Concurso Araruama-RJ divulga resultado da avaliação psicológica

Saíram os resultados preliminares da avaliação psicológica do concurso para a Prefeitura de Araruama, no Rio de Janeiro.

Autor:
Publicado em:11/12/2019 às 14:48
Atualizado em:11/12/2019 às 14:48

Já estão disponíveis no site do Instituto INCP, organizador do concurso Araruama-RJ, o resultado da avaliação psicológica aplicada aos concorrentes às vagas da guarda municipal. As avaliações foram realizadas nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro.

O objetivo dessa etapa é identificar aspectos psicológicos do concorrente, por meio da análise de características cognitivas e de personalidade. Os testes foram aplicados por psicólogos registrados no Conselho Regional de Psicologia.

Durante a prova foi analisado se o candidato tinha traços de personalidade incompatíveis à função de guarda civil. Os principais traços considerados incompatíveis, são:

  • Descontrole emocional;
  • Descontrole da agressividade;
  • Descontrole da impulsividade;
  • Alterações acentuadas da afetividade;
  • Dificuldade acentuada para estabelecer contato interpessoal;
  • Funcionamento intelectual abaixo da média, associado ao prejuízo no comportamento adaptativo e desempenho deficitário de acordo com sua idade e grupamento social.

A etapa tem caráter eliminatório, de acordo com o resultado, os candidatos podem ter sido classificados como indicado, contra indicado ou faltante. Os que não foram aprovados na avaliação psicológica ainda poderão conhecer as razões de sua não recomendação na etapa de entrevista devolutiva. 

O concorrente poderá comparecer à entrevista acompanhado, ou não, de um psicólogo. O agendamento está marcado para o próximo dia 15. Já o resultado final da avaliação psicológica será publicado no dia 26 de dezembro.

O concurso Araruama-RJ oferece 100 vagas para o cargo de guarda municipal. A função exige o ensino médio completo.

Prefeitura de Araruama-RJ
Seleção para guarda municipal chega às etapas finais
(Foto: Reprodução/Facebook)

Concurso Araruama-RJ ofereceu vagas para diversos outros cargos

Além dessas, a prefeitura ofertou outras 1.918 vagas, distribuídas por cargos de todos os níveis de escolaridade. Dentre as oportunidades havia chances de vigia, maqueiro, cuidador, instrumentador cirúrgico, oficial administrativo, técnico em Raio-X, técnico em Enfermagem, dentista, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico, entre outras.

Os candidatos do concurso foram avaliados por meio de provas objetivas. Os exames foram realizados em dois fins de semana, de acordo com o cargo concorrido e nível de escolaridade.

As provas para os níveis fundamental e médio contaram com 40 questões. Já as de nível superior foram compostas por 50 itens. O conteúdo das avaliações variou de acordo com a função.

Foram cobrados itens de Língua Portuguesa, Matemática (Raciocínio Lógico), Conhecimentos Gerais/locais, Legislação Municipal, Noções de Saúde Pública, Conhecimentos Básicos de Informática e Conhecimentos Pedagógicos.

Além dos concorrentes às vagas da guarda civil, que foram submetidos a um teste de aptidão física e avaliação psicológica, também houve mais etapas de seleção para outros cargos. Esse foi o caso dos candidatos às vagas do Magistério que passaram por uma avaliação de títulos.

Prefeitura já iniciou as convocações de aprovados no concurso

Os resultados finais dos cargos listados no primeiro edital publicado pela prefeitura já foram homologados. A prefeitura já divulgou, inclusive, quatro editais de convocação. O último deles, publicado no dia 2 de janeiro, listou aprovados na função de agente de serviços gerais leves.

Concurso Araruama-RJ: sai resultado definitivo para o Magistério

Concurso Araruama-RJ: sai resultado final das provas objetivas

Esses aprovados ainda passarão por uma fase de exames médicos, que serão realizados entre os dias 11 e 20 de dezembro, 8h às 11h e das 14h às 17h. Os exames serão feitos pela empresa Emprehmet, localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº 463, Sala 01, Centro, Araruama-RJ.

O objetivo dos exames será verificar a aptidão física e mental do concorrente para o exercício das atribuições exigidas pelo cargo. O agendamento da avaliação deverá ser feito por e-mail, diretamente com a Emprehmet.

Ainda será publicado o dia e local da nomeação e posse dos candidatos, após a etapa de entrega de documentos e avaliação médica. Serão empossados os que atenderem às exigências tanto na entrega da documentação, quanto nos exames de admissão.