Concurso Bombeiros RJ para oficiais é autorizado com 25 vagas
O novo concurso Bombeiros RJ, com vagas para oficiais, está oficialmente autorizado e contará com 25 vagas. Inscrições em novembro!
Autor:
Publicado em:09/10/2020 às 08:55
Atualizado em:09/10/2020 às 08:55
O novo concurso Bombeiros RJ, com vagas para o quadro de oficiais, está oficialmente autorizado. O despacho do governador em exercício, Cláudio Castro, foi publicado nesta sexta-feira, 9, no Diário Oficial do Rio de Janeiro.
Ao todo, como consta no documento, serão oferecidas 25 vagas efetivas para a carreira, que tem os seguintes requisitos:
ser brasileiro;
estar em dia com as obrigações militares nos termos da Lei de Serviço Militar;
ter consentimento do pai ou do responsável para assentar Praça Especial do Corpo de Bombeiros, se menor de 18 anos;
não há limite de idade;
ter concluído ou concluir até a data da matrícula no curso de formação de oficiais o nível médio;
para os candidatos militares, estar, no mínimo, classificado no comportamento "bom".
Inscrições para oficiais abrem em novembro
Em setembro, a Uerj divulgou o calendário do novo concurso Bombeiros RJ. Segundo a universidade, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro optou por um vestibular isolado.
Desta forma, a primeira etapa contará apenas com uma prova objetiva e uma redação. Com isso, o exame discursivo, com perguntas sobre Física e Matemática, não deve ser realizado.
Conforme a Uerj, as inscrições para o concurso Bombeiros RJ serão aceitas em novembro, entre os dias 18 e 30. Já os pedidos de isenção devem ser feitos neste mês de outubro, entre os dias 20 e 22.
A aplicação da prova objetiva está marcada para o dia 10 de janeiro. Segundo a Uerj, a realização desse exame é condicionada à concessão das vagas pelo Estado do Rio de Janeiro.
"O edital será publicado assim que possível, com o calendário completo. Não há livros indicados para esse vestibular isolado (concurso Bombeiros RJ)", informa a universidade.
Entenda as etapas do concurso Bombeiros RJ
As inscrições para o concurso Bombeiros RJsão feitas por meio do site da Uerj, durante o 1º ou o 2º exame de qualificação. A primeira etapa é constituída por uma prova objetiva e discursiva do vestibular da universidade.
O exame de múltipla escolha conta com questões de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Os aprovados realizam então a prova discursiva da Uerj, com perguntas sobre Física e Matemática, além de uma redação.
Este ano, no entanto, estão previstas apenas as provas objetivas e a redação, não sendo realizada a fase discursiva, com questões de Física e Matemática.
Após a finalização da parte acadêmica (provas da Uerj), os candidatos classificados dentro de três vezes o número de vagas oferecidas no concurso Bombeiros RJ são convocados para a parte Específica, que é realizada pela corporação.
Esta faseconta com exames físicos e de saúde, além de pesquisas documental e social. Os aprovados são convocados para o curso de formação. A seleção costuma ter validade de 20 dias, após a homologação.
A seleção foi destinada a candidatos de ambos os sexos e não teve limites de idade ou de altura.
Segundo o Corpo de Bombeiros RJ, a remuneração bruta de um cadete (militar em formação para se tornar oficial) é de, aproximadamente, R$3.200. Após três anos de formação, os ganhos, já como aspirante, chegam a R$6 mil.
Saiba tudo sobre a seleção
Órgão: Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro