Foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 13 de janeiro, a portaria com a nomeação de 32 excedentes no concurso ANTT de 2023.
Os aprovados são para os cargos de especialista em regulação de serviços de transportes terrestres.
Com a nomeação divulgada em diário, os convocados agora terão 30 dias para tomar posse do cargo.
O salário inicial do especialista será de R$17.726,42, a partir de 2026. Ao final da carreira, o salário do servidor poderá chegar a R$29 mil.
O concurso ANTT de 2023 foi homologado em outubro de 2024 e ficará válido até outubro de 2026, podendo a seleção ser prorrogada uma única vez e por igual período, a critério da Administração.
Sob organização do Cebraspe, a seleção de especialista contou com 50 oportunidades.
Foi aprovado com a ajuda do Qconcursos? Ao contar sua história, você inspira outros concurseiros e ainda pode ganhar um brinde exclusivo. Envie aqui!
Autarquia tem interesse em mais provimentos
Em maio de 2025, a Diretoria Colegiada da ANTT autorizou o envio de uma nova proposta de concurso público para a Agência Nacional de Transportes Terrestres.
Anualmente, os órgãos, autarquias e agências federais têm até o dia 31 de maio para o envio de novos pedidos de concursos públicos ao governo, objetivando o provimento no ano seguinte.
Conforme indicado em documento acessado pelo Qconcursos Folha Dirigida, o pedido seria para 381 vagas nas seguintes carreiras:
- especialisra em regulação de serviços de transportes terreses: 100 vagas;
- analista administrativo: 50 vagas;
- técnico em regulação de serviços de transportes terrestres: 170 vagas; e
- técnico administrativo: 61 vagas.
Enquanto os especialistas e analistas exigem formação de nível superior, as carreiras de técnico são de nível médio.
Vale destacar que a movimentação pelo novo pedido de concurso público ocorreu antes dos provimentos de vagas excedentes divulgados nesta terça-feira, 13 de janeiro.
Além disso, no caso de técnicos, a ANTT participa do Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025. Para a autarquia, o CNU oferece 50 vagas para técnico em regulação.
Janeiro é o mês de começar! Garanta o plano completo do Qconcursos e saia na frente em 2026.

Concurso ANTT divulga nomeação de aprovados excedentes do edital de 2023
(Foto: Divulgação)
Aprovado no concurso ANTT revela rotina de estudos
Mudar de vida! É isso que motiva muitos a prestarem concursos. Com Paulo Alipius não foi diferente: após quatro anos de estudo, ele conquistou o 9º lugar no concurso ANTT para Especialista em Regulação de Transportes Terrestres.
Entre 2020 e 2024, foram 15 concursos e sete aprovações. A maioria foi em cadastro de reserva, até chegar a convocação na agência reguladora.
Pai de família e de origem humilde, Paulo conciliava dois empregos e estudava nas madrugadas para alcançar estabilidade e previsibilidade financeira.
“Tinha que trabalhar até as 21h e estudar das 22h até umas 2h ou 3h da manhã. Às vezes estendia até 4h”, contou.
A rotina de estudos de Paulo foi intensa desde o início: expediente das 8h às 18h, segundo trabalho até 22h ou 23h e, a madrugada, era dedicada a preparação para concursos.
Confira a entrevista completa no vídeo abaixo:















