As provas devem ocorrer entre 100 e 110 dias antes do resultado final do concurso, que está previsto para janeiro de 2025.
Desta forma, seguindo os prazos limites, ou seja, até o dia 31 de janeiro de 2025, a aplicação da prova deverá ser feita até o dia 13 de outubro de 2024 (máximo de 110 dias antes), um domingo.
O contrato com a banca adianta que as provas serão realizadas em até 75 dias corridos após o início das inscrições. Desta forma, o prazo limite para a abertura da seleção seria 30 de julho.
As previsões coincidem com as informações já divulgadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. De acordo com o BNDES, o edital será publicado no segundo semestre.
Em resumo, o contrato com a Fundação Cesgranrio estima as seguintes datas limites:
publicação do edital: até 30 de julho;
aplicação das provas: até 13 de outubro;
publicação do resultado final: até 31 de janeiro de 2025.
BNDES planeja abertura de novo concurso para o segundo semestre
(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Vale destacar que essas são estimativas presentes no contrato com a banca. É possível que esses prazos sejam flexibilizados e até adiantados, considerando o andamento dos preparativos.
Como banca organizadora, a Fundação Cesgranrio ficará responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas do concurso, incluindo as provas objetivas e discursivas.
Concurso BNDES terá oferta de 150 vagas de nível superior
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social já confirmou que o novo concurso terá 150 vagas para analista em 13 diferentes áreas, sendo elas:
Administração;
Análise de Sistemas - Desenvolvimento;
Análise de Sistemas - Suporte;
Análise de Sistemas - Cibersegurança;
Arquitetura-Urbanismo;
Arquivologia Digital;
Ciências Contábeis;
Ciência de Dados;
Comunicação Social;
Direito;
Economia;
Engenharia; e
Psicologia Organizacional.
Para se candidatar será preciso ter o ensino superior completo.
Especificamente em relação à Ciência de Dados, o BNDES informa que candidatos com diploma de qualquer graduação poderão concorrer.
“Por ser uma área de atuação nova e disputada por diversas organizações, com pessoas de múltiplas formações a ela se dedicando, a nova ênfase em Ciência de Dados terá requisito de acesso amplo, aberto a qualquer formação de nível universitário”, ressalta a diretora de Pessoas, Tecnologia da Informação e Operações do BNDES, Helena Tenório.
Resumo concurso BNDES
Instituto: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Concurso BNDES terá provas objetivas e discursivas
O contrato com a Fundação Cesgranrio também confirma que o concurso BNDES será composto por provas objetivas e discursivas.
A aplicação será em dois turnos, em um mesmo dia (domingo), nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Saiba como será cada prova a seguir:
prova objetiva: 70 questões distribuídas entre as disciplinas de Conhecimentos Específicos; Conhecimentos Gerais; Língua Portuguesa (compreensão de texto e gramática); e idioma estrangeiro (Inglês);
prova discursiva: cinco questões relativas à Conhecimentos Gerais e/ou a Conhecimentos Específicos correspondentes à ênfase de opção do candidato.
Entre os Conhecimentos Gerais, estão incluídos temas transversais, como Políticas Públicas, Democracia e Cidadania, Ética e Integridade, Diversidade e Inclusão na Sociedade, Administração Pública Federal, por exemplo.
Será corrigido o equivalente a nove vezes o número de vagas (oferta imediata + cadastro de reserva) das provas discursivas dos candidatos com melhores pontuações na objetiva por cargo/ênfase e por grupo (ampla concorrência, negros e pessoas com deficiência).
Será estabelecido um limite mínimo de dez provas discursivas por cargo/ênfase para ampla concorrência, negros e pessoas com deficiência.
Aprovados no concurso terão iniciais de R$20 mil
Os aprovados no novo concurso ingressarão no BNDES em um novo plano de cargos e salários. Os vencimentos iniciais serão de R$20.900.
assistência educacional (por dependente com idade até 17 anos e 11 meses).
Haverá ainda Participação nos Lucros e Resultados (PLR), atrelada ao alcance de metas e indicadores de desempenho, previdência complementar, salário maternidade, salário paternidade e outras gratificações.
As contratações de empregados no BNDES são feitas pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Em linha com os objetivos institucionais do BNDES e do governo atual, o próximo concurso irá reservar 30% das vagas para candidatos negros e, pelo menos, 10% para Pessoas com Deficiência (PcDs).
No vídeo abaixo, confira mais detalhes sobre o concurso BNDES: