Concurso Banco do Brasil: saiba o que estudar em Língua Portuguesa
Quem se prepara para o concurso Banco do Brasil 2023 deve ficar atento aos estudos, em especial à disciplina de Língua Portuguesa.
Autor:
Publicado em:14/01/2023 às 09:00
Atualizado em:14/01/2023 às 09:00
As inscrições para o novo concurso Banco do Brasil seguem abertas. E para quem busca a aprovação, ter uma nota alta na prova objetiva pode ser decisivo para a classificação.
Por isso, Folha Dirigida traz uma série de dicas, com base nas disciplinas das provas para o cargo de escriturário, de nível médio completo.
Nesta primeira matéria, a professora Thais Batista traz suas considerações e dicas importantes para quem busca uma nota alta em Língua Portuguesa.
A disciplina integra a parte de Conhecimentos Gerais e conta com dez questões de um total de 25, totalizando ainda 15 pontos nesta primeira parte do exame. Confira!
O que estudar em Português para o concurso Banco do Brasil?
Segundo Thais Batista, a banca organizadora, a Fundação Cesgranrio, é conhecida por ser "gramatiqueira".
Por conta disso, na avaliação dela, as provas da banca exigem o conhecimento de gramática. Desta forma, os candidatos devem estudar as regras dos seguintes temas:
colocação pronominal;
concordância verbal;
concordância nominal;
vocábulo "se";
vocábulo "que";
crase;
valor semântico das conjunções;
ortografia oficial (acentuação gráfica e hífen);
orações subordinadas; e
pontuação.
De todos os conteúdos acima, Thais reforça que colocação pronominal costuma ser um dos assuntos mais cobrados pela Cesgranrio.
Como organizar os estudos para o concurso BB?
Ainda de acordo com a professora, apesar de ser uma prova extensa, o candidato consegue cumprir todos os conteúdos de estudo indicados no edital.
"Dá para cumprir todo o edital, desde que haja disciplina e organização para um estudo dirigido", explica.
De acordo com a professora, por ser a disciplina com maior pontuação, na área de Conhecimentos Gerais, "é uma boa estratégia estudar com afinco para sair à frente dos outros candidatos".
Prova de Português do concurso Banco do Brasil é difícil?
Por se tratar de um concurso da área Bancária, e, desta forma, atrair muitos candidatos que tenham mais facilidade em Exatas, questões de Português tendem a gerar preocupação na hora dos estudos.
Por isso, a professora de Língua Portuguesa explica que, por haver muitas disciplinas, o aluno que não elaborar um cronograma de estudos pode se perder no caminho até a prova.
"Portanto, é bom que haja organização diária e feitura de questões", explica a professora.
Por fim, Thais Batista indica aos candidatos que busquem um estudo dirigido, e, para fixar os conteúdos, façam muitas questões.
Concurso Banco do Brasil oferece 6 mil vagas
Ao todo, o concurso do Banco do Brasil oferece 6 mil vagas para escriturário, cargo que exige o nível médio completo.
Assim como a última seleção, a atual tem abrangência nacional, ou seja, permite que o candidato escolha o local de trabalho. Há oportunidades nos 26 estados do país, além do Distrito Federal (confira aqui as vagas por estado).
Além disso, as vagas de escriturário estão distribuídas por dois perfis profissionais, sendo 3 mil para cada um deles:
agente comercial (escriturário tradicional) – profissional que atua no banco, principalmente no atendimento ao cliente, e conta com postos em todas as agências do país;
agente de tecnologia (escriturário voltado para a área de TI) – profissional que atua na área de TI, com conhecimentos específicos, e exerce tal função no Distrito Federal, em Brasília.
Os candidatos do concurso Banco do Brasil 2023 serão avaliados por meio de provas objetivas e uma redação. Os exames terão cinco horas de duração e ocorrerão no dia 23 de abril.
O exame contará com 70 questões, sendo 25 de Conhecimentos Básicos e 45 de Conhecimentos Específicos. Já as disciplinas irão variar de acordo com o perfil profissional escolhido (agente comercial ou de tecnologia). Veja abaixo:
Agente comercial (escriturário tradicional)
Conhecimentos Básicos - 25 questões
Língua Portuguesa (dez questões com valor de 1,5 ponto cada);
Língua Inglesa (cinco questões com valor de um ponto cada);
Matemática (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada); e
Atualidades do Mercado Financeiro (cinco questões com valor de um ponto cada).
Conhecimentos Específicos - 45 questões
Matemática Financeira (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada);
Conhecimentos Bancários (dez questões com valor de 1,5 ponto cada);
Conhecimentos de Informática (15 questões com valor de 1,5 ponto cada); e
Vendas e Negociação 15 questões com valor de 1,5 ponto cada).
Agente de tecnologia (escriturário com foco em TI)
Conhecimentos Básicos - 25 questões
Língua Portuguesa (dez questões com valor de 1,5 ponto cada);
Língua Inglesa (cinco questões com valor de um ponto cada);
Matemática (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada); e
Atualidades do Mercado Financeiro (cinco questões com valor de um ponto cada).
Conhecimentos Específicos - 45 questões
Probabilidade e Estatística (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada);
Conhecimentos Bancários (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada); e
Tecnologia da Informação (35 questões com valor de 1,5 ponto cada).
Serão eliminados aqueles que obtiverem aproveitamento inferior a 50% do total da pontuação do conjunto das provas objetivas, aproveitamento inferior a 50% em Conhecimentos Básicos ou inferior a 50% na parte Específica.
Além disso, será eliminado o candidato com nota zero em qualquer uma das disciplinas. Somente será corrigida a redação dos aprovados, na objetiva, em uma posição que não ultrapasse o triplo do somatório do total de número de vagas e do número de cadastro de reserva.
A redação será, exclusivamente, de caráter eliminatório. O exame terá o modelo de texto dissertativo-argumentativo. Já a avaliação terá uma pontuação igual a 100, sendo necessário obter 70 pontos ou mais para ser aprovado.
O resultado final está previsto para o dia 14 de julho. Após a homologação do concurso, a seleção ficará válida por um ano, prorrogável por igual período.