iades já havia sido confirmado no início do mês, quando o ato que autoriza a contratação direta foi publicado no Portal Nacional de Contratações Públicas.
Apesar de o contrato já estar assinado e não haver mais entraves, a ANPD ainda não informou um prazo para a publicação do edital.
Cargos do concurso Iades para temporários
O concurso ANPD contará com a oferta de 213 vagas temporárias, destinadas a candidatos com níveis médio e superior. As oportunidades serão distribuídas da seguinte maneira:
Nível médio
- 11 vagas para funções de apoio técnico com formação específica.
Nível superior
- 51 vagas para atividades de suporte técnico;
- 101 vagas para funções com demandas intelectuais mais complexas;
- 50 vagas para cargos de alta complexidade, voltados à área gerencial, Tecnologia da Informação, Engenharia e demais especialidades sênior.
Os salários, jornada de trabalho e demais informações dos cargos ainda não foram confirmados.
A Vitalícia do Qconcursos voltou! Mude agora o seu futuro e nunca mais invista em outro preparatório.

ANPD define banca para novo concurso com vagas temporárias
(Foto: Divulgação)
Concurso ANPD: estrutura das provas é definida no ETP
A estrutura do próximo concurso da Autoridade Nacional de Proteção de Dados já está definida. As informações constam no Estudo Técnico Preliminar (ETP), documento que embasaou o processo de contratação da banca organizadora.
De acordo com o ETP, a seleção temporária contará com as seguintes etapas de avaliação:
- Prova objetiva: aplicada a todos os candidatos;
- Avaliação de títulos: exclusiva para os cargos de nível superior;
- Avaliação biopsicossocial: destinada a pessoas com deficiência;
- Procedimento de heteroidentificação: para candidatos autodeclarados negros.
As provas objetivas deverão conter entre 60 e 80 questões de múltipla escolha, com número variável conforme o cargo escolhido.
A aplicação das avaliações ocorrerá em seis capitais brasileiras:
- Belo Horizonte (MG)
- Brasília (DF)
- Goiânia (GO)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Salvador (BA)
- São Paulo (SP)
ATENÇÃO: editorialmente, Qconcursos Folha Dirigida utiliza o termo concurso público sempre que uma seleção é ou pode ser composta por provas objetivas.
ANPD quer quadro próprio e planeja concurso ainda em 2025
Instituída em 2020, a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) está em processo de estruturação para formar seu quadro efetivo de servidores e, com isso, viabilizar a realização do primeiro concurso público da autarquia.
Atualmente, a agência atua com profissionais cedidos de outros órgãos da Administração Pública. No entanto, de acordo com o diretor-presidente da ANPD, Waldemar Gonçalves, esse modelo tem se mostrado insuficiente para atender às crescentes demandas do órgão.
Durante audiência pública no Senado, Gonçalves destacou a dificuldade em manter profissionais sem um quadro próprio:
"Iniciamos com 36 posições e hoje temos 119 profissionais requisitados. A requisição nos permite trazer pessoas com o perfil adequado para trabalhar na autoridade, mas, sem cargos e funções próprias, a rotatividade é alta. Não conseguimos mantê-los por muito tempo", disse Waldemar Gonçalves.
Um dos principais gargalos é a área de fiscalização, que atualmente conta com apenas quatro servidores cedidos.
Para formar uma equipe técnica estável e permanente, será necessário que a ANPD formalize a solicitação de criação de cargos e encaminhe o pedido para apreciação e aprovação do Congresso Nacional.
→ Baixe grátis o Calendário do Concurseiro de Abril e tenha em mãos um guia completo para estruturar sua preparação e aumentar suas chances de aprovação.
Concurso ANPD pode ser realizado em 2025
A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 prevê a criação e o provimento de 48 cargos para a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Com a aprovação do orçamento e a validação da proposta pelo Congresso Nacional, a realização do primeiro concurso público para efetivos da autarquia pode ocorrer em breve.
O número de vagas corresponde ao quantitativo previsto no anteprojeto de lei que trata da estruturação da carreira dentro da agência.
Apesar da previsão, a LOA não especifica quais cargos ou áreas serão contemplados, limitando-se a indicar uma estimativa de novas contratações no setor público.
