Tal previsão é um indicativo que, se o Bacen realizar os trâmites com celeridade, poderá contar com os novos servidores o quanto antes. Mas para isso, ainda precisa concluir todas as etapas até a homologação.
O Banco Central ainda não informou se há comissão formada para publicar o seu novo edital para efetivos. Antes disso, ainda é preciso escolher a banca organizadora.
+ Saiba tudo sobre o concurso Bacen!
Concurso Banco Central terá 100 vagas
O Banco Central recebeu autorização do governo e para realizar concurso público destinado a preencher 100 vagas de analistas.
A carreira será para candidatos com nível superior em qualquer área.
Os salários, depois da aprovação no concurso Bacen, são de R$21.582,80. Os valores incluem o vencimento básico e o auxílio-alimentação de R$658.
Conforme consta na portaria que autoriza o concurso, o edital deve ser publicado em até 180 dias, ou seja, até 15 de janeiro de 2024.
Mas, em resposta exclusiva à Folha Dirigida por Qconcursos, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, informou que a intenção é ter o edital ainda este ano.
Além disso, para que as nomeações ocorram a partir de dezembro, o edital precisará ser publicado o quanto antes.
Já o prazo entre a publicação do edital e aplicação das provas será de dois meses.
Está estudando para concursos? Então assista aqui a aulas ao vivo e gratuitas com os professores do Qconcursos!
Banco Central do Brasil tem concurso autorizado com 100 vagas para analistas
(Foto: Leonardo Sá/Agência Senado)
Quer se preparar para concursos? Então confira as próximas seleções previstas nas regiões:
Vale lembrar que o Banco Central também tinha solicitado ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, responsável por analisar e autorizar concursos federais, vagas para os cargos de técnico (nível médio) e procurador (nível superior em Direito).
O MGI, por sua vez, priorizou apenas o preenchimento de vagas para a carreira de analista.
Diretor dialoga mais vagas no concurso Bacen
Embora tenha recebido autorização para realizar novo concurso, o Banco Central entende que o quantitativo não será suficiente para sanar o déficit do quadro de pessoal do órgão.
Diante disso, a instituição já afirma que vai dialogar para, a médio prazo, buscar soluções com o Governo Federal.
As informações são do diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central (BC), Mauricio Moura, dadas em uma live semanal da instituição.
De acordo com o diretor, desde o último concurso, o BC já perdeu mais de 800 funcionários, no entanto, o aval concedido para o concurso visa ao preenchimento de apenas 100 postos de analista.
"Houve uma autorização pequena, emergencial. Essa autorização não é permanente. Desde o último concurso a gente já perdeu 800 pessoas. Não é uma solução de longo prazo. Vamos seguir dialogando com o Ministério da Gestão, que tem uma mesa setorial com o BC, para avançar em uma solução de médio prazo", disse.
Dados do próprio BC indicam que, por lei, a carreira de analista possui 5.309 postos, mas conta com apenas 2.771 ocupados, totalizando assim 2.538 vacâncias.
Bacen não realiza concurso há dez anos
O último concurso Bacen ocorreu em 2013. Na época, foram disponibilizadas 500 vagas para técnicos e analistas.
O Cebraspe foi o organizador da seleção. Os concorrentes foram avaliados por prova objetiva sobre Conhecimentos Básicos e Específicos e avaliação de títulos.
Os aprovados ainda foram submetidos a um programa de capacitação. As provas foram realizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Belém, Fortaleza, Recife e Salvador.
Quer ficar por dentro das notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!