Concurso BNDES: assuntos mais cobrados na prova de técnico

Saiba quais são as disciplinas mais relevantes e quais assuntos mais cobrados no concurso BNDES para o cargo de técnico de suporte administrativo.

Concursos Previstos
Autor:Redação Folha Dirigida
Publicado em:16/08/2023 às 19:00
Atualizado em:22/08/2023 às 15:23

Um novo concurso BNDES está previsto e pode ter autorização ainda em 2023. Inclusive, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social já revelou que serão abertas 94 vagas para cargos dos níveis médio e superior.


A informação foi passada à reportagem da Folha Dirigida por Qconcursos em julho deste ano. Os cargos não foram confirmados, mas a expectativa é de que a seleção contemple o cargo de técnico de suporte administrativo.


+ Leia também → Concurso BNDES: saiba tudo sobre cargos, requisitos e salários


A função exige o nível médio como escolaridade e tem salário inicial de R$4.794,50, podendo chegar a R$14.373,36, com progressão na carreira.


Entre as atribuições do cargo estão executar atividades técnicas, administrativas e especializadas afetas a sua área de atuação, prestando suporte aos estudos e execução de projetos e realizando rotinas administrativas de organização e arquivamento da documentação do Sistema BNDES.


Para ajudar os candidatos interessados em conseguir a vaga por meio do próximo concurso BNDES, a Folha Dirigida por Qconcursos traz um "Raio-X" de como funciona a cobrança das disciplinas nas provas.


O levantamento leva em consideração as matérias mais relevantes para o concurso e pode auxiliar no planejamento de preparação paras provas objetivas.


Além disso, este conteúdo traz a lista dos assuntos mais cobrados nas últimas avaliações para o cargo de técnico de suporte administrativo. Confira!


Materiais gratuitos


Comece a estudar gratuitamente com o Qconcursos:



Disciplinas mais cobradas no concurso BNDES para o cargo de técnico


Na hora de iniciar a preparação para as provas do concurso BNDES para o cargo de técnico é necessário executar um bom planejamento para não ter surpresas na horas da avaliação.


Por isso, a Folha Dirigida por Qconcursos detalha quais as disciplinas foram mais relevantes nos últimos concursos para a carreira.


É possível verificar a relevância de cada matéria e elaborar um planejamento para encarar os desafios da próxima prova objetiva. Confira!


  • Língua Portuguesa → 37,50%
  • Matemática → 17,33%
  • Inglês → 11,08%
  • Conhecimentos Gerais → 8,81%
  • Economia → 7,95%
  • Espanhol → 4,55%
  • Contabilidade Geral → 3,13%
  • Atualidades → 2,84%
  • Matemática Financeira → 2,56%
  • Legislação Federal → 1,99%
  • Conhecimentos Bancários → 0,57%
  • Raciocínio Lógico → 0,57%
  • Estatística → 0,57%


Assuntos mais cobrados no concurso BNDES para técnico


Você sabe quais os assuntos mais cobrados nas últimas provas do concurso BNDES para o cargo de técnico? A Folha Dirigida por Qconcurso tem a resposta.


Além de trazer as disciplinas mais relevantes para a seleção, também é possível verificar os tópicos que foram mais cobrados nas questões das últimas provas objetivas.


No caso das provas para técnico de suporte administrativo, o conteúdo de Língua Portuguesa de "Interpretação de Texto" sempre teve cobrança forte nas questões.


"Aritmética e Problemas", assunto de Matemática, vem logo em seguida. Completam a lista "Sistema Financeiro Nacional", "Sistema Financeiro" e "Sintaxe".


  • Interpretação de Textos → 8,5%
  • Aritmética e Problemas → 4,3%
  • Interpretação de Texto → 4,3%
  • Sistema Financeiro Nacional → 3,1%
  • Sistema Financeiro → 3,1%
  • Sintaxe → 2,8%



Quer ficar por dentro das notícias sobre concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram!


Último concurso BNDES ocorreu em 2012


O último concurso para o BNDES ocorreu em 2012, cuja validade expirou em meados de 2015. O edital, na época, trouxe vagas em cadastro de reserva para funções dos níveis médio e superior. 


No nível médio, as vagas foram para o cargo de técnico administrativo. Já para nível superior, as inscrições foram para profissional básico, nas especialidades de:


Administração, Análise de Sistemas (Desenvolvimento e Suporte), Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia.


A banca organizadora foi a Fundação Cesgranrio. Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório.


Os inscritos de nível médio tiveram que responder a perguntas de Língua Portuguesa (25), Matemática (25), Língua Estrangeira (oito), Conhecimentos Específicos sobre o BNDES (seis) e Conhecimentos Gerais (seis).


A prova discursiva foi uma redação. Os concorrentes poderiam somar até 40 pontos na avaliação.


Para candidatos de nível superior, o exame objetivo cobrou 50 questões. Os itens foram distribuídos pelas disciplinas de Língua Portuguesa (20), Língua estrangeira (10) e Conhecimentos Específicos (20). 


Já a prova discursiva teve cinco questões de Conhecimentos Específicos. A avaliação valia até 50 pontos.