Concurso Assembleia Legislativa-CE: comissão organizadora é formada
Foi formada a comissão organizadora do concurso Assembleia Legislativa do Ceará, que tem 100 vagas previstas para o novo edital.
Autor:
Publicado em:03/11/2019 às 15:40
Atualizado em:03/11/2019 às 15:40
O novo concurso da Assembleia Legislativa do Ceará já tem sua comissão organizadora formada. A equipe foi instituída pela mesa diretora e divulgada na última sexta-feira, 1, no Diário Oficial do Estado. Com os membros escolhidos, o próximo passo é a escolha da banca organizadora.
Ao todo, seis servidores ficarão responsáveis pelo concurso AL-CE, sendo eles: Marcus Vinícius Melo Cruz, como presidente, e os membros Josaina Menezes Fontenelle Sousa, Marcelo Maia Fernandes, Édipo Henrique Pessoa de Oliveira, Gustavo Sampaio Brasilino de Freitas e Maria Luiza dos Santos Veras.
De acordo com a publicação no Diário Oficial, a equipe deverá cuidar da elaboração do projeto básico do edital, definindo o quantitativo e os requisitos dos cargos a serem providos, acompanhar e fiscalizar a execução do concurso pela instituição contratada e julgar os pedidos de isenção de taxa de inscrição, entre outras atividades.
Com a comissão formada, a banca organizadora deverá ser definida em breve. Após a conclusão destas etapas, o edital poderá ser divulgado. A intenção da Assembleia Legislativa do Ceará é abrir oconcurso AL-CEainda este ano. Ao todo, 100 vagas estão previstas!
Concurso AL-CE está aprovado
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado José Sarto (PDT), afirmou que o concurso AL-CE está dentro de um pacote de reorganização e modernização, que foi aprovado pela própria Casa, no dia 31 de outubro.
As 100 oportunidades previstas serão distribuídas por 16 áreas de conhecimento, sendo 70 vagas para o nível superior e 30 de nível médio. Segundo o presidente, o projeto de resolução nº 14/19, de autoria da mesa diretora, abrange ainda a criação de cargos em comissão no Legislativo Estadual.
O presidente acrescentou que a mudança mais importante prevista no projeto é a realização do concurso AL-CE, que abrangerá 16 áreas de conhecimento. Entre elas: Direito, Economia, Administração,Contabilidade, Tecnologia da Informação, Jornalismo, Publicidade, Engenharia Civil, Arquitetura e Letras.
"Isso tudo foi estudado atuarialmente, porque o concurso público tem repercussão para a vida do Tesouro Estadual. O servidor público, passando do estágio probatório, tem direitos, e isso tem repercussão na Previdência. Então a gente tem que fazer a coisa com muita responsabilidade", reforçou.
Outro ponto contemplado no estudo foi a alteração na tabela de vencimento dos servidores. Segundo José Sarto, há um aumento no salário-base.
"Fizemos um estudo financeiro muito rigoroso. Pegamos gratificações, incorporamos ao vencimento-base e comprimimos um pouquinho a carreira", explicou, acrescentando que os níveis de carreira tiveram redução obedecendo à analogia com o Governo do Estado e o Tribunal de Contas do Estado.
Último concurso AL-CE foi há sete anos
Um dos últimos concursos AL-CE ocorreu em 2012. Na época, foram oferecidas 63 oportunidades para o cargo de analista legislativo, com exigência de nível superior completo. Todos os aprovados nas vagas imediatas foram convocados.
Os servidores públicos tinham vencimentos de R$1.260 para jornada de 30 horas. A validade da seleção foi de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. O concurso teve ainda a formação de um cadastro de reserva.
Na época, o Cebraspe foi o organizador e os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, discursivas e de títulos. O exame de múltipla escolha contou com 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 Específicos.