- 50 para a área de Tecnologia da Informação; e
- 50 para as demais áreas relacionadas à Economia e Finanças.
Os servidores deverão atuar em Brasília DF. O documento prevê, ainda, que o ingresso na modalidade de teletrabalho se dará apenas após o cumprimento do estágio probatório de um ano.
Fábio Faiad explicou que o prazo segue uma recomendação do próprio Governo Federal, que proíbe teletrabalho no primeiro ano.
O aval para o novo concurso do Banco Central foi dado em 18 de julho pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
Cronograma prevê banca em outubro e provas até abril
O documento enviado aos servidores também trouxe um provável cronograma, com algumas etapas do concurso. Por exemplo, a contratação da banca está prevista para acontecer em outubro.
Sobre o edital, o calendário cumpre a previsão da portaria autorizativa, ou seja, até 19 de janeiro de 2024.
Mas, vale lembrar que a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, em entrevista exclusiva à Folha Dirigida por Qconcursos, disse que os editais autorizados serão publicados este ano.
O Banco Central também trabalha com outras estimativas:
- aplicação das provas objetivas e discursivas - entre março e abril de 2024;
- realização do Programa de Capacitação (Procap) - entre setembro de outubro de 2024; e
- admissão de novos servidores (posse coletiva) - entre fevereiro e março de 2025.
O Governo Federal divulgou a tabela atualizada com os prazos de provimentos, informando que o Banco Central poderá realizar suas contratações a partir de dezembro.
No entanto, cada órgão tem autonomia para conduzir os seus concursos e a data de convocação dos servidores vai depender da celeridade das etapas.
Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!
Banco Central tem concurso autorizado com 100 vagas e áreas já foram definidas
(Foto: Divulgação/Bacen)
O aval do concurso para o Banco Central visa ao preenchimento de 100 vagas de analista. A carreira é destinada a candidatos com nível superior em qualquer área.
A remuneração desses servidores será de R$21.582,80. Os valores já incluem o novo auxílio-alimentação de R$658, reajustado este ano pelo Governo Federal.
Seguindo as informações da portaria de autorização, o prazo entre a publicação do edital e aplicação das provas será de dois meses.
+ Veja a lista completa de concursos federais autorizados
O aval dado pelo governo, infelizmente, não contempla todas as vagas solicitadas pelo BC. O banco chegou a enviar um pedido ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI) para preencher um total de 545 vagas, entre os seguintes cargos:
- técnico: 110 vagas;
- analista: 410 vagas; e
- procurador: 25 vagas.
No pedido do concurso Bacen, a proposta era para que as vagas autorizadas fossem preenchidas em 2025 e 2026.
No primeiro ano, seriam providos 205 cargos de analista, 55 de técnico e 13 de procurador. Já em 2026, seriam 205 de analista, 55 de técnico e 12 de procurador.
De acordo com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a força de trabalho do Banco Central vem reduzindo significativamente ao longo dos últimos anos.
Vale lembrar que o BC poderá formar um cadastro de reserva e chamar excedentes, até 25% além das vagas iniciais, desde que haja aval do governo.
Último concurso Bacen de efetivos foi em 2023
O Banco Central não realiza a contratação de efetivos há bastante tempo. O último concurso público do Bacen teve edital publicado em 2013. A oferta foi de 500 vagas para técnicos e analistas.
O Cebraspe foi o organizador da seleção. Os candidatos foram submetidos a prova objetiva sobre Conhecimentos Básicos e Específicos e avaliação de títulos.
Os aprovados também passaram por um programa de capacitação. As provas foram aplicadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Belém, Fortaleza, Recife e Salvador.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!