Concurso Bombeiros PB: corporação fala sobre Enem e demais etapas
Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, o Corpo de Bombeiros da Paraíba fala sobre o próximo concurso de oficiais e o uso do Enem 2020 como etapa.
Autor:
Publicado em:01/06/2020 às 12:00
Atualizado em:01/06/2020 às 12:00
O próximo concurso Bombeiros PB, com vagas para o quadro de oficiais, utilizará o Enem 2020 como primeira etapa da seleção. O edital ainda não foi publicado, mas em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a corporação falou sobre a seleção.
Os interessados no concurso precisaram se inscrever, até o dia 27 de maio, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A recomendação foi publicada pela corporação no mês passado, no dia 6, por meio do Diário Oficial da Paraíba.
No entanto, as provas do Enem 2020, que estavam marcadas para novembro, foram adiadas e, ainda, não têm uma nova data definida. Com isso, diversos candidatos ficaram com dúvidas sobre a realização do concurso Bombeiros PB.
Nesta segunda-feira, 1º de junho, o Corpo de Bombeiros da Paraíba confirmou à FOLHA DIRIGIDA que o Enem será usado como primeira etapa, independente do adiamento das provas.
"Informamos que de acordo com a comissão organizadora do concurso, a principio, conforme publicado, a etapa intelectual para o concurso do CFO BM 2021 continuará utilizando a nota do Enem 2020", disse a corporação.
Ainda em resposta à FOLHA DIRIGIDA, o Corpo de Bombeiros da Paraíba informou que, após publicação das novas datas do Enem, a corporação planejará as demais etapas do concurso de modo que não prejudique nenhum candidato.
O Corpo de Bombeiros da Paraíba ressalta ainda que, além de se inscrever no exame, assim que o edital do concurso for publicado, os candidatos também devem se inscrever na seleção.
Segundo a corporação, o concurso Bombeiros PB terá seu edital publicado "em breve". Caso siga os trâmites de 2020, é possível que o documento seja divulgado já neste mês de junho.
A remuneração inicial para os oficiais dos Bombeiros-PB é de R$2.924,89. Após a conclusão do CFO 2021, no cargo de 2º tenente, os bombeiros contam com uma remuneração de R$7.253,26, que é composta pelo soldo, gratificação de habilitação, auxílio alimentação e bolsa desempenho.
No ano passado, para ingressar no quadro de oficiais, a exigência era o nível médio. Além do novo requisito de escolaridade, a corporação costuma exigir:
Idade entre 18 e 32 anos, até o ano da matrícula do curso ;
Altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres).
Com isso, no fim deste mês de junho está prevista uma enquete com os estudantes inscritos, na Página do Participante. As datas do exame serão definidas após a consulta.
No entanto, o período de adiamento será de 30 a 60 dias em relação ao que estava previsto nos editais. As datas iniciais eram os dias 1º e 8 de novembro, em sua versão tradicional, e 22 e 29 de novembro, na nova versão digital.
A estrutura de avaliação do Enem 2020 seguirá o esquema do ano anterior: quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões, e uma redação em Língua Portuguesa.
Dia 1 - provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias;
Dia 2 - provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.
Este é o primeiro ano que o governo vai realizar o Enem Digital, obedecendo a mesma estrutura de prova. A ideia é implantar o novo modelo de forma progressiva, com apenas 100 mil inscrições este ano.
A previsão, no entanto, é que, com a consolidação da prova digital, o exame seja feito até 2026. Como explica o Inep, por se tratar de fase piloto de implantação, neste primeiro ano, o Enem Digital não estará disponível para “treineiros” e não promoverá atendimento especializado.